transmissao-campeonato-brasileiro
Finalmente chegou ao fim o impasse sobre os direitos de transmissão com Campeonato Brasileiro. A polêmica começou quando a RedeTV! Foi a campeã de um processo licitatório em março passado promovido pelo Clube dos 13, para negociar os direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro dos anos de 2012, 2013 e 2014.  Com a vitória da emissora concorrente, a Rede Globo, detentora atual dos direitos de transmissão sobre os jogos passou a negociar as suas transmissões diretamente com os clubes envolvidos.
O Clube dos 13 alegou que tal ação era contra as políticas que vinham sendo praticadas pelos times brasileiros, mas também admitiu que segundo o seu próprio estatuto, precisaria da aprovação e assinatura dos seus vinte times integrantes para formalizar o seu contrato com a Rede TV! Como onze, dos vintes times já vinham demonstrando interesse em negociar separadamente a transmissão do brasileirão com a Rede Globo, a saída do Clube dos 13 foi recorrer a uma audiência pública em Brasília, alegando que a Globo estava ferindo o regulamento do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que estabelece o direito de preferência das negociações.


Essa semana foi proferida a sentença do caso em favor da Rede Globo e dos times, que ganharam o direito de fazer as suas próprias negociações.
Depois de todo o impasse, o Clube dos 13 ainda poderá dentro de alguns meses, fechar definitivamente as suas portas, sendo necessária antes, apenas uma sindicância nas contas da instituição para apurar possíveis débitos ou créditos dos clubes envolvidos.


O fim do impasse representa um maior controle de cada time em relação aos seus direitos de transmissão do campeonato Brasileiro. E espera-se que estas alterações também possam ser benéficas aos torcedores, que afinal de contas são os grandes consumidores do mercado do futebol.