Blog

Blog

19 de mai. de 2011

Enem 2011 – Inscrições já estão marcadas


inscricoes-enem-2011

O Inep já divulgou as datas do Enem para este ano.

As inscrições para o Enem 2011  começam na segunda-feira, dia 23 de maio, a partir das 10:00 horas. O término será às 23:59 horas do dia 10 de junho. As inscrições para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – são realizadas somente pela internet, como ocorreu nos anos anteriores. Quem for se candidatar é bom não deixar para a última hora. As provas estão marcadas para os dias 22 e 23 de outubro. Quem fez o anúncio foi a própria Malvina Tuttman, presidente do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas  Educacionais Anísio Teixeira.
Em 2012, o Enem passará a contar com duas edições, sendo que a primeira está com provas previstas para os dias 28 e 29 de abril 2012. A segunda edição ainda não foi definida pois irá depender das datas das eleições municipais que serão realizadas também no próximo ano. A intenção do Inep é que os estudantes possam ter mais oportunidades ao concorrerem a uma das milhares de vagas nas instituições de educação superior, que é a bolsa para o ProUni – Programa Universidade Para Todos – e também ao Fies – Fundo de Financiamento Estudantil.
O edital foi publicado no Diário Oficial da União do dia 19 de maio. Este edital é muito importante e traz informações para todos aqueles que estão concluindo o ensino médio ou mesmo os que já o concluíram.
A empresa Módulo-Soluções foi contratada para evitar problemas como os que acontecerão no ano passado. As provas serão aplicadas em mais de 140 mil salas por todo o Brasil. Uma parceria com o Inmetro também ajudará no processo. Técnicos Especialistas do Inmetro terão a função de acompanhar de perto todo o trabalho de impressão das provas, junto à gráfica.

O que espera-se para o Enem deste ano é que tudo ocorra conforme o planejado e alunos não sejam prejudicados, como ocorreu em 2010. Fique atento, não deixe para fazer sua inscrição do Enem 2011 para a última hora.



Enem 2011 / 2012 – datas das provas definidas

Este ano, de acordo com o MEC, o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – será realizado no dias 22 e 23 de outubro de 2011. E a segunda prova somente em 2012, nos dias 5 e 6 de maio. O Enem, que agora terá duas edições anuais, promete ser bem mais transparente e sem repetir os erros do passado, principalmente aqueles do ano passado onde alunos de todo o país reclamaram terem sido prejudicados.
A concorrência no Enem vem crescendo a cada ano, já que é de acordo com a nota alcançada que os alunos podem ou não se inscreverem no Sisu – Sistema de Seleção Unificada  – para candidatarem a uma das milhares de vagas disponíveis nas instituições autorizadas pelo MEC. Aqueles que têm interesse no Prouni – Programa Universidade para Todos – também se esforçam para atingirem boa pontuação no Enem, pois este é um dos pré-requisitos para se conseguir uma bolsa do Prouni.
enem-2011-2012
Depois dos problemas ocorridos no Enem do ano passado ficou uma grande expectativa do que seria feito este ano para sanar os problemas e algumas mudanças já começam a ser divulgadas, entre elas o confisco de celulares, os estudantes não poderão mais fazer as provas portando seus aparelhos. Espera-se também um tempo que ainda será estipulado, para que os alunos possam averiguar, antes de começarem a prova, se há algum erro nos cadernos.
Os problemas encontrados nos cadernos amarelos do Enem em 2010, causaram grande transtorno e prejudicaram milhares de jovens estudantes, que na sua grande maioria não tiveram nenhum retorno por parte do Ministério da Educação. Assim, com este tempo antes da prova o aluno deve checar minuciosamente se há algum erro, pois, se ele disser que nada de errado foi encontrado, posteriormente não poderá reclamar.
Ainda, no Enem de 2010, um repórter pernambucano, do Jornal do Comércio, divulgou o tema da redação do Enem, através de mensagem de texto. O recolhimento dos celulares antes das provas irá evitar problemas como este, de acordo com o Mec. Para o Enem de 2011, os alunos esperam que tudo ocorra na mais perfeita ordem e possam assim, tentar uma das diversas vagas e garantirem um futuro melhor.