Antes de dizermos se é perigoso ou não o uso destes produtos, precisamos entender, basicamente, de que ele é formado em sua composição: A maioria dos antitranspirantes possuem, em sua composição, sais minerais e seus derivados que têm sido apontados como o principal causador do desenvolvimento do câncer de mama. Um dos fatores que contribui para esta afirmativa é o fato de haver uma grande incidência da doença no quadrante superior extremo, nas áreas onde estão localizados os nódulos linfáticos, próximo das axilas, onde o produto é aplicado.
Na University of Reading foram realizados estudos recentes com tecidos que foram retirados de tumores mamários de várias mulheres que usavam o produto e foram encontrados grande presença de parabeno, que são os conservantes utilizados em cosméticos; essa substância ao penetrar no organismo, passa-se por estrogênio, um hormônio feminino que tem uma grande participação no desenvolvimento do câncer de mama.

Diante deste fato, o Instituto Nacional do Câncer afirma não existir estudos suficientes para comprovar que o parabeno possa ajudar no desenvolvimento do câncer de mama. No entanto, as toxinas podem provocar mutações das células, o corpo precisa liberar essas toxinas mas os antitraspirantes não permitem a liberação através da transpiração. À medida que são impedidas de saírem, elas ficam retidas nas glândulas linfáticas tornando-se um aliado no desenvolvimento do câncer. Além disso, a depilação das axilas e o uso do produto contribuem consideravelmente para este fato, pois as minúsculas lesões causadas pela depilação fazem com que os componentes químicos tenham mais poder de penetração e tornam-se ainda mais nocivos.
Por isto, o recomendável é não usar os antitranspirantes, substituí-los por desodorantes e de preferência os feito de forma natural. Usando um que não seja natural, procure dar preferência aos que não possuem os sais de alumínio, talco, dimeticone, ciclometicone e polietileno em sua composição, isso ajudará muito em sua proteção.

Seja mais seletiva (o) na escolha dos produtos, lembre-se que seu corpo foi feito para agir de forma natural como, por exemplo, o ato de transpirar e não se deve modificar a rota natural da vida. Tendo alguns cuidados você continuará a investir em sua saúde, desfrutando de bem estar, terá seu corpo belo sem se descuidar da naturalidade.