parar-de-fumar



Não faltam motivos para parar de fumar, envelhecimento cutâneo, dentes amarelos, odor desagradável, doenças e o próprio vício são um dos muitos que podem ser citados. Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo apontou que as mulheres são as que possuem maior dificuldade de lagar o vício do cigarro, isso porque elas criam uma relação afetiva, fazendo do fumo um remédio para suas tristezas e estresse.
Que o hábito de fumar  faz mal e é certamente prejudicial a saúde e um dos principais causadores de câncer nos pulmões todo estão cansados de saber. O que não sabíamos é que os fumantes entendiam erroneamente que determinados tipos de cigarro prejudicavam em menor nível a saúde apenas por apresentarem em seus rótulos especificações como “slim”, “suave” ou ainda “com baixo teor de alcatrão”. Uma pesquisa realizada em países da Europa, demonstrou que um quinto da população realmente acreditava que esses tipos de cigarros eram de fato menos prejudiciais.

parar-de-fumar

Algumas marcas foram obrigadas a retirar este tipo de termo nas embalagens de cigarro e prontamente substituíram “suave” por “silver” ou “gold” como foi o caso da marca Malboro ligthque agora se encontra no mercado com o nome de Malboro Gold. Também ficou claro ao fim da pesquisa, que a maioria dos fumantes acredita de forma errada que a presença do filtro também é um fator que oferece menos riscos ao hábito de fumar.
O maior problema encontrado por quem deseja abandonar o hábito de fumar  é justamente o medo dos efeitos colaterais, como engordar, tornar-se ansioso, ou aumentar a irritabilidade. Tanto o uso como o abandono do cigarro também provoca depressão, o que leva os ex-fumantes a um tratamento longo para aceitar sua nova situação.
Difícil pode ser sim, largar, depois de tanto tempo o hábito do cigarro. Porém se for colocado na balança os benefícios e os prejuízos que o cigarro traz e isso mexer com você, tenha certeza que a melhor forma de lutar contra ele é substituindo ele por outras atividades que oferecerão menores riscos a saúde e ainda por cima lhe fará muito bem.