Blog

Blog

15 de mai. de 2011

Peneiras




Dona Nilda foi transferida de departamento na empresa em que trabalhava. Para fazer média com o novo chefe, logo no primeiro dia foi dizendo:

"Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito da Vera...".
"Espere um pouco, dona Nilda”.
"O que vai me contar já passou pelas três peneiras?".
"Peneiras? Que peneiras, dr. Roberto?"

"A primeira é a da VERDADE.

Tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?"
"Não. Como posso? O que sei foi o que me contaram. Mas acho que...".
"Então, sua estória já vazou pela primeira peneira.

Vamos a segunda que é a da BONDADE.

O que vai me contar. é alguma coisa que gostaria de que os outros dissessem a seu respeito?". "Claro que não! Deus me livre!".
"Então, essa estória vazou pela segunda peneira.

Vamos ver a terceira que é a da NECESSIDADE.

A senhora acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?". “Não chefe. Passando por essas peneiras, vi que não sobrou nada mesmo do que eu ia contar".
Como as pessoas seriam mais felizes, se todos usassem sempre dessas três peneiras! Sempre que surgir um boato, passe-o pelas três peneiras, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante!