Blog

Blog

22 de out. de 2011

Beyoncé: Plágio ou inspiração?

beyonce-countdown plagio
Ter fama, sucesso e dinheiro tem seu preço alto. A cantora Beyoncé sabe muito bem o que é isso. Sua exposição na mídia pode lhe render muita glória, mas também há o lado negro do negócio. Além de duvidarem de sua gravidez (veja postagem), vez por outra, a cantora é acusada de plagiar o trabalho de outro artista.


As duas últimas acusações são sobre os videoclipes das canções: Countdown e Love On Top. O primeiro, o clipe Countdown, foi acusado de copiar o trabalho da artista belga Anne Teresa De Keersmaeker no filme link externo Rosas danst Rosas. O vídeo link externo abaixo mostra a comparação entre os dois trabalhos e percebe-se que há sim o plágio, tanto na coreografia, quanto no cenário e até no figurino.


Enquanto que o segundo videoclipe, Love Top On, foi apontado como usar referências de outro clipe, If It Isn’t Love, da Boyband New Edition. Beyoncé admitiu que teve ideias para o clipe baseada em algumas das suas bandas masculinas preferidas. Abaixo o clipe de Beyoncé e em seguida o clipe que a cantora buscou inspiração:




A gente sabe que usar outros artistas como referência ou inspiração, como também fazer homenagem é comum e habital. Pouparia o rótulo de plágio se anunciasse oficialmente o crétido ao artista usado como referência. Fica a dica, viu Beyoncé!


Fonte: Mais Comunidade