Blog

Blog

30 de out. de 2011

Lula deixa hospital e inicia quimioterapia na segunda-feira




No hospital, Lula recebeu a visita do ministro da Fazenda Guido Mantega



ABr
Presidente Lula
São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou, há pouco, o Hospital Sírio-Libanês, onde passou o dia recuperando-se de exames que detectaram um tumor na laringe. Na segunda-feira (31), ele iniciará a quimioterapia para combater a doença.

Na última quinta-feira (27), na festa em que comemorou 66 anos, ele se queixou da rouquidão excessiva dos últimos dias e foi aconselhado por seu médico, Roberto Kalil, a fazer uma consulta.

Na sexta ele fez os primeiros exames e no sábado, ao retornar para complementar o procedimento, recebeu o diagnóstico de câncer na laringe. Enquanto se recuperava de uma biópsia, acompanhado da mulher, Marisa Letícia, Lula recebeu a visita do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que ressaltou o caráter “lutador” do ex-presidente. Para o ministro, Lula vai se recuperar da doença, assim como já superou outros problemas. “Ele vai vencer esse também.”

A presidenta Dilma Rousseff enviou mensagem ao ex-presidente, desejando a ele rápida recuperação. No comunicado, Dilma ressalta que, graças a exames preventivos, ele descobriu o tumor em um estágio que permite o tratamento e a cura da doença. “Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, que me levou à recuperação total. Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula.”

Partidos de oposição também manifestaram solidariedade ao ex-presidente. “Lula ainda tem muito a contribuir para o debate político nacional”, diz, em nota, o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE). Na mensagem, Guerra ressalta que, ao saber do diagnóstico, os tucanos ficaram “preocupados, como todos os brasileiros”.

Outro partido de oposição, o PPS, também desejou sucesso e pronta recuperação ao ex-presidente. "Lula agiu corretamente ao não esconder a sua doença. Tal atitude é rara de ser vista em homens públicos", destacou o deputado Roberto Freire (PE), presidente nacional do partido.

Em nota publicada em seu site, o PT, partido do qual Lula foi um dos fundadores e é presidente de honra, pede aos brasileiros que enviem ao ex-presidente “uma calorosa mensagem de confiança e de energia positiva”. “Ex-presidente Lula, conte com o apoio e o carinho de todos os brasileiros e brasileiras”, conclui a nota.

Durante a Cúpula Ibero-Americana, em Assunção, os presidentes Fernando Lugo, do Paraguai, e Rafael Correa, do Equador, lamentaram a notícia de que o ex-chefe do governo brasileiro teve diagnosticado um tumor na laringe. A informação foi dada em plenário por Lugo, que lembrou o fato de a sucessora de Lula, Dilma Rousseff, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e ele mesmo terem passado por esse problema de saúde.

Ao iniciar sua exposição na cúpula, o equatoriano Rafael Correa enviou "um grande abraço" a Lula e disse que o líder brasileiro conseguirá vencer a doença, já que se trata de "um lutador acostumado a vencer grandes batalhas".




Agência Brasil




                             Wagner pede 'oração e fé elevada' por Lula

Wagner pede 'oração e fé elevada' por Lula 
  Jaques Wagner - Governador da Bahia

Governador da Bahia e amigo do ex-presidente se solidariza com câncer e diz estar torcendo, junto ao povo baiano, por 'total recuperação


"Nós, do governo baiano, e todo o povo da Bahia, que admira o ex-presidente Lula, estaremos em oração com fé elevada torcendo pela sua total recuperação", afirmou o governador da Bahia, Jaques Wagner, tão logo soube do comunicado oficial do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, sobre o diagnóstico de câncer na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-presidente se internou neste sábado (29) pela manhã para realizar exames na instituição. Segundo a unidade médica do Sírio-Libanês, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que começará nos próximos dia.


Wagner e Lula são amigo de muitos anos. Jaques Wagner, que se encontrava no interior baiano na manhã deste sábado, disse torcer para que os desafios sejam superados da forma tranquila com que o ex-presidente sempre enfrentou as dificuldades em sua vida.


Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado da Bahia

Entenda o câncer de laringe, doença que aflige o ex-presidente Lula

Presidente faz tremular a bandeira brasileira
Na manhã deste sábado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com câncer de laringe. A doença é pouco frequente e representa apenas 2% de todos os tipos de tumores malignos no Brasil. O ex-presidente está incluso justamente no principal grupo de risco deste tipo de câncer, já que consome bebidas alcoólicas, é fumante e faz uso frequente da voz
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver o câncer de laringe. Quando o fumo é associado ao consumo de bebidas alcoólicas, as chances são 43 vezes maiores. Uso constante da voz e alimentação irregular também são fatores de risco. 


A Cancer Support Community, instituição americana que apoia pessoas com câncer e seus familiares, aponta os principais sintomas do câncer de laringe: dor de garganta que não cessa, dificuldade ou dor para ingerir alimentos, mudanças na voz e dores de ouvido. 
Lula foi diagnosticado com câncer na laringe
Lula foi diagnosticado com câncer na laringe
"Geralmente, esse tipo de câncer é descoberto de maneira oportuna, sem desconfiança prévia. Surge de uma reclamação de rouquidão crônica ou dores nas articulações próximas da laringe. Como o diagnóstico divulgado pelo Sírio e Libanês indica o uso de quimioterapia, fica claro que se trata de um tumor maligno, o que caracteriza o câncer", explicou à Globo News o médico Luiz Fernando Correia.
Como integra mais de uma parte do corpo, o câncer de garganta requer acompanhamento constante de médicos de várias especialidades. Os mais indicados são otorrinolaringologista e oncologistas. A estimativa é a de que o câncer de Lula, que não está espalhado por outras áreas do corpo, seja curado com quimioterapia. 


Jornal do Brasil

Câncer de Lula tem repercussão mundial

Presidente do Paraguai anuncia notícia sobre ex-líder brasileiro em cúpula Ibero-Americana; jornais repercutem informação


Foto: Roberto Stuckert Filho/PR Ampliar
Juntos em Manaus, Lula e Dilma anunciaram medidas como a prorrogação da Zona Franca

A notícia deste sábado de que o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva sofre de um câncer de laringe ganhou destaque na imprensa internacional. As redes de TV CNN e BBC, assim como os jornais americanos The New York Times e Washington Post, o espanhol El País, o italiano Corriere della Sera, o francês Le Monde, o argentino El Clarín, entre outros, deram a informação em destaque em suas edições online.


O dignóstico de câncer de Lula também foi mencionado pelo presidente do Paraguai, Fernando Lugo, durante a Cúpula Ibero-Americana, que recomendou aos líderes presentes que façam revisões periódicas.
"Devemos nos consultar periodicamente, porque muitas vezes não temos nossa saúde em dia", disse Lugo, que foi diagnosticado em agosto de 2010 com um câncer linfático. Ele recebeu tratamento no Brasil e no Paraguai e diz já estar curado.


O presidente do Equador, Rafael Correa, também fez referência ao estado de saúde de Lula, e desejou que se recupere. "Tomara que Lula possa vencer essa nova batalha como um grande lutador", disse Correa.
Lula será submetido a quimioterapia e radioterapia para tratar o câncer e deixará o Hospital Sírio-Libanês ainda neste sábado.
"O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realizou exames no dia de hoje (sábado) no Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe", diz o comunicado da instituição, que revelou o início do tratamento de quimioterapia para os próximos dias.


Lula, que fez 66 anos na quinta-feira, "está bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatório", detalha a nota, assinada pelo médico Antonio Carlos Onofre de Lira, diretor do Hospital Sírio-Libanês.
Nesse mesmo hospital, trataram-se Lugo e também a atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que foi diagnosticada com um câncer no sistema linfático em 2009.


Lula lá... - YouTube

www.youtube.com/watch?v=XuuO9DQDmT09 out. 2006 - 1 min - Vídeo enviado por TicoooW
LULA Eternamente no coração do BRASIL ! DILMA ! matheusakira3008 3 months ago. 13 vagabundos,que jogam a ...