Listas de melhores, não importando a qual área de atividade se refira, são sempre cercadas de polêmica. E quando se trata de música então, as discussões são elevadas à quarta potência, seja pela inclusão ou exclusão de determinado artista na indigitada listagem ou até pelo posicionamento em relação a outros. A mais recente destas listagens elegeu os 30 melhores guitarristas dos últimos 30 anos e promete dar o que falar.
O site do canal britânico BBC fez uma votação entre seus internautas e o resultado não trouxe muitas surpresas, embora elas esteja, sempre presentes. O vencedor da enquete foi o ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers, John Frusciante, que saiu da banda em dezembro de 2009 e é considerado pela crítica como um dos mais talentosos guitarristas de sua geração. Frusciante bateu nomes de peso do heavy metal e do hard rock, como o Slash do Guns ‘n Roses, Kirk Hammet, do Metallica e Tom Morello, ex integrante do Rage Against the Machine e atualmente no Audioslave.
Dado nosso parco conhecimento em música e falando como um ouvinte comum, mas assíduo de rock, temos a impressão de que a lista está equilibrada, até porque como dito antes, é difícil achar alguém que nos últimos anos possa apresentar uma produção tão criativa e prolífica como John Frusciante. Talvez Jack White, um das metades do duo White Stripes, possa entrar nesse tipo de comparação, mas a meu ver ele tem uma longa carreira ainda a trilhar e sua banda precisa urgente tirar a pecha de cult, apreciada apenas numa estreia faixa entre o limbo undergroud e a veneração por parte da crítica. Mas essa discussão é assunto para outro post, pois logo abaixo você confere, em vídeo e em ordem decrescente de posição, a lista dos melhores guitarristas dos últimos 30 anos. Confira!
Matt Bellamy (Muse)
Slash (Guns ‘n roses)