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22 de out. de 2011

Controversas invenções e descobertas


Livros de história, muitas vezes, levam a crer que grandes  invenções e descobertas do mundo foram obra de uma única pessoa com um lampejo de genialidade, mas a realidade raramente não é tão simples. Na maioria dos casos, foi apenas após anos de trabalho e contribuição de inúmeros inventores  que algo foi finalmente criado. Ainda assim, há uma abundância de casos em que a pressa em atribuir crédito para uma descoberta particular conduziu a controvérsia em grande escala. Aqui estão dez dos mais famosos exemplos:

10. A Invenção do limpador do pára-brisa intermitente

Robert Kearns Inventor do limpador do pára-brisa intermitenteO Limpa pára-brisas no início tinha apenas uma velocidade, e isso os deixou perigoso em determinadas condições. O limpador de pára-brisa intermitente resolveu esse problema ao permitir que motoristas ajustassem a velocidade de suas lâminas de limpador, permitindo tempo de atraso e mais lento ou mais rápido de ação ao dirigir na chuva. O inventor americano Robert Kearns registrou uma patente para o limpador intermitente, em 1964. Ele comprou sua nova invenção em um automóvel no “Big Three” fabricantes de automóveis, mas ele não teve sorte para licenciá-lo como um produto. Alguns anos mais tarde, porém, uma forma de limpador intermitente quase idêntico ao protótipo de Kearns começou a aparecer como um recurso padrão na maioria dos carros. Kearns processou a Ford, por violação de patente em 1978, e levou a Chrysler ao tribunal quatro anos depois. As empresas argumentaram que o limpador intermitente era óbvio e não tinha novos componentes e, portanto, não cumpria as normas de ser uma invenção. Kearns discordou, e acabaria por passou quase 15 anos e mais de US $ 10 milhões em as taxas em sua luta para ser compensado.


Quem merece o crédito?


De acordo com o sistema judiciário americano, Kearns merece o crédito por ter inventado o limpador intermitente. Ele resolveu o problema  fora do tribunal com a Ford por US $ 10 milhões no início dos anos 90. Enquanto isso, o caso Chrysler se tornou uma ação de alto perfil, que Kearns ganhou em 1995, um montante de $ 30 milhões em compensação e atraso. Kearns morreu em 2005, mas sua luta com os fabricantes de automóveis  continua sendo um dos casos mais famosos violação de patentes na história dos EUA, e sua história foi mesmo feita em um filme chamado Flash of Genius , em 2008.

9. Primeiro para o Pólo Norte

Peary ao Pólo Norte
Peary ao Pólo NorteA primeira pessoa  a fazer uma reclamação por ter chegado ao Pólo Norte foi o americano Frederick Albert Cook aventureiro, que em 1909 disse que tinha feito a viagem com dois companheiros Inuit em abril de 1908. De acordo com Cook, as condições climáticas adversas fizeram um retorno muito perigoso, e ele tinha sido forçado a passar o inverno no Ártico. Mas Cook foi capaz de produzir poucas provas de sua realização, e ele foi imediatamente considerado por alguns como uma fraude. Talvez o seu mais duro crítico foi o explorador e engenheiro naval Robert Peary, que surgiu apenas cinco dias mais tarde, com a alegação de que ele tinha acabado de voltar de uma expedição polar de sucesso em abril de 1909. Peary era um mestre em  trabalhar com a mídia, e ele e seus partidários logo começaram a questionar a alegação de Cook. O argumento tornou pessoal depois que os homens venderam suas histórias de expedição para jornais rivais, e o que se seguiu foi sensacionalismo em uma escala épica. Peary e empresa começaram a pesquisar todos as  realizações anteriores  de Cook, incluindo uma expedição ao cume do Monte. Porém McKinley  sequer questionou que alguns anos antes ele teve problemas com sua sanidade, um ato que foi visto por muitos como uma admissão de culpa, e da  Sociedade National Geographic que posteriormente concedeu o crédito a Peary por ser o primeiro a chegar ao Pólo Norte.


Quem merece o crédito?

Por acaso, a maioria das acusações de Peary contra Cook foram amplamente justificadas. Não há evidência histórica que Cook chegou ao Pólo, e hoje a maioria dos historiadores lançaram sua reivindicação de lado. O que é surpreendente, porém, é que o mesmo pode ser dito de Peary. Pesquisadores modernos têm encontrado inúmeros buracos em sua história entre eles que o seu partido não continha navegador hábil o suficiente para levá-los para o Pólo e todas as recriações de tentativas mostrou a rapidez descomunal que ele teve em sua jornada . Houve muitas outras reivindicações, desde então, mas, surpreendentemente, ninguém foi capaz de alcançar o Pólo indiscutivelmente através de uma rota terrestre até 1968, quando um grupo liderado por Ralph Pla