Blog

Blog

12 de out. de 2011

Parabéns as crianças do brasil


O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.
Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Papa João Paulo II com uma criança brasileira
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

Em outros países

Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!

Dia Universal da Criança

Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

Fonte: site Shopping b - www.shoppingb.com.br



Um retorno à infância

Datas especiais como esta me levam a uma reflexão um tanto involuntária, mas inevitável e até certo ponto, gostosa de se fazer. Quando eu penso eu dia das crianças eu me recordo de toda a minha doce e ao mesmo tempo tão tão distante infância. Na verdade nem foi a tanto tempo assim, mas depois que nós entramos na Universidade, parece que assassinamos a nossa criança interior e focamo-nos no mundo extremamente além, que desejamos um dia alcançar.

É claro que, quando se fala em dia das crianças, a primeira coisa que vem à cabeça da maioria dos classe-média capitalistas (a maioria esmagadora dos leitores do meu blog), é ganhar brinquedo, aproveitar o feriado pra viajar para a casa de praia, passear por shoppings center’s e gastar tudo o que se tem direito e aquilo também que não se tem. Mas é claro que a minha infância não foi necessariamente assim. Em Safira, uma cidadezinha do interior, em que fui criado, nada disso existia. Eu me lembro bem que a gente ficava todos os dias da semana indo pra casa da vó Margarida brincar de “pau-na-lata” e no domingo das crianças, a vice-prefeita da cidade fazia um bolo enorme e a gente ia lá comer, todo mundo, aquela turma de primos, amigos, suor e cachorro.

Brinquedo? Só no dia do natal e olhe lá. No aniversário eu ganhava roupa, tênis, etc. Ou seja, coisas que meus pais já teriam que me dar de qualquer maneira. Mão de vaca nem um pouco... mas mesmo assim foi bom. Eu sinto saudade das tardes quentes e ensolaradas, dos banhos nos rios e cachoeiras, do cheiro de ar puro e de mato que a brisa trazia e batia em  nossos rostos, enquanto corríamos de um lado para o outro, sujos de terra. Sinto saudade disso tudo, mas especialmente das pessoas que contruíram comigo a minha infância: pais, avós, primos, colegas de escola, amigos, vizinhos etc. Sinto saudade de quando a nossa maior preocupação era se o Jackie Chan conseguiria juntar todos os talismãs, ou o que iria acontecer com as crianças, quando o orfanato das Chiquititas fechasse. Ledas preocupações.
Minha cara de preocupação hoje em dia se o Jack vai conseguir ou não encontrar seus talismãs.

O dia das crianças me faz viajar. Me faz pensar em mim como eu era, como eu poderia ser e o que eu vou fazer com o que eu sou. Posso ser diferente? Posso ser melhor? É claro que sim! Basta querer mudar. É fato que a meninice já passou, mas matar a criança que fomos e que ainda há em nós seria como desumanizar toda a construção do ser humano que as experiências nos proporcionaram. É como fechar a porta por onde entramos. Aliás, além de fechá-la, construir uma parede para que a volta e o olhar para trás torne-se mais difícil de acontecer. Ser criança é bom, relembrar a infância, melhor ainda. Então, vamos aproveitar esse dia e desejar à nossa criança interior um feliz dia das crianças!

Fonte – peripécias psicológicas


Veja os vídeos
Dia 12 de outubro é dedicado às crianças. É  pena que a maioria das crianças modernas sejam adultos em miniaturas e percam uma fase da vida livre de preocupações , de ansiedades e temores. Para relembrar o tempo em que ser criança era divertido, preparei esta seleção de dez grandes canções infantis ( que todo marmanjo adora).

Aquarela



Superfantástico



Caderno




Lindo Balão Azul




Uni Duni Te



É de Chocolate




Plunct, Plact, Zum





O Rato





O Pato




“Depois disso, algumas pessoas levaram as suas crianças para Jesus pôr as mãos sobre elas e orar, mas os discípulos repreenderam as pessoas que fizeram isso.
Aí ele disse: —Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino do Céu é das pessoas que são como estas crianças.
Então Jesus pôs as mãos sobre elas e foi embora.”
jesus-e-as-criancas