Blog

Blog

4 de out. de 2011

Somália - a maior tragédia do século


Hoje eu gostaria de pedir licença aos amigos leitores do blog para que eu possa me desviar dos temas relacionados a biologia. Após assistir a um programa na televisão sobre a Somália senti a necessidade de escrever algumas linhas sobre a maior tragédia do século XXI, e muito provavelmente uma das maiores da história da humanidade, o sofrimento que afrige o povo somali.

As vezes nós reclamamos da vida por pequenas coisas, mas que nos parecem muito grandes, mas o que dizer de um povo que mora em uma terra sem governo e sem lei, que tem estampado na face o sofrimento da fome severa, da falta de água, das doenças, da guerra, do desespero?

A SOMÁLIA

A Somália é um país localizado no chamado "chifre da África". Esse é considerado hoje o país mais miserável do mundo, um lugar onde não existe um governo centralizado, pois o país está dividido em áreas controladas por líderes tribais. Lá praticamente não existem serviços públicos, como escolas e hospitais. O poder é exercido pela lei do mais forte. As pessoas, sem estudos, sem saúde, sem dentes, sem comida e sem água não tem a quem pedir socorro, pois as milícias chegam ao ponto de impedir a entrada de ajuda humanitária, isso mesmo, a ONU é impedida de enviar comida, água, remédios e médicos para lá. A situação só não é pior devido a atuação do governo do Quênia, que recebe os refugiados e com a ajuda da ONU tenta aliviar o sofrimento desses seres humanos.

Na antiguidade a Somália era um importante centro comercial, e após a Primeira Guerra Mundial o pais foi dividido em três zonas, uma pertencente a Inglaterra, outra a Itália e a outra a França. Em 1960 houve a independência, sendo que a parte francesa se declarou independente e foi formado o país chamado Djibouti, as outras partes se tornaram o que é hoje a Somália, sob o governo de Abdi Rashid Shermack.

No início dos anos 90 o governo central não é mais reconhecido pelos grupos tribais, e então estoura a guerra civil, onde cada grupo tribal declarou sua zona de atuação independente, fragmentando a nação, porém nenhum país do mundo reconheceu a autonomia desses territórios, e a situação ficou caótica.


VIOLÊNCIA

A Somália hoje é uma terra sem lei. Vários grupos étnicos travam batalhas sangrentas entre si e ninguém é poupado, seja bebês, crianças, adolescentes, adultos ou idosos. Os estupros são constantes e o rapto de crianças é frequente, já que as milicias transformam esses pequenos seres humanos em soldados. O assassinatos são cruéis, ninguém está seguro, sem nenhum motivo os milicianos invadem uma casa, torturam, estupram e matam sem nenhum pudor, não existe força policial, então não há punição.


No início dos anos 90 a ONU enviou para a Somália uma missão militar afim de pacificar o sul do país para que a entrada das missões humanitárias pudessem chegar as pessoas, porém os líderes tribais atacaram as forças da ONU, causando a morte de milhares de soldados, ocorrendo assim a retirada desses militares do território somali. As Nações Unidas concentram suas ações de apoio aos somalis a partir do Quênia, onde existe um grande campo de refugiados, na Somália não entra comida, água, medicamentos ou médicos, e o resultado disso é bem retratado na imagem abaixo.


A FOME

Na Somália morrem 15 crianças por hora devido a fome, você não leu errado, são 15 crianças mortas por hora devido a fome. A falta de água também é outro problema, e para aliviar a dor, esse povo tem que caminhar durante dias enfrentando a fome, a sede, o sol implacável e o perigo de ataques de milicianos e terroristas da Al Sabaab, grupo ligado a Al-Qaeda que ao que tudo indica é quem da as cartas por lá hoje em dia, isso para tentar atravessar a fronteira e chegar ao campo de refugiados do Quênia.

No campo de refugiados eles tem acesso ao serviço de heróis, os médicos, enfermeiros e voluntários que mesmo diante da precariedade do local tentam de tudo para salvar a vida dessas pessoas.

Veremos agora o retrato dessa tragédia, veremos seres humanos flagelados pela dor e pelo sofrimento, NOTEM QUE ESSAS PESSOAS NÃO SÃO UMA MINORIA SOFREDORA, ESSAS PESSOAS RETRATAM A IMENSA MAIORIA DO POVO SOMALI:











REPAREM NESSE OLHAR, AINDA HÁ ESPERANÇA?


O que dizer dessa situação? O triste é pensar que a África é um continente esquecido e renegado, logo a África que é o berço da humanidade, todos nós, sem exceção, somos africanos, e hoje esse continente riquíssimo, seja na cultura ou riquezas naturais é obrigado a conviver com a mais dura realidade, a fome.

Será que se o território da Somália fosse rico em petróleo os países ricos não se mobilizariam para ajudar a resolver o problema? Nesse país existe um dos mais sanguinários grupos terroristas que se tem notícia, e se os Estados Unidos e a Inglaterra se dizem os libertadores da humanidade em relação ao terror, porque não agiram lá ainda? Com certeza o Iraque e o Afeganistão são mais lucráveis, e sai muito mais barato virar a cara e fingir que esses seres humanos, nossos irmãos somalis, não existem.

Meus sinceros agradecimentos e respeito as pessoas que lutam a cada dia pela vida, retratado na imagem desse anjo vestido de branco...