Blog

Blog

27 de jan. de 2012

Assista: Uma câmera fotográfica digital capturando imagens [vídeo em slow motion]


Tenho certeza que pouquíssimos fotógrafos, mesmo os profissionais, já tiveram a oportunidade de ver como uma câmera fotográfica digital funciona na vida real ao invés de esquemas ilustrados. Esta é a maravilha da filmagem em slow motion. A única maneira de capturar todo este processo é este. Vários modelos de câmeras digitais podem fazer todo este processo que você viu em infinitesimais 1/8000 de segundo.


O que você viu?...

Em primeiro lugar você observa o espelho saindo do caminho e levantando. Em seguida o obturador, uma espécie de cortina persiana, abre de cima para baixo. Neste instante o sensor fica exposto pelo tempo programado pelo fotógrafo. Depois o obturador fecha também de cima para baixo, finalizando a exposição do sensor a luz. Para encerrar o espelho retorna para sua posição original.
O sensor funciona como o antigo filme. Nele ficam impressos os pixeis, ou pontos, que formam a imagem que em seguida são gravadas na memória da câmera. Caso o obturador não funcionasse desta maneira, isto é, caso voltasse a fechar de baixo para cima, a parte superior da foto seria exposta à luz por mais tempo e ficaria mais clara do que o restante. Ter uma segunda ‘persiana’ fechando na mesma velocidade em que a primeira abriu garante uma exposição uniforme do sensor à luz e naturalmente uma foto que represente melhor a realidade.
Nem todas as câmeras digitais funcionam exatamente assim. A câmera utilizada no vídeo foi uma do tipo DSLR. É uma câmera comumente usada por profissionais ou amadores metidos a besta como eu. A diferença maior do processo com relação as câmeras automáticas é que nestas não existe aquele primeiro espelho que sai do caminho em primeiro lugar, antes de expor o sensor a luz.
Vale a pena ver outros vídeos do Smarter Every Day e, para outros divertidíssimos vídeos em slow motion conheça os Slo Mo Guys.