Blog

Blog

27 de jan. de 2012

Celebridades: Cantores e Bandas de uma Música Só


Em tempos de mídias digitais, difícil é aquele que sobrevive nos altares do Olimpo. Lugar onde tudo passa muito depressa, a internet cria e recria seus ídolos e faz também o papel de esquecê-los. Exemplo disso, é a nova música do pedaço ‘Ai se eu te pego‘ que ganhou diversas versões e paródias pelos próprios usuários e que pode cair no esquecimento a qualquer momento, mesmo atingindo o âmbito internacional.
rouge
Foi assim como aconteceu com tantos outros artistas ao longo das décadas de 80, 90 e início dos anos 2000, no Brasil. Se o sertanejo universitário é a onda atual, antes éramos ligados em melodias do pop com diversas músicas que lançaram bandas e logo depois enterraram as mesmas. Quem não lembra da lambada com a banda Kaoma, que atualmente inspirou a nova música de JLoOn the Floor‘? Vocês lembram de outra canção deles, além do ‘Chorando se foi quem um dia só me fez chorar’?
De lá para cá, inúmeros artistas tiveram carreiras relâmpagos para a grande mídia e desapareceram como uma nuvem carregada que se esgota em apenas uma chuva torrencial. Sei que muitos tiveram além de uma música conhecida pelo grande público, mas acredito que a maioria se revelou por um grande sucesso e se manteve no pódio durante o relampejo dessa canção e, depois, caíram no esquecimento. Prova disso, é o famoso Créu, a dança das velocidades. Depois da explosão, só ficou mesmo a ex-dançarina no auge, a modelo Andressa Soares.

Bandas Esquecidas: Uma música de Sucesso

Pior que receita não existe! Senão, teriam conseguido sobreviver ao tempo de outras canções de sucesso. Mas não…morreram na praia. O que podemos identificar nas músicas que estouraram como hits do momento são alguns poucos elementos, como letra fácil e superficial, refrão repetitivo e curto e expressões ou gírias bem insinuantes ou bem engraçadas.
Muitas das versões disparam ou porquê virou um fenômeno de visualizações na internet ou alguma celebridade cantou ou expôs em lugar público permitindo seu compartilhamento com muitas pessoas. Mesmo assim, não há garantias de que uma ou outra banda fará sucesso porque seguiu à risca os elementos citados acima. Às vezes, é pura sorte mesmo…

Artistas e Bandas do Brasil que Fizeram uma Música de Sucesso e Desapareceram

Os Virgulóides – Bagulho no Bumba

  • P O Box – Papo de Jacaré
  • Rouge – Ragatanga
  • As Meninas – Xibom bombom
  • Banda Gil – Maionese
  • Kaoma – The Lambada
  • Carrapicho – Tic Tic Tac
  • Vinny – Tiazinha
  • Pepê e Neném – Nada Me Faz Esquecer
  • SNZ – Nada Vai Tirar Você de Mim