Blog

Blog

7 de fev. de 2012

Cidades para se visitar em 2012



10 cidades para se visitar em 2012
O site Lonely Planet reuniu as dez cidades favoritas para se visitar em 2012. A lista possui algumas pérolas esperadas e outras nem tanto, mas todas estão preparadas para bombar em 2012. Aqui vão elas:

1. Londres, Inglaterra

Londres está vindo com tudo em 2012. As Olimpíadas se instalarão na cidade e uma boa parte da capital está sendo transformada nesse processo. O Leste de Londres será empurrado para os holofotes, mas o resto da capital também andará sobre o tapete vermelho. Ver a Tower Bridge levantar seus tabuleiros para navios grandes passarem por baixo é de uma graça magnífica, e, seja pra quem você torcer, não estará sozinho na mais internacional das cidades.

2. Mascate, Omã

Omã está atirando para todos os lados para atrair visitantes internacionais, expandindo tudo, desde seus museus a seus resorts. Mascate é o foco da inovação, com eventos culturais, acomodações de luxo e atividades aquáticas, sendo o centro do palco. Este ano, o que está em alta são as modernas lojas de Qurum, as feiras da Cidade Velha e os esportes aquáticos malucos que dão brilho à sua costa, que leva os tradicionais dhows (espécie de embarcação). Os omanenses ficam realmente empolgados ao ver turistas, tanto que até mesmo os marinheiros de primeira viagem podem ter a estranha sensação de voltar para a casa de um velho amigo. “Amanhã será um novo amanhecer em Mascate,” prometeu o sultão ao chegar ao poder em 1970. Hoje, em Mascate, o sol surge linda e verdadeiramente.

3. Bangalore, Índia

A indiscutível rainha das megacidades do Sul da Ásia, Bangalore se encaixa em uma categoria à parte quando se trata de exuberância. Eternamente embriagada com a vida boa, essa metrópole do sul da Índia reúne as melhores misturas, a mais deliciosa culinária e o mais vivaz cenário das artes e da música, sem falar na população mais moderninha com quem pode curtir. Este ano, as noites na “capital do cool” estão prestes a ficar ainda mais inebriantes. E se o trânsito enlouquecedor é o que te aflige, não se preocupe: a nova rede metroviária de Bangalore garante que seu barzinho favorito fique mais fácil de se alcançar do que nunca.

4. Cádiz, Espanha

Pode parecer apenas um lugarzinho pacífico na Espanha do velho mundo, onde idosos de boinas caminham vagarosamente pelas praças cercadas por cafés. Mas, uma vez por ano, a serena cidade de Cádiz passa por uma transformação digna de Superman, e abriga o carnaval mais barulhento da Espanha – uma temporada de bebida, música e dança de 10 dias. Os moradores locais são famosos em toda a Espanha por sua sagacidade, e isso é posto à prova durante o carnaval de fevereiro, onde grupos usando batom neon e perucas realizam peças satíricas. Cádiz viu-se nomeada a capital ibero-americana da cultura em 2012 – a primeira vez que uma cidade européia recebe a honra. Ela pode não atrair a mesma multidão que Sevilha ou Córdoba, mas poucos lugares encarnam o espírito de vida andaluza como Cádiz.

5. Estocolmo, Suécia

O lançamento do filme Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres pode levar uma nova onda de fãs de Stieg Larsson a olhar para o lado sombrio de Estocolmo. Infelizmente, eles terão que olhar muito bem, porque Estocolmo continua simplesmente perfeita, como sempre foi. Ela é mais sedutora do que se pode imaginar –acolhedora ao mesmo que cosmopolita, alternativa e pitoresca sem fazer esforço. Com suas lojas de design moderno e bares boêmios, a ilha de Södermalm é uma das melhores do bloco, enquanto os majestosos parques de Djurgården fazem dessa ilha a melhor para um passeio noturno. Sabidamente, Estocolmo nunca foi um destino barato. Mas, mesmo que Estocolmo te deixe com uma carteira mais vazia, você com certeza partirá da cidade com o coração mais cheio.

6. Guimarães, Portugal

Esta cidade do norte de Portugal é de tirar o fôlego – como indica o seu lugar na Lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO – mas curiosamente não figura nos radares de muitos turistas estrangeiros. A velha cidade é um complexo medieval atraente, com telhados vermelhos, construções com colunas, imponentes palácios e mansões e um castelo de ameias pontudas. O momento de visitá-la é agora, já que a cidade foi agraciada com o título de Capital Europeia da Cultura de 2012. Partindo de um já impressionante cenário cultural, e avivada por sua população significativamente jovem, a cidade será um ponto quente do empenho artístico ao longo do ano, com criativos artistas de Portugal e da Europa reunidos para mostrar seu trabalho.

7. Santiago, Chile

Calamidades atingiram o Chile, primeiro, através de um terremoto de magnitude 8,8 e, mais tarde, quando 33 mineiros ficaram presos no norte do país. Com o mundo inteiro assistindo, o Chile mostrou o seu otimismo inabalável, e essas experiências parecem ter provocado uma mudança sísmica na capital. A cultura e os esportes vieram à tona e novos museus abriram. Agora, jantar nos restaurantes é excelente, a vida noturna emocionante, e, além disso, este ano marca a inauguração do prédio mais alto do continente: a Torre Gran Costanera, de 70 andares. Excursionistas podem escalar uma montanha andina no verão, esquiar em julho nas suas encostas cobertas por neve ou percorrer os idílicos vinhedos dos vales Casablanca, Maipo e Colchagua.

8. Hong Kong

O clima da cidade mais liberal da China está mais ousado expressivo do que nunca. Este será um ano particularmente emocionante para Hong Kong, que continua sua marcha rumo à democracia plena. Comícios são infundidos com um turbilhão de teatralidade, canções, dança e poesia, que refletem a vibrante música independente e literatura da cidade. Desfrute das vistas dos arranha-céus subindo as montanhas de dentro do Star Ferry, antes de desafiar seus sentidos em um mercado de produtos frescos ou adivinhar o seu futuro em um templo. Vá às compras, à galeria comercial e confira os bares de Soho. Explore vilas muradas ou caminhe nas trilhas mais deslumbrantes da Ásia. Faça o que fizer, polvilhe o seu dia generosa e corajosamente com alguns dos 11 mil restaurantes da cidade.

9. Orlando, EUA

Este promete ser um grande ano para Orlando, já que a cidade sediará a 61ª Semana NBA All-Star (25 e 26 de Fevereiro). O mais badalado evento esportivo dos EUA junta os mundos do basquete e da música nas suas competições de enterradas, festas e shows, bem como no próprio All Star Game. A maioria dos visitantes se dirigirão aos parques temáticos, mas vale a pena vasculhar pela cidade, também. Fique de olho no boêmio “Milk District” – um bairro em ascensão com seu grupo heterogêneo de restaurantes, bares que servem cervejas, livrarias e estúdios de tatuagem – a apenas uma curta viagem de carro a leste do centro da cidade.

10. Darwin, Austrália

Um dia já foi fácil rebaixar Darwin a uma cidade fronteiriça cheia de pescadores briguentos, hippies sonhadores e caminhoneiros caipiras. Mas, com uma pulsante cena noturna, mercados e restaurantes mágicos, além de magníficas áreas naturais logo ali pelas estradas, hoje, Darwin é o triunfo do Top End (segundo ponto mais setentrional da Austrália). Chegue antes das multidões ao Waterfront Precinct para desfrutar da sua piscina de ondas, bares e restaurantes do cais, ou vá checar as brilhantes obras de arte indígena, antes que as galerias da costa leste as adquiram e cobrem duas vezes mais. Faça o seu caminho através das barracas de comida no Mindil Beach Sunset Market, e então, assista o sol mergulhar no Mar de Timor. Enquanto no inverno o sul da Austrália esfria, em Darwin há céus azuis e noites de festa.