Blog

Blog

18 de fev. de 2012

Jaspion, Changeman, Flashman e seus fabulosos robôs gigantes


A melhor coisa que aconteceu na televisão brasileira para quem era criança ou adolescente nos anos 80 foi a veiculação dos seriados japoneses de super heróis, conhecidos como super sentai e tokusatsu. Os heróis fantásticos, com seus uniformes futuristas e equipamentos que só podem ter saído das mentes criativas dos japoneses, deixavam a galera extasiada, esvaziando a rua das brincadeiras tradicionais nas sessões vespertinas passadas em frente à TV. As lutas coreografadas e as explosões disfarçadas em montes de pedras eram divertidíssimas, mas a coisa ficava séria mesmo quando os monstros ficavam do tamanho de Godzillas e os heróis eram obrigados a chamar suas naves e veículos para se transformarem em robôs gigantes bons de briga.
Jaspion, Changeman, Flashman e seus fabulosos robôs gigantes

Robôs bons de briga


Não importa se os robôs não passavam de computação gráfica e miniaturas nas filmagens e que atores se vestiam com fantasias de zíperes aparentes para encarnar os robôs nas cenas de ação: aquilo prendia a nossa atenção de um jeito difícil de explicar nos dias de hoje. Eram nossos heróis em sua plenitude, combatendo monstros gigantes com máquinas capazes de rivalizar em carisma com qualquer Transformer mais modernoso. A indústria desses seriados japoneses, capitaneada pelos estúdios Toei, foi bastante produtiva, mas aqui queremos destacar os robôs que mais fizeram sucesso no Brasil, nas mãos do Jaspion e das equipes de heróis Changeman e Flashman.
Jaspion, Changeman, Flashman e seus fabulosos robôs gigantes
Gigante Guerreiro Daileon: com o interminável nome em japonês de Chou Wakusei Sentou Hokan Daileon (Super Nave-Mãe de Combate Interplanetário Daileon, em tradução livre para o português), a nave que servia ao mesmo de casa para Jaspion e sua amiga andróide Anri se transformava no mais espetacular robô de combate jamais em visto em qualquer outro seriado japonês. Além das armas laser, uma incrível variedade de golpes faziam as lutas entre Daileon e os monstros uma atração à parte. Voadoras, chutes e agarrões fazem parte do repertório do robô controlado pelo Jaspion. E se nada disso funcionasse, bastava soltar um raio cósmico para dar cabo de mais um monstrengo aliado de Satan Goss.
Isso sem falar na trilha sonora inesquecível. Segurem o choro:



Jaspion, Changeman, Flashman e seus fabulosos robôs gigantes
Change Robô: o Esquadrão Relâmpago Changeman não teria boa parte da fama deles aqui no Brasil sem a presença do robô gigante de combate deles. Mesmo com o pouco criativo nome de Change Robô, ele marcou época com sua variedade de armas, incluindo canhões nos ombros, mísseis no abdômen e ainda lasers e uma espada, usada para dar o golpe final nos inimigos. Era formado pela junção do Jet Changer 1, do Heli Changer 2 e do Land Changer 3. Veja só como era a transformação dele:



Jaspion, Changeman, Flashman e seus fabulosos robôs gigantes
Flash King: o Comando Estelar Flashman tinha a ajuda do Flash King para resolver as tretas com os monstros. Também formado por três veículos (Tanque Comando, Delta Craft e Omega Craft), sua arma principal era a espada Cosmic Laser, mas ele não se furtava de dar uns bons sopapos nos monstros. Mas os inimigos dos Flashman eram muito poderosos e chegaram a destruir o Flash King a certa altura do seriado. Mal sabiam eles a encrenca na qual se meteram.






Titan Flash e Gran Titan: para mim o mais original dos robôs dos super sentai. Em sua forma original, Titan Flash se parece demais com um caminhão rebocando um trailer, mas quando assume sua forma robô, a parte principal se transforma no Titan Boy, que junto com o trailer transforma-se no Gran Titan, o maior robô já visto nas séries japonesas. Um só tiro disparado e ele vaporizava os monstros instantaneamente. Quem vai encarar?

Robôs made in Japan are better


Esses são o robôs que fizeram sucesso no Brasil. Alguns seriados passados aqui também tiveram seus robôs gigantes de combate, mas sem o mesmo sucesso, infelizmente. Alguns deles:
  • Great Five e Land Galaxy (Maskman)
  • Goggle Robô (Goggle V)
  • Megazzords (Power Rangers) e suas infinitas variações, tantas que nenhuma merece grande destaque.