Blog

Blog

31 de mar. de 2012

Pesquisadores trabalham para fazer novas descobertas no espaço


Lucianne Walkowicz: Descobrindo planetas na órbita de outras estrelas


Como é que encontramos planetas - até planetas habitáveis - na órbita de outras estrelas?

Procurando pequenas manchas causadas por um planeta quando passa à frente do seu sol, a associada TED Lucianne Walkowicz e a missão Kepler encontraram cerca de 1.200 potenciais sistemas planetários novos. Com técnicas novas, podem mesmo encontrar alguns com as condições adequadas à vida.





Lucianne Walkowicz trabalha na missão Kepler da NASA, estudando manchas solares e as "tempestuosas erupções estelares".

Sinfonia da Ciência: "Evolução - O Maior Espectáculo na Terra"


Uma celebração musical sobre as maravilhas da biologia, incluindo a evolução, a selecção natural, o ADN e mais.
É um dos vídeos musicais da série "Symphony of Science" (sinfonia da ciência) e conta com a participação de David Attenborough, Richard Dawkins e Bill Nye.



     Symphony of Science - The Greatest Show on Earth! A music video about Evolution



Os materiais utilizados no vídeo tiveram como fontes:
Richard Dawkins: "There is grandeur in this view of life" speech
BBC Life
BBC Planet Earth
David Attenborough's First Life
Charles Darwin and the Tree of Life
Bill Nye Evolution episode

A Teoria "Timewave Zero" de Terence McKenna


No seguinte vídeo, introduz-se o conceito básico da teoria "Timewave Zero" de Terence McKenna, em que ele fala sobre a sua visão da história e suas ressonâncias temporais, o papel da experiência psicadélica e o fim do tempo em 2012.

O "Timewave Zero" é um software de computador baseado nas ideias de McKenna sobre a natureza fractal do tempo e mecânica da entrada de "novidade" na história humana. "Novidade", nesse contexto, são as complexidades e acontecimentos dinâmicos capazes de moldar o rumo da história, em oposição à repetição e hábito.

     TimewaveZero - Terence McKenna (legendado pt)



A base estrutural da onda temporal é a sequência "King Wen" do "I Ching". Terence construiu sua teoria influenciado pelas experiências psicadélicas e acontecimentos ocorridos com ele e seu irmão Dennis, na Amazónia em 1971, descritos em seu livro "Alucinações Reais".

 Diz Terence:
"Antes de Einstein o espaço era visto como uma dimensão onde colocamos coisas. O espaço era visualizado como uma analogia para o vazio. Mas então Einstein mostrou que o espaço é uma coisa que tem torque, e que é afectada pela matéria e pelos campos gravitacionais. A luz passando através de um campo gravitacional no espaço será curvada porque o espaço através do qual ela viaja está curvado. Em outras palavras, o espaço é uma coisa, e não um lugar onde você põe coisas.

O que proponho, em síntese, é que o tempo - que também foi previamente considerado uma abstracção necessária - também é uma coisa. O tempo não apenas muda, como também há diversos tipos de tempo. Enquanto esses tipos de tempo vem e vão em progressão cíclica em muitos níveis, as situações se desenvolvem à medida que a matéria responde às condições de tempo e espaço. Esses dois padrões condicionam a matéria. Há muito tempo a ciência está consciente dos padrões de espaço, chamamos isso de "leis naturais", mas e quanto aos padrões de tempo? Essa é uma consideração completamente diferente."

Fonte:  Cubensisrj