Blog

Blog

31 de mar. de 2012

Manter o Equilíbrio! ...


 Manter o Equilíbrio!...



Equilíbrio 

1. Estado de um corpo que se mantém, ainda que solicitado ou impelido por forças opostas.
2. Mecân. Igualdade das forças de dois corpos que obram um contra o outro.
3. Fig. Igualdade.
4. Boa inteligência, harmonia (dentro de um partido, entre partidos diferentes, entre nações, etc.). Perder o equilíbrio: cair.

Ouvimos essa palavra durante toda nossa vida, mas quase nunca refletimos o que no fundo ela significa.

Encontrar um momento, um “tempo” para se acalmar, relaxar, prestar atenção apenas em sua respiração e em seguida olhar pra vida de uma forma mais ampla, é praticamente impossível vivendo nessa Matrix. Porém, se você conseguir isso, poderá atribuir níveis mais sutis de pensamentos e emoções, e “olhar” para o conjunto da natureza observando sua abrangência infinitamente harmônica.

O “mundo” que conhecemos hoje está BEM longe de um cenário harmônico. Eu ouço todo tipo de comentário entre muitas pessoas dizendo que o mundo está assim por causa do homem, porque o homem está destruindo a natureza, que o homem está se exterminando, que destrói a natureza, que é ganancioso, etc etc ...

Pra criar problemas somos muito bons, pra criticar, acusar, mandar, julgar, mentir, agredir e FALAR, somos muito eficientes ... ôh! e como ...!!! Mas pra elogiar, ajudar, perdoar e OUVIR somos um fiasco né ?!!

Diante de tantos problemas, de tanta desarmonia, estamos sempre tentando “consertar”, arrumando desculpas, “tapando o sol com a peneira” para essa bagunça. Uns se baseiam na ciência e outros nas religiões. O lado cientifico procura meios físicos e trabalha com estatísticas para tentar obter provas de tudo. Já o religioso, procura uma “lógica” baseada em “forças” do mal que confrontam as do bem.

Percebe que estamos SEMPRE buscando um contra-PESO ??? O problema é que estamos sempre indo de um extremo a outro, onde acabamos polarizando as idéias e os conceitos. Isso distorce o discernimento e nos leva a tomar ações precipitadas.

Precisamos achar o caminho do MEIO. Quem nunca ouviu falar de “meio termo”? não se trata de ficar como muitos dizem: “Encima do Muro”, mas sim de EQUILIBRAR as coisas. E como faço isso? Bom, temos pensamentos e emoções, certo?!



Emoção = Ligado ao lado direito do cérebro.
1. Ato! de deslocar.
2. Agitação popular.
3. Comoção; perturbação moral.

Emoção, é uma experiência subjetiva, associada ao temperamento, personalidade e motivação. A palavra "emotion" deriva do francês émouvoir. Que é baseada no latim emovere, onde significa "fora", e movere significa "movimento". O termo é relacionado a motivação.

Pensamento = ligado ao lado esquerdo do cérebro.
1. Ato!, faculdade de pensar.
2. Idéia, reflexão, consideração.
3. Intenção.
4. Conceito, opinião.
5. Esboço da primeira idéia ou invenção de um artista.
6. A idéia capital de um escrito e cada uma das mais notáveis nele contidas.

Pensamento e pensar são, respectivamente, uma forma e processo mental que nos permite modelar as idéias.


Pensamento e Emoção são opostos, mas não são “inimigos”. Um não “vive” sem o outro. A grande dificuldade é usar ambos em Equilíbrio e Harmonia. Esse é o “segredo’ do sábio. É como definir AMOR ... não dá pra definir amor usando um só meio de reflexão. É necessário equilibrar Emoção e Pensamento, lado esquerdo e direito do cérebro, de modo que encontre o “ponto” de encontro entre a lógica e o sentimento. Quem usa somente a lógica está em desequilíbrio assim como quem usa somente o lado sentimental. Por isso muitos filósofos já teorizavam que um dia a ciência e a religião teriam que dar as mãos e trabalhar juntos em suas buscas. Claro, pois somente assim podemos equilibrar as diferenças e atingir o caminho do “MEIO”, que é onde está o discernimento, a sabedoria PLENA.

É fácil ??? Depende de como você “vê” isso ... Vivendo nessa Matrix, sob um sistema que impõe o governo de sua vida e te entorpece o tempo todo com informação distorcida e manipulada, realmente é difícil sim. Mas essa Matrix é muito frágil, pois basta você entendê-la pra se desconectar dela. Daí você poderá compreender que você não trilha um caminho, você CRIA um caminho. Lembre-se Liberdade requer Responsabilidade. Taí mais um exemplo de EQUILÍBRIO.


CONHEÇA-TE A TI MESMO E CONHECERÁS A VERDADE...


Vejamos, você já reparou que nosso corpo físico é DUAL ??? Sim, temos 2 mãos, 2 orelhas, 2 olhos, 2 pernas etc ... ou seja, 2 em quase tudo, certo?!! Ah! Mas só tenho um nariz. Sim, mas ele é dividido e assim, você terá 2 buracos do mesmo nariz. Isso ocorre com a boca, você tem 2 lados/hemisférios da boca. Você tem 2 pulmões, dois hemisférios cerebrais, ou seja, está tudo bem dividido. E qual é o ponto central ou coluna central do corpo físico ??? Bom, Você já reparou que bem no meio do nosso corpo está um buraquinho que a gente chama carinhosamente de “Umbigo” ??? Nessa região temos nossa necessidade de equilíbrio físico, pois nessa região estão seus órgãos vitais, as vísceras e intestinos que digerem o alimento, produzem o sangue e o envia ao coração que o distribui a todo o corpo.

Pensando assim, veja que seu corpo tem um lado que reflete no outro.

Você pode ser destro ou canhoto, mas o Ambidestro sempre terá maior facilidade de movimentos que qualquer um dos anteriores, pois onde para um destro lhe falta a esquerda, pro ambidestro não lhe faltará. De novo = EQUILÍBRIO ...


Estive refletindo sobre como nos manifestamos nesse nível energético que chamamos de 3D. Pense comigo: Olhando a figura do ser humano Dual (duplo), ao “dobrá-lo” ao meio, as partes ou lados que se refletem, automaticamente se fundem. Assim, estaríamos nos manifestando de uma forma Bi-dimensional – 2D, mas num nível ou plano Tri-dimensional. Seriamos somente uma metade. Porém, nos desdobramos e “voilá” somos seres Tridimensionais ... Mas, será que estamos usando podo esse potencial ??? É bem óbvio que não !! O que eu quero dizer com isso é que “enxergar” isso nos dá conhecimento de nosso verdadeiro potencial e nos mostra as possibilidades infinitas de um caminho de Evolução.
Fazendo uma analogia: ... um bebe precisa primeiro conseguir ficar em pé pra depois poder andar. O mesmo ocorre filosoficamente conosco, pois ainda precisamos saber como nos manter de pé, seguros, pra depois poder andar com liberdade, escolhendo e criando nossos caminhos.

Éh ...!!! Mas vivendo sob essa Matrix isso nunca irá ocorrer. Ela é pura polaridade, pura distorção e pura discordância. É por esse motivo que a criaram. NÃO QUEREM QUE VOCÊ EVOLUA, pois você é visto como um “Recurso” pra ELES ... (você sabe quem).

Esse conceito de Equilíbrio não é de hoje, isso é muito antigo. Os grandes sábios do Oriente e os antigos Xamãs já sabiam disso. Por que você acha que os povos indígenas foram exterminados brutalmente ??? Inúmeras guerras mudaram completamente a configuração de nossas civilizações. Esse conhecimento se perdeu e se tornou “místico”.

O Yin Yang retrata esse conceito também (Equilíbrio do positivo e negativo). Eles sabiam que nascer - viver - morrer é um processo Equilibrado. Entre o nascer (começo da vida) e o morrer (fim da vida) o que realmente importa é o que está no meio, ou seja, a VIDA.

Segundo a teoria da Acupuntura, todas as estruturas do organismo se encontram originalmente em Equilíbrio pela atuação das energias “Positivas” e “Negativas”. Esse conceito de fato é muito sábio, pois não há positivo nem negativo, apenas ENERGIA. Essa polaridade é uma ilusão criada para nos manipular. Isso faz você se desequilibrar intelectual e emocionalmente. Na Acupuntura, os mesmo pontos do lado esquerdo do corpo estão no lado direito, igualzinho ... viu, EQUILÍBRIO de novo!!!

Vemos também esse conceito nos Chakras, onde estão localizados exatamente na “coluna” central do corpo, nem na direita, nem na esquerda, mas bem no meio. Esses são nossos principais pontos de Energia.

As enfermedades são fruto de um desequilibrio emocional, gerando uma desorganização celular que se reflete no corpo físco - um Cancer por exemplo.

A meditação é o exercício onde se procura manter um constante Equilíbrio ente as Emoções e os Pensamentos.



O Equilíbrio é a NEUTRALIDADE entre todas as Polaridades. 
 
 
 
 

Pense, reflita e medite sobre isso!...