TVs evoluem e agora podem “ver e
ouvir” espectadores. Tecnologia permite controlar PC com os olhos.
Samsung apresentará 3 modelos, com novos recursos de reconhecimento de
voz, de gestos e preço a partir de R$ 7 mil.
Os televisores ficaram diferentes. Eles
entraram num ciclo acelerado de renovação tecnológica. A cada ano são
lançados aparelhos com novas funcionalidades, como acontecem com os
celulares e os microcomputadores. A promessa deste ano são novas formas
interação. No lugar dos botões do velho controle remoto, reconhecimento
de voz e de gestos. Essas novas TVs começam a chegar ao mercado
brasileiro nos próximos meses.
Boo-Keun Yoon (foto), presidente mundial de Visual Display da Samsung, esteve em São Paulo
na semana passada. “O Brasil é um mercado em crescimento, com muito
potencial”, disse Yoon. A grande aposta da Samsung para o mercado de TV
são os aparelhos inteligentes, conectados à internet, que agora
conseguem ler gestos e entender comandos de voz. A chegada ao mercado
brasileiro desses modelos, que dizem adeus ao controle remoto, já tem
data marcada: 18 de maio. Serão três modelos, com telas de 46, 55 e 65
polegadas.
A Samsung batizou a nova interface de “interação inteligente” (smart Interaction). O reconhecimento de gestos lembra o Kinect, do videogame Xbox 360, da Microsoft. O televisor vem com uma câmera
de alta definição e microfones embutidos. Quando o espectador acena
para a TV, aparece um cursor e um menu. Mexendo o braço, o espectador
controla o cursor e, fechando a mão, clica nos ícones. Também é possível
dizer os comandos. Quando alguém diz “ Smart TV“, também aparece o menu. Daí, é só falar o nome do que se quer.
Emoção
“O objetivo final da televisão é dar emoção aos consumidores“,
disse Yoon. As imagens tridimensionais ajudam nesse objetivo, mas, na
visão do executivo, o 3D passou a ser somente mais uma funcionalidade da
TV inteligente, que tem como principal característica a conectividade.
Para reduzir a angústia do consumidor ante a obsolescência acelerada dos
aparelhos, a Samsung incluiu nos novos modelos um “Evolution Kit“, em que um encaixe na parte de trás do televisor permitirá atualizar hardware e software.
O
ciclo de troca da TV tem caído. Antigamente, o consumidor levava de
oito a dez anos para comprar um equipamento novo. Hoje, esse prazo já
caiu para quatro e aficionados por tecnologia chegam a comprar um novo a
cada dois anos. Com o conceito de TV inteligente, conectada à Internet e
que roda aplicativos, o televisor concorre com vários outros
equipamentos. Os mais óbvios são o computador e o celular.
Mágica
A concorrente LG deu o nome de Magic Motion
para o seu novo controle remoto, que chega ao mercado com a linha 2012
de televisores. Ele vem com um microfone, e o aparelho é capaz de
converter voz em texto. “Com isso, é possível publicar no Facebook ou no Twitter falando, sem precisar de teclado“, explicou Milton Neto (foto abaixo), gerente geral de Smart TV da LG no Brasil.
A
data de lançamento no País e os preços não foram definidos, mas a
chegada desses modelos é prevista para este semestre. O reconhecimento
de movimento da LG será oferecido em um acessório para a TV, que deve
ser lançado no Brasil até o fim do ano. Segundo Milton Neto, 20% dos
televisores vendidos no Brasil já são aparelhos inteligentes. Até o fim
do ano, essa participação deve dobrar.
Fonte: O Estado de São Paulo