Blog

Blog

30 de mar. de 2012

Tecnologias que irão revolucionar o mundo dos Computadores


Se em algum momento você já imaginou como seria se certas tecnologias de comando de outros dispositivos — como o Kinect — fossem utilizadas no seu computador, essa curiosidade poderá ser respondida mais cedo do que você imagina: em 2012, estão previstos lançamentos que prometem revolucionar as formas de controle de laptops, desktops e tablets.
As novidades que chegarão ao mercado pretendem substituir o uso do mouse, deixando o controle ainda mais prático, fácil e cheio de estilo. Entre as inovações estão as possibilidades de efetuar comandos no computador apenas com o olhar ou controlá-lo com simples gestos que podem ser capturados mesmo se você estiver do outro lado da sala.
Confira abaixo uma lista com as novidades — e revoluções — que chegarão em breve ao mundo dos computadores.

Controle visual

Emitir comandos apenas com o olhar é uma das possibilidades mais incríveis e esperadas no universo tecnológico. Imagine poder selecionar, navegar, aproximar uma imagem e rolar a barra de uma janela apenas olhando para ela. Se você já viu isto em algum filme de ficção científica, saiba que a Tobii, empresa criadora do sistema “Gaze Interaction”, pretende disponibilizar brevemente este estilo de comando visual no mercado de computadores.
Confira abaixo, no vídeo, o jogo EyeAsteroids — também desenvolvido pela Tobii — que já utiliza a tecnologia de controle visual.

Controle touchscreen avançado

O comando por touchscreen é uma realidade em vários dispositivos. No entanto, algumas funcionalidades mais aprimoradas nos controles por toque — como atuar com mais opções de menu — ainda não estavam disponíveis.
É ai que o dispositivo-anel entra como uma das grandes novidades para esse sistema, disponibilizando funções mais avançadas, como atuar da mesma forma que o botão direito do mouse ou ser programado para agir como réplica de alguns comandos específicos.
O Ringbow oferece mais funcionalidades ao comando touchscreen
Outra novidade que trará inovações ao mercado  é o “touchscreen tátil”, criado pela Microsoft. Esse modelo gera uma textura real na superfície da tela, que possui células plásticas sensíveis a luz. Assim, dependendo do comprimento de onda incidente, os pixels atingidos por raios ultravioleta deixam a tela com uma textura macia ou rugosa.
Essa tecnologia facilitaria a digitação em telas touchscreen, fazendo com que você sinta o teclado ao escolher os caracteres. Inicialmente desenvolvida para ser utilizada no Microsoft Surface — uma “mesa touchscreen” —, essa tecnologia também poderia ser empregada em outros dispositivos que necessitem de comando por toque.

Controle por gestos

No mundo dos video games, o Kinect introduziu o controle de movimentos físicos, que está ganhando cada vez mais o gosto dos consumidores. Aproveitando esta tendência, a Microsoft também lançou esse mesmo estilo de comando para o Windows.
Já no mundo das televisões, a Samsung apresentou um modelo de TV com controle por gestos. Com ele, é possível mudar os canais e modificar o volume. Outro destaque é que o sensor de movimento — formado por uma câmera — já vem integrado ao aparelho, sem precisar ser instalado.
O comando por gestos é uma das fortes tendências do mercado
Voltando aos computadores, a empresa XTR3D quer facilitar ainda mais o acesso a essa tecnologia. Para isso, ela desenvolveu um sistema de comando por gestos que funciona com qualquer câmera 2D, como uma webcam. Assim, não será necessário adquirir um dispositivo específico (e caro) para que o comando por movimento passe a funcionar em seu laptop ou tablet.
Além disso, esse sistema permite que os gestos sejam captados a uma boa distância, e você poderá abrir uma pasta mesmo estando do outro lado da sala.

Controle por voz

Mesmo não sendo uma novidade, a tecnologia de reconhecimento por voz está constantemente em destaque por ser uma das mais funcionais e práticas. Se antes era necessário soletrar de forma mecânica palavras-chaves para que o dispositivo pudesse entender um comando, hoje, com a evolução desse sistema, os comandos estão mais naturais e o dispositivo pode compreender frases mais complexas.
O mercado de controle por voz — especialmente quanto ao uso das assistentes virtuais inteligentes, como a Siri, do iPhone — mostra uma tendência a não se limitar a telefones ou video games, apresentando previsões para logo conquistar o universo dos computadores.

Mouse-luva

A luva permite realizar diversos comandos
A empresa Kickstarter desenvolveu um projeto denominado “Keyglove” (algo como luva-chave), que pode ser lançado ainda este ano. Como um mouse multisensor colocado na mão, esta luva wireless permite controlar dispositivos com flexibilidade, além de poder ser programada para atuar com diversos sistemas e softwares.


Fontes:tobii