Blog

Blog

29 de mai. de 2012

Celulares que estouram pipocas!...


Celulares que Estouram Pipocas




Antes da matéria, duas explicações:

1 - Já notaram no novo FAVICON do Caçador, não é mesmo? Sim, trata-se de um FAVICON de detetive. Para quem não sabe o que é um Favicon, trata-se do ícone que aparece no lado esquerdo das abas ou no lado esquerdo da caixa de endereço do seu navegador, estilizando o site. A plataforma do BLOGGER acaba de disponibilizar este recurso, que antes só dava dor de cabeça fazer. Para os Leitores do Caçador que são blogueiros, aí vai uma dica: ao escolher as imagens que serão seus FAVICON, opte pelo tamanho 16x16 com a extensão .png.

2 - Infelizmente tive que retirar o "XAT", do Caçador, para o desprazer de muitos, eu sei. Mas explico o motivo: não tem como filtrar comentários ou termos, o que dava margem para "pessoas intituláveis" postarem palavras obscenas no gadget. Infelizmente, lidamos também com bichos na rede que utilizam recursos de integração como forma de expressão de seus limites de "inteligência". Portanto, aos bons e honoráveis Leitores, desculpe-me por tentar melhorar o blog e acabar dando brecha para estes inomináveis contaminarem. Vocês não merecem passar por isso neste blog.

Bam, vamos à matéria de hoje

Há um tempo foi mostrado nos programas de TV um vídeo que mostra vários celulares estourando pipocas. Será verdade mesmo ou só mais uma farsa da internet? Entra em ção o Caçador de Mistérios!

O filme não é novo! Circula pela web desde o final de maio de 2008 e já teve mais de 7 milhões de visualizações no Youtube!

No vídeo, de apenas 45 segundos, uns amigos fazem um círculo com alguns aparelhos celulares e colocam alguns milhos de pipoca no centro da roda. Quando os telefones começam a tocar – para espanto de todos – os milhos estouram e viram pipoca!


Incrível, não?

Alguns blogs postaram (e ainda postam) o vídeo, acrescentando o seguinte texto:

"Se um celular faz isso com a pipoca, imagina o que faz com o nosso cérebro..."

Será que a radiação gerada pelos aparelhos é capaz fazer o milho estourar?

Será que o vídeo é real?

Caros Leitores, ainda bem que o vídeo é falso!

Muita gente tentou reproduzir o experimento mostrado no vídeo sem sucesso! Programas de TV brasileiras tentaram realizar também o feito sem sucesso, dando prêmios para quem soubesse decifrar o segredo ou a técnica. O usuário do Youtube rfsrio foi um dos que tentaram, em vão, estourar pipoca com celulares:


Em entrevista à revista eletrônica Wired, Louis Bloomfield – que é professor de física na Universidade de Virginia (EUA) – o aparelho de micro-ondas estoura o milho de pipoca porque esquenta a água contida dentro do grão, com a pressão gerada pelo vapor, o milho acaba virando pipoca. Se o vídeo fosse real, quando alguém fizesse uma ligação por celular, ocorreria o mesmo com a água presente nos dedos e isso ia doer muito, afirma o físico.

Bloomfield completa:

"Telefones celulares às vezes aquecem os tecidos, mas estudos provaram que não é algo com que tenhamos que nos preocupar!" e ainda "Fazer o telefone tocar não ajuda porque (nesse momento) estão gerando interferências um com o outro, enquanto recebem um sinal... não estão transmitindo (o sinal)", conta Bloomfield.

No blog Praticando Física, o físico Flávio Gonçalves explica a como e porque é impossível se estourar pipoca usando celulares.

O segredo do filme que fez tanto sucesso na web só apareceu duas semanas depois: A empresa Cardo System acabou admitindo que o vídeo fazia parte de uma campanha de marketing para divulgar seus produtos. A Cardo Systems fabrica produtos que usam a tecnologia Bluetooth para transmissão de dados. Foi fundada em 2001, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Em nota, a empresa afirmou que: "Nada nesses vídeos tiveram a intenção de sugerir que os celulares podem fazer pipoca e a Cardo Systems nega que esses vídeos contêm sugestões ou comentários sobre segurança no uso de celulares".

Dirigido pela LastFools, o vídeo foi feito pela produtora de vídeos Tingo Films e toda a estratégia de marketing foi elaborada pela agência francesa DBA.

Então, se o vídeo é falso, como foi feito?

Há várias maneiras de reproduzir o efeito do estouro da pipoca: manipulação digital, truque de câmeras ou, como mostra o vídeo abaixo, usando algumas peças de um aparelho de micro-ondas:

O Caçador lembra que o processo mostrado acima é muito perigoso e pode causar sérias lesões se for feito por pessoas que não manjam do assunto! CUIDADO!

Atualmente, ainda se discute muito a respeito da segurança no uso de aparelhos celulares. Apesar de vários estudos em andamento, os pesquisadores ainda não chegaram a nenhuma conclusão se há ou não algum efeito dos celulares sobre a saúde humana.

Portanto, os vídeos são falsos! Os celulares não conseguem estourar pipocas.

Sites Pesquisados e Textos Originais:
Folha online 1
Folha online 2
Wired
Cardo System
Praticando Física
Last Fools
DBA
Tingo Filmes
E-Farsas