O Disco Voador de Embu das Artes
Acima, a imagem do mais novo caso intrigante no céu brasileiro.
Várias pessoas avistaram um estranho objeto sobrevoando à noite os céus de Embu das Artes, no interior de São Paulo. Serão OVNI's? Será mais uma farsa da internet? Entra em ação o Caçador de Mistérios!
No dia 24 de julho de 2011, o vídeo abaixo foi postado no Youtube. As luzes rodando em volta de seu eixo formaram uma enorme circunferência e, segundo testemunhas, o "Disco Voador de Embu da Artes" (como foi apelidado) teria ficado várias horas no céu. Vamos ver o vídeo do objeto abaixo:
Será que o vídeo é verdadeiro ou falso? O vídeo foi danificado! Fica impossível mostrarmos neste artigo! Nossas desculpas!
Vários moradores do bairro de Santa Tereza presenciaram o suposto ovni cercado por luzes azuis.
A dona de casa Brasília da Silva é uma das testemunhas da aparição do objeto não-identificado na cidade. "Era parecido com um disco redondo, com muitas luzes azuis e estava muito alto. Todo mundo parou prá ver. Parecia cena de cinema," afirma. O estudante Renato Silva acredita que o objeto é uma pipa. "Um amigo comentou que alguém colocou uma pipa iluminada no céu", diz.
Apesar de o vídeo ser muito curto e conter poucas informações visuais, aparentemente não há indícios de manipulação digital. No entanto, infelizmente, estamos diante de mais um vídeo em que não há nada de extraterreno nele!
Não se trata de um disco voador de outro planeta!
Em entrevista ao portal de notícias da Globo G1, as assessorias de imprensa da Aeronáutica, em Brasília, e da Polícia Militar, em São Paulo, disseram que não houve nenhum registro de ocorrência que envolvesse objetos voadores não identificados em Embu nos dia 23 e 24 de julho.
A teoria de uma visita de ETs em nosso planeta também foi descartada por estudiosos desses fenômenos como o presidente do Centro de Ufologia Brasileiro, Milton Frank. Segundo Frank, Em 33 anos pesquisando casos de supostos contatos entre humanos e naves e seres de outros planetas, ele disse nunca ter tido uma prova da existência de discos voadores.
Inicialmente, alguns ufólogos apostaram na hipótese de que as luzes vistas em Embu poderiam ser, na verdade, um balão (desses de festa junina) com um tipo de iluminação mais elaborada. Isso explicaria muita coisa.
Porém, a explicação mais plausível é a do eolista Silvio Voce, especialista em fabricação de pipas, em entrevista ao UOL Tabloide. Segundo ele, trata-se de uma pipa noturna. "Um concorrente meu, inclusive, fez uma pipa muito parecida com esse objeto, ela se assemelha a um relógio e possui luzes ao redor. Há 90% de chances de não ser um ovni", finaliza.
De fato, as pipas noturnas ou kite leds existem mesmo, mas são relativamente novas aqui no Brasil. O site Spark Fun ensina como fazer sua pipa com leds.
Veja abaixo algumas dessas pipas que foram filmadas num festival em Bristol, na Inglaterra, em 2010:
Próximo vídeo, outros modelos de pipas noturnas:
Nesse
filme, podemos ver outras pipas noturnas. Dessa vez, aqui no Brasil –
em Riviera de São Lourenço, litoral de São Paulo – em 2009:
Potencial Turístico
A cidade de Embu das Artes é conhecida mundialmente por sua enorme feira de artesanato e, com a suposta aparição de um objeto não-identificado, a expectativa é que o município atraia muitos turistas, como afirma a secretária municipal de Comunicação Social, Cristina Santos. "De qualquer forma, acreditamos que muitos curiosos e interessados no assunto vão querer visitar a cidade. Todos ficaram muito chocados. Não podemos afirmar que é um Ovni, porém as imagens realmente impressionam," afirma.
A verdade veio por intermédio de um mecânico
Um mecânico de 42 anos morador da cidade diz ser o criador do objeto não identificado que intrigou moradores do município. E o mecânico garante: trata-se de uma pipa com leds, feita em casa.
O G1 encontrou o mecânico nesta terça-feira (26) depois de um leitor enviar uma mensagem informando em qual rua o autor do objeto morava. Na via, vizinhos souberam rapidamente dizer quem era o homem que costumava fazer "invenções". O mecânico disse ser, de fato, o responsável pelo objeto e mostrou alguns equipamentos usados na montagem da pipa, mas não quis dar seu nome. Ele está afastado do trabalho há mais de três anos devido a um problema na coluna, e tem medo de ter problemas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Abaixo, o projeto da pipa em suas mãos:
O mecânico conta ter começado a criar a pipa em novembro do ano passado. Em fevereiro, a soltou pela primeira vez, quando ela ainda tinha apenas três luzes. Já pronta – com 32 leds externos e 12 ao centro, alimentados pela bateria de um celular – foi solta pela segunda vez neste fim de semana, e acabou ficando no ar mais tempo que o previsto inicialmente, atraindo a atração da população.
"Ela foi feita com papel simples, com plástico, linha, bambu, fibra de vidro, material recolhido do chão, sucata. Comecei a fazer em novembro, nem sempre eu podia ficar em pé para fazer (devido ao problema de saúde). Com o tempo eu fui aperfeiçoando", afirma.
Por coincidência (ou não!), um mês antes houve um festival de pipas noturnas em São Paulo. Segundo esse site especializado em pipas, em setembro teremos um novo festival na cidade, logo, veremos uma nova série de ovnis nos céus do interior!
Portanto, nada de extraterreno no vídeo. Trata-se de uma pipa com leds.
Bem, ainda assim, mesmo para os totalmente céticos, ou os totalmente crédulos, ou ainda os "meio-a-meio", eis algumas dicas do que fazer ao avistar um suposto OVNI, para que seus iminentes vídeos e fotos possam ser arquivados da melhor maneira a fim de realizar pesquisas e tentar comprovar algo:
1. Mantenha-se calmo, mas se proteja de qualquer perigo.
2. Seja objetivo. Nem todo o OVNI, de acordo com os relatos, são supostos extraterrestres.
3. Use uma filmadora, ou máquina fotográfica para registrar o evento, de preferência, de boa qualidade.
4. Se você tiver em mãos um gravador de voz, grave sua descrição do evento à medida que ele acontece.
5. Se outras testemunhas estiverem presentes, peça para que eles também escrevam ou gravem suas observações.
6.
Se o OVNI deixar algum traço de sua presença para trás, não perturbe a
área ao redor da evidência. Preserve-a para que autoridades possam
averiguar. De acordo com supostos relatos, os resíduos podem conter
radioatividade, o será prejudicial à sua saúde.
7. Se o suposto OVNI estiver a uma distância, estendendo seu braço o que bloquearia a visão do objeto? Uma moeda, sua mão?
8. Tente estimar a distância entre você e o objeto, sua altitude e sua velocidade.
9. Se você encontrar algo que julgue ser um extraterrestre, esteja preparado para tomar ação evasiva e se proteger.
10. Imediatamente relate o evento para as autoridades competentes e uma organização especializada em pesquisas de OVNI's.
Sites Pesquisados e Textos Originais
Pipas
Spark Fun
G1
G1
Busca por Kite Led no Youtube
E-Farsas
Tabloide
G1 - Globo
Projeto Quartzo Azul
Sites Pesquisados e Textos Originais
Pipas
Spark Fun
G1
G1
Busca por Kite Led no Youtube
E-Farsas
Tabloide
G1 - Globo
Projeto Quartzo Azul
Ovni de Araraquara
Assunto? OVNI's
Para quem estava com saudades de desmascarar UFOS e OVNIS, o tema de hoje trata justamente disso. Hoje iremos abordar sobre o polêmico OVNI de Araraquara! Será uma prova incontestável de que eles nos visitam (especialmente em São Paulo) ou será apenas mais uma farsa da internet? Entra em ação o Caçador de Mistérios!
O vídeo abaixo mostra um ovni sobrevoando alguns prédios em Araraquara - Interior de São Paulo - Brasil. Segundo o filme, o fato aconteceu no dia 03 de fevereiro de 2008. Veja que imagens impressionantes:
1 - Será que esse vídeo é verdadeiro?
2 - O que os caras estavam fazendo, filmando alguns prédios a esmo, em pleno carnaval - em Araraquara, será que não tinham nada melhor para fazer?
3 - O que estariam fazendo os ET's em Araraquara, em pleno dia de carnaval, dando um passeio em torno dos prédios?
4 - Se o dia estava nublado, como projetou uma sombra consideravelmente nítida sobre o prédio?
5 - melhor: Por que o vídeo começa com o endereço de um site?
Para responder à primeira pergunta, basta analisar o vídeo com mais atenção. Dá pra ver uma pequena falha: aos 17 segundos, o disco começa a descer para ir por trás dos prédios... veja nos detalhes abaixo que, aos 18 segundos, o disco está na frente do prédio, quando já "deveria" estar atrás:
Na imagem acima, o disco está indo para trás do prédio.
Nesta imagem, por falha de computação gráfica, ele fica à frente do prédio.
No momento seguinte, ele já está atrás do prédio!
Mas, se o vídeo não é real, então...
Trata-se de uma campanha de uma série de 3 comerciais para promover a agência Smash de publicidade. Podemos notar, logo aos 2 segundos do filme, o logotipo da empresa no desktop do computador, como podemos ver no detalhe da imagem abaixo:
Podemos ver, no desktop, o símbolo da empresa. Em algumas cópias desse vídeo, esses segundos iniciais foram removidos do filme original, para parecer real!
Esse tipo de propaganda chama-se Marketing Viral e é uma alternativa bastante eficaz, pois é muito barato e corre de boca em boca com uma rapidez incrível, sendo em alguns casos muito melhor do que vários outros meios de comunicação. Só para se ter uma ideia, em menos de uma semana, milhares de pessoas já haviam visto o vídeo no Youtube e essas imagens foram notícia em muitas emissoras, como a Record News, a Globo e outras.
Mas o que é mesmo um Marketing Viral?
Vamos relembrar:
Marketing viral nada mais é do que a conhecida propaganda boca-a-boca em tempos de Internet. Para fazer uma campanha de marketing viral no lugar de dinheiro você precisa de ideias. Uma ideia boa pode atrair a atenção das pessoas que vão fazer o trabalho de propagar a informação para outras pessoas em um ciclo crescente como uma bola de neve. Parece o comportamento de um vírus que é transmitido de pessoa para pessoa.
O YouTube tem sido muito usado para divulgação deste tipo de ação. Empresas e pessoas criam vídeos interessantes permitindo que o internauta os divulgue entre amigos e conhecidos. Temos exemplos de vídeos que em poucas semanas foram vistos por milhões de pessoas.
Veja o exemplo de um vídeo criado por uma empresa que vende peixe em lata, que já foi tema do Caçador de Mistérios, chamado de "Urso Lutador". O vídeo mostra um homem "roubando" um salmão de um urso que pescava tranquilamente em um rio. A situação e a reação do urso surpreendem e o vídeo se torna uma experiência divertida que todos querem compartilhar.
Todos os vídeos que exploram essa capacidade viral de divulgação possuem características comuns. Veja:
1) Todos os vídeos de marketing viral transmitem emoções fortes. Eles sempre estão transmitindo situações de humor, amor, ódio, felicidade, tristeza, medo, compaixão, excitação, surpresa, etc. Exploram situações e ideias bobas ou ideias sublimes e de grande sabedoria. Marketing viral precisa ser 100% emoção.
2) Todos os vídeos possuem situações inesperadas ou surpreendentes. No exemplo do urso ficamos surpresos com a reação "humana" dele diante da pessoa que tenta levar seu peixe.
3) Os bons vídeos não precisam de diálogo para serem entendidos. Os melhores vídeos de marketing viral podem ser compreendidos por qualquer pessoa sem diferença de língua.
4) Os vídeos de marketing viral não estão preocupados com propaganda. Você encontrará o produto ou a marca da empresa no final do vídeo ou durante as situações em segundo plano. O foco estará sempre na história. O objetivo primário é transmitir uma boa história, uma experiência emocionante para quem assiste. A experiência deve ser interessante ao ponto da pessoa sentir vontade de divulgar isto para seus amigos e conhecidos.
Outras dicas importantes que você deve seguir para fazer seu próprio Marketing Viral
Não faça spam. Divulgue o link no YouTube e em outros sites que hospedam vídeos. Informe a novidade para donos de sites que costumam divulgar este tipo de vídeo, principalmente Blogs. Normalmente os editores destes sites têm interesse em divulgar conteúdo interessante. Converse com eles. Permita que o vídeo seja compartilhado. Colocando no YouTube você torna ele público e facilita a divulgação. Vale lembrar que não devem criar Virais que prejudiquem ou comprometam pessoas ou coisas. Tenham respeito ao criarem.
Veja outros exemplos:
Criado pela Sony. Milhões de bolinhas coloridas. Um vídeo emocional.
Você já viu cantores de RAP assim?
Diversos efeitos especiais
Depois do Photoshop não existe mulher feia. Propaganda da marca DOVE.
Aproveitando a ideia da Sony. Agora a ideia é vender uma bebida com sabor de frutas.
Abaixo, alguns dos passos para a elaboração do vídeo do OVNI de Araraquara:
O filme parece ter sido inspirado, como foi bem observado por Kentaro Mori, do site Ceticismo Aberto, em um vídeo de um disco voador filmado em agosto de 1997, no México, pois ambos são bem parecidos:
Neste caso, os dois vídeos apresentariam um suposto Disco Voador nas características abaixo:
O segundo vídeo da propaganda mostra uma outra situação: nele podemos ver dois discos sobrevoando o telhado de uma casa e um deles ainda arrasta um objeto(aparentemente, uma vaca! outros afirmam ser uma sonda!) para dentro da nave:
Mas sobre o OVNI de Araraquara, o terceiro vídeo da campanha ainda não foi ao ar, mas estamos no aguardo! É bom frizar que os produtores dos vídeos não agiram de má-fé. Apenas criaram uma campanha interessante, o que demonstra que o pessoal da agência possui duas ferramentas que são indispensáveis nesse tipo de negócio: inteligência e criatividade!
Portanto, o vídeo NÃO É REAL! Trata-se de parte de uma campanha para uma agência de publicidade!
Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS!Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem!
Sites Pesquisados:
Caçador de Mistérios - Urso Lutador
Caçador de Mistérios - O Retorno da Kombi Branca
YOU TUBE - OVNI Araraquara Original
YOU TUBE - OVNI Araraquara 2
YOU TUBE - UFO do México
UFO do México
Mundo Smash
Marketing Viral - NeoSite
E-Farsas
Ceticismo Aberto
OVNI em Londres
Há alguns dias, foi postado na internet uns vídeos que mostravam vários objetos sobrevoando os prédios em vários pontos de Londres. Serão reais? O fato é que assim como os demais mistérios postados na web, este alavancou milhares de notícias nos principais meios de comunicação e deixou muita gente impressionada.
Mas, e aí? Será verdade ou apenas mais uma fraude da internet? Entra em ação o Caçador de Mistérios!
No dia 24 de junho de 2011, um vídeo muito interessante foi postado no Youtube. Sob o nome de "UFOs Over London Friday 2011", o filme teve muitas visualizações e deixou muita gente preocupada.
A cena aconteceu próximo ao prédio da rádio BBC em Great Portland Street. Algumas pessoas olhando para o céu e apontando para várias luzes brancas que se mexiam por entre as nuvens. Vamos ver o vídeo abaixo:
O comentário, em inglês, que acompanha o vídeo diz:
"Demorou mais de uma semana para filmá-los, mas finalmente consegui fazer em um dia claro, eu mesmo poderia conseguir uma tomada mais próxima. Parece que atraiu a atenção da multidão quando apareceu. Alguém pode explicar o que diabos são aquelas luzes?"
Aqui, nesse outro vídeo postado um dia depois, podemos ver outras luzes pairando no ar, próximas à Tower Bridge – também em Londres.
Quem postou o vídeo no Youtube deu a entender que o fato teria ocorrido simultaneamente às aparições captadas em Great Portland Street.
Será que diante de dois registros tão bons como esses, finalmente temos em mãos a prova definitiva de que fomos visitados por seres de outros planetas?
Infelizmente, para os que querem acreditar, o vídeo é falso!
Em vários fóruns pesquisados foram encontradas provas de que o vídeo foi manipulado digitalmente.
Veja, no trecho abaixo, que os pontos luminosos não acompanham o chacoalhar da cena.
O vídeo pode ter sido foi feito sem a trepidação e o efeito foi adicionado depois. Acontece que as luzes (que também foram adicionadas depois) não conseguiram acompanhar o vídeo.
Isso pode ser confirmado no canal do HOAXKiller1 no Youtube. Lá, podemos ver uma série de evidências que provam que os ÓVNIS avistados em Londres são mesmo efeitos de computação gráfica.
O pessoal do HOAXKiller1 mostra que "Quando eles adicionaram o zoom falso, se esqueceram de editar a animação do movimento dos ÓVNIS. Se um objeto está se movendo para a esquerda, e o zoom da câmera para a direita, o objeto deve se mover mais rápido para a esquerda. Ele não deve se mover para trás, como mostrado no vídeo..."
Reparando bem o vídeo, podemos ver um trecho em que um dos pontos luminosos na frente do edifício quando, na verdade ele deveria sumir, pois estaria acima do prédio. Um erro grosseiro que põe por terra toda a teoria da invasão alienígena!
As pessoas presentes no vídeo também não convenceram os mais céticos. Podem muito bem estar olhando para o céu "no embalo" ou são atores.
O blog La Mentira Está Ahí Fuera destaca que um dos espectadores olha para a câmera em determinado ponto do filme e sorri. Segundo o Blog, o senhor se parece muito com o diretor de elenco Mike Smallwood (foto abaixo).
Caso você alguma vez tenha a única oportunidade de registrar uma invasão extraterrestre, qual seria a sua mais provável ação? Filmaria os objetos no céu ou ficaria filmando a reação das pessoas na calçada?
Eu ficaria com a primeira opção.
Se os vídeos não são reais, então do que se trata?
Seria uma campanha de marketing para o lançamento de algum produto?
Nos comentários do próprio vídeo "original" dos óvnis em Londres, alguns usuários apostam que isso faça parte de alguma campanha para divulgar a produtora de efeitos especiais Mill. Ganhadora de vários prêmios internacionais, a sede da Mill fica próxima de onde foram filmados os OVNIS!
No dia 29 de junho de 2011, a Mill publicou em seu blog um post sobre os vídeos.
É bom lembrar também que no dia 24 de junho é celebrado o Dia Mundial dos Óvnis. Foi nesse dia, em 1947, que oficialmente "nasceu" a ufologia.
A ideia está longe de ser nova!
Em julho de 2008, uma campanha de marketing semelhante foi feita em Londres, na época – segundo o blog Brainstorm9 – a montadora de veículos Vauxhall lançou o seu modelo Insignia no maior estilo do filme MIB, com direito a Óvni, seguranças vestidos de preto e tudo mais.
Portanto, trata-se de mais um viral, uma propaganda.
Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês!
Não esqueça de VOTAR para o Caçador de Mistérios no TOP BLOG 2011 hoje!
Para votar, clique aqui e valide seu voto em sua caixa de e-mail!
Até a próxima postagem!
Sites Pesquisados e Textos Originais:
AEIOU
Brainstorm9
Canal de Hoakkiller1
Os Verdes Tapes
Livres Pensadores
Óvni Hoje
The Mill Efeitos Especiais
La Mentira Está Ahí Fuera
La Verdad Está Oculta
E-Farsas
OVNI de Agudos
Nova repercussão na rede: um misterioso e incrível vídeo mostra o momento em que um suposto OVNI surge entre as nuvens do bairro de Agudos, que fica na cidade de Bauru, São Paulo. No vídeo, os cinegrafistas amadores filmam o exato momento em que o Disco Voador surge, gira, emite luzes numa explosão e começa a cair. Será uma prova concreta sobre OVNI's ou apenas mais uma fraude da internet? Entra em ação o Caçador de Mistérios!
No dia 24 de fevereiro de 2011, o Auxiliar Administrativo e usuário do Youtube Henrique Barduco(24 anos), residente em Lençóis Paulista, região de Bauru, publicou o vídeo abaixo. Nele podemos ver um estranho objeto sobrevoando os céus em algum ponto da Rodovia Marechal Rondon (SP-300) perto de Agudos, na região de Bauru – estado de São Paulo. Vamos assistir ao vídeo que virou "hit" na internet em pouquíssimos dias:
O cinegrafista do vídeo, soltando palavrões aos montes, não consegue esconder seu espanto ao filmar o estranho objeto atrás das nuvens.
Em certo momento da filmagem de apenas 1 minuto e 38 segundos, o UFO solta um clarão e começa a cair em direção ao chão.
No dia seguinte, vários blogs e sites se encarregaram de espalhar a história e assim o vídeo foi um dos mais vistos naquele dia.
Em entrevista à TV TEMHenrique explica que recebeu a gravação das imagens de um amigo, cujo nome ele mantém sob sigilo. "E esse meu amigo recebeu as imagens de uma outra pessoa por e-mail, que não sabemos quem é", conta.
Ele afirma que a decisão de postar o vídeo no You Tube foi meramente com a intenção de que as pessoas opinassem se o filme era verdadeiro ou não.
"Mas sinceramente, acho que não é. A maioria está opinando que é montagem, que é falso", conclui. O Auxiliar Administrativo não sabe dizer quando a imagem teria sido gravada.
Mas, será que o vídeo é real? Será que esta é uma prova concreta de que estamos sendo visitados por seres de outros planetas?
Infelizmente, para os que querem acreditar, tudo no vídeo é real, MENOS o Disco Voador!
O vídeo é FALSO! Trata-se de uma excelente montagem.
O mistério que mexia com a cabeça do povo da região e dos internautas foi resolvido no dia 28 de fevereiro (ontem). O vídeo não passou de uma campanha publicitária de uma empresa de embalagens que, por conta da característica intrínseca de velocidade da Internet, "vazou" de forma extremamente fugaz.
A empresa responsável pela campanha fica em Lençóis Paulista e se chama Atitude Media Box. O mote é a comercialização de embalagens de pizza - a cliente da campanha que causou todo o alvoroço - e, simultaneamente, o ramo publicitário, uma vez que tais caixas trazem campanhas de marketing de diferentes produtos. Foi exatamente para divulgar a marca que surgiu o vídeo polêmico e misterioso.
Os protagonistas do vídeo, que antes eram somente duas vozes masculinas, ganharam rostos. O "cinegrafista" é o designer 3D e editor de vídeo André Angélico. Já o "motorista", que no vídeo é chamado de "medroso" pela pressa em ir embora, é o criador de layout Jônata Evangelista.
"Nossa intenção era fazer uma campanha viral. Não podemos revelar muito sobre qual seria a linha que seguiria, porém, seria algo falando da expansão da marca e de como ela chegou para ficar", aponta André Angélico.
Fazendo uma rápida memória, as campanhas ou Marketings Virais são estratégias de divulgação que tentam explorar as redes sociais para a proliferação da marca. Assim como o vídeo do suposto OVNI, dificilmente o produto ou serviço fica em evidência. O mesmo ocorre com a própria finalidade de propaganda, o que geralmente é camuflada. Em linhas básicas, geralmente é um vídeo ou texto passado por meio da rede de computadores de uma pessoa a outra de forma incessante, como uma verdadeira epidemia, o que caracteriza a denominação "viral".
Entretanto, segundo os autores, o vídeo ainda nem estava pronto, o que justifica a ausência total de qualquer item que aponte à marca das embalagens de pizza. "Havia umas cinco ou seis pessoas que sabiam da nossa campanha e do que estávamos fazendo. Como lançaríamos isso regionalmente, não queríamos que as pessoas nos reconhecessem, justamente para não diminuir o efeito de realidade que queríamos passar", afirma André.
Trunfo na casualidade
Pelo mesmo motivo de evitar qualquer reconhecimento, apesar de a empresa ser lençoense, o local escolhido para as filmagens foi Agudos. "Queríamos disfarçar ao máximo que fomos nós que fizemos o vídeo. Por isso, não fizemos em Lençóis. Queríamos evitar que alguém reconhecesse a voz ou outro detalhe", aponta André.
O tom casual também foi proposital para dar esse efeito de veracidade, o que funcionou bem, visto que muitas pessoas ficaram impressionadas com o vídeo. "Utilizamos uma câmera de qualidade e resolução mediana. A imagem de gravação era melhor do que essa que vocês viram. Mas nós pioramos a qualidade justamente para dar esse ar de informal, de casual", completa.
Verdadeiro o vídeo não é. Contudo, certamente o objetivo da campanha foi atingido. "Não imaginávamos essa repercussão toda. Era para ser algo local ou regional e acabou virando uma história nacional", conclui o design, editor de vídeo e agora "ator" André Angélico.
Repercussão nacional
Não foi somente na imprensa local que o vídeo misterioso repercutiu. Além de jornais e emissoras de televisão e rádio do Interior, o fato ganhou destaque em veículos de comunicação de abrangência nacional. Veja abaixo algumas reportagens sobre o viral:
Os portais virtuais UOL e G1 trouxeram o vídeo e ainda relacionaram com a história do tremor. Já anteontem, a gravação foi destaque no programa global Fantástico, no quadro Detetive Virtual. Na ocasião, foi confirmado o que muitos sites e estudiosos já haviam divulgado: a presença de edição gráfica nas filmagens.
Análises Realizadas
Aliás, essa é uma excelente câmera, a julgar pela qualidade do filme e pelo enorme zoom que ela proporciona.
- Uma rápida análise no vídeo mostra que, por uma pequena falha na edição, aos 0:39 em um segundo do filme o OVNI desaparece. Veja:
Um Segundo antes do caminhão passar na frente das nuvens o objeto some da tela.
Essa única falha estragou todo o excelente trabalho de edição que pode ser feito com softwares de edição de vídeo como o After Effects.
De acordo com a matéria publicada no dia 26 de fevereiro no Jornal da Cidade de Bauru, o professor e pesquisador de imagens Willians Balan, da Universidade Estadual Paulista – UNESP – afirma que ao 1 minuto e 12 segundos do filminho, as luzes começam a aparecer na frente da nuvem e devido à sua densidade, as luzes não se comportariam dessa forma.
Ainda, segundo Balan, ao se ampliar a imagem, ela fica toda quadriculada (pixealização). "O mesmo não ocorre na área próxima ao suposto objeto, a pessoa pode ter feito a edição para melhorá-la", completou ele.
Seja como for, o vídeo ficou muito bem feito.
Voltando alguns dias, em 8 de fevereiro, moradores de 7 cidades da região Centro-Oeste de São Paulo, incluindo a zona rural, ouviram uma grande explosão – seguida de um tremor de terra. Segundo a redação da TV TEM, os departamentos de sismologia da Universidade de Brasília e da USP, de São Paulo, descartaram que tenha havido tremores de terra, no estado de São Paulo, na terça.
Poderia ser um enorme trovão? Muito provável, já que o dia estava muito nublado.
O Tremor de Terra
Segundo André Angélico, a campanha publicitária já estava sendo desenvolvida há algum tempo, porém, o tremor misterioso que afetou a região no começo do mês serviu de inspiração e mais motivação para a história.
"Queríamos trabalhar com essa ideia de que a marca era algo que estava em expansão e com relação a esse lance espacial, extraterrestre. Mas, tínhamos medo que fosse algo bobo. Quando saiu a história do tremor e toda a repercussão, vimos que a população ainda se importava com isso. Vimos que era algo a ser bem explorado", remete.
Tal fenômeno ocorreu no último dia 8, quando um tremor precedido de um forte estrondo foi sentido em várias cidades, como Bauru, Lençóis Paulista, Pederneiras, Boracéia e, principalmente, Agudos e Borebi. Várias hipóteses foram levantadas: terremoto, avião rompendo a barreira do som ou fenômeno atmosférico. Todas foram descartadas.
Com a divulgação do vídeo, a provável visita extraterrestre como motivo do fenômeno foi cotada entre os mais crédulos, todavia, agora, com a descoberta da história real, ela também passa a ser descartada. A causa mais provável para o estrondo foi apontada pelo astronauta bauruense Marcos Pontes. De acordo com ele, o fenômeno poderia ter sido ocasionado por um meteorito que explodiu ao entrar em contato com a atmosfera - o que explicaria a ausência de uma cratera no solo. A hipótese ganhou força por vários relatos da população de que haviam avistado um clarão no céu.
Não
foi somente a população que foi iludida com o vídeo do suposto OVNI. O
próprio chefe da empresa que desenvolveu a campanha viral também "caiu
na onda".
"Era algo meio sigiloso. Mandamos para algumas pessoas justamente para ver se elas nos reconheciam ou não. É engraçado que o nosso próprio chefe acabou sendo enganado. Sorte que aqui fazemos muitas brincadeiras e não houve maiores problemas com ele", conta André Angélico.
Segundo ele, foi exatamente nesse momento de enviar para algumas pessoas que o vídeo acabou "vazando" pela Internet. "Não achávamos que as pessoas repassariam com tanta facilidade e agilidade como foi. Somente queríamos testar para ver como seria a reação e se não seríamos descobertos. Ainda iríamos finalizar (o vídeo)".
Em relação ao frame passado aos 39 segundos, quando o OVNI desaparece e que foi decisivo para apontar que houve edição na filmagem, o design e editor afirma que foi um "presentinho". "Nossa intenção era justamente lançar uma caça ao tesouro. Era fazer com que as pessoas ficassem se perguntando se aquilo era real ou não e investigar. Assim, passariam para as outras. Tem mais alguns presentinhos lá que ainda ninguém descobriu", conta André, em tom tão misterioso quanto o vídeo polêmico.
Questionado sobre o fato ter sido visto por alguns como contravenção penal, artigo previsto em lei por incitar algum tipo de pânico coletivo, o autor não pensa nessa possibilidade. "Nossa ideia era apenas divulgar a marca e divertir os internautas. Nunca achávamos que teria essa repercussão".
Portanto, vídeo FALSO! Trata-se de um Marketing Viral. E você leitor? Já encontrou os outros "presentinhos" escondidos no vídeo? Assista novamente, investigue e poste nos comentários suas descobertas!
Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem! Lembrem-se: o próximo assunto pode ser a sua dúvida!
Sites Pesquisados e Textos Originais:
Rodovia Marechal Rondon
Canal de Henrique Barduco
TV TEM - Tremor de Terra em Bauru
TV TEM - Ufólogo se Pronuncia sobre o Vídeo
Jornal de Bauru
Atitude Media Box
E-Farsas
Fórum Aberto
Rede Bom Dia
JC Net
94FM
"Era algo meio sigiloso. Mandamos para algumas pessoas justamente para ver se elas nos reconheciam ou não. É engraçado que o nosso próprio chefe acabou sendo enganado. Sorte que aqui fazemos muitas brincadeiras e não houve maiores problemas com ele", conta André Angélico.
Segundo ele, foi exatamente nesse momento de enviar para algumas pessoas que o vídeo acabou "vazando" pela Internet. "Não achávamos que as pessoas repassariam com tanta facilidade e agilidade como foi. Somente queríamos testar para ver como seria a reação e se não seríamos descobertos. Ainda iríamos finalizar (o vídeo)".
Em relação ao frame passado aos 39 segundos, quando o OVNI desaparece e que foi decisivo para apontar que houve edição na filmagem, o design e editor afirma que foi um "presentinho". "Nossa intenção era justamente lançar uma caça ao tesouro. Era fazer com que as pessoas ficassem se perguntando se aquilo era real ou não e investigar. Assim, passariam para as outras. Tem mais alguns presentinhos lá que ainda ninguém descobriu", conta André, em tom tão misterioso quanto o vídeo polêmico.
Questionado sobre o fato ter sido visto por alguns como contravenção penal, artigo previsto em lei por incitar algum tipo de pânico coletivo, o autor não pensa nessa possibilidade. "Nossa ideia era apenas divulgar a marca e divertir os internautas. Nunca achávamos que teria essa repercussão".
Portanto, vídeo FALSO! Trata-se de um Marketing Viral. E você leitor? Já encontrou os outros "presentinhos" escondidos no vídeo? Assista novamente, investigue e poste nos comentários suas descobertas!
Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem! Lembrem-se: o próximo assunto pode ser a sua dúvida!
Sites Pesquisados e Textos Originais:
Rodovia Marechal Rondon
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TV TEM - Tremor de Terra em Bauru
TV TEM - Ufólogo se Pronuncia sobre o Vídeo
Jornal de Bauru
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