Blog

Blog

1 de ago. de 2012

Por onde andaram eles?... Saiba agora!


Por onde andaram? 

Dois posts não foram suficientes para falar de todos os jogadores que a gente nem imaginava que tinham jogado em determinados clubes. Por isso, aqui vai a terceira parte desta série.

Zé Roberto no Real Madrid

Após o vice do Brasileirão com a Lusa em 1996, Zé Roberto foi vendido ao Real Madrid por cerca de 6 milhões de reais, o maior valor pago por um lateral esquerdo (sim, Zé Roberto iniciou a carreira como lateral esquerdo) do futebol brasileiro até então. Zé jogou apenas 15 partidas pelo Real, não marcou gols e nem se destacou.

Javier Zanetti no Banfield



Eterno capitão da Inter e da Seleção Argentina, Zanetti é sempre lembrado vestindo uma dessas duas camisas. Mas, antes de se transferir para a Inter, ele jogou no Banfield de 1993 a 1995.

Romário no Al Sadd, Miami e Adelaide


Certamente você se acostumou com o peixe vestindo as camisas dos clubes cariocas e/ou da seleção brasileira. Mas antes de Romário utilizar o terno e gravata de deputado, ele resolveu ser andarilho e jogou pelo Adelaide da Austrália, Al Sadd do Qatar e Miami FC dos Estados Unidos.

Abaixo, gols do baixinho na Terra do Tio Sam:


Forlán no Manchester United

Em homenagem ao craque uruguaio que voltou a vestir uma camisa vermelha neste final de semana, a do Inter de Porto Alegre, Forlán está na nossa lista. Essa muita gente sabe, mas também muitos esquecem. Antes de brilhar na Copa do Mundo e no futebol espanhol, Forlán se destacou no Independiente da Argentina, de onde saiu diretamente para o Red Devils em 2002, por 6,9 milhões de euros.
Abaixo, todos os 17 gols de Forlán com a camisa do United.


Marta no Vasco


A maior jogadora brasileira de todos os tempos iniciou a carreira profissional no Vasco, em 2000. Marta foi eleita a melhor jogadora do mundo por cinco vezes consecutivas, algo nunca alcançado antes, nem no futebol masculino. Hoje ela atua pelo Tyreso FF, da Suécia, país que valoriza bastante o futebol feminino.

Zé Love no Grêmio


Zé Eduardo, o Zé Love, passou pelo Grêmio em 2008 e não deixou saudades, como de costume.
Após passagem pelo Grêmio, Zé Eduardo ainda rodou por diversos clubes, até chegar ao Santos, onde viveu boa fase e conseguiu ser vendido ao Genoa-ITA por 5,4 milhões de euros.

Não encontramos gols de Zé Love com a camisa do Tricolor Gaúcho, mas segue um golaço dele com a camisa santista

Henry na Juventus


Thierry Henry, ídolo dos Gunners, da Seleção Francesa e um dos grandes nomes do futebol mundial na última década, passou pela Juve antes de ir para Londres fazer sucesso no Arsenal. Ele foi vendido pelo Mônaco, onde se destacou no início da carreira, por 10,5 milhões de Libras em janeiro de 1999. Mas no time italiano não rendeu o esperado e foi repassado ao Arsenal na temporada seguinte.

Abaixo, um gol de Henry num clássico italiano, Juventus x Lazio

Lampard no West Ham


O maior ídolo da história do Chelsea, ao contrário do que muitos pensam, não foi criado nos Blues. Ele cresceu no West Ham, clube que seu pai era membro da comissão técnica. Teve seu valor discutido por isso, mas a proposta do Chelsea em junho de 2001 veio para mudar essa história. Frank Lampard foi vendido por 11 milhões de libras e tornou-se o principal jogador do time de Stamford Bridge. Em 2005 foi eleito o 2º melhor jogador do mundo pela FIFA.

Abaixo uma cena curiosa de Lampard com a camisa dos Hammers, ele “briga” com o companheiro de equipe para cobrar um pênalti.

Edmundo e Batigol na Fiorentina


Essa muita gente lembra, mas a intenção é justamente essa, relembrar essa dupla histórica da Fiorentina, Animal e Batigol. Dois grandes ídolos da década passada.
Após o título vascaíno da Libertadores em 1997, Edmundo foi vendido à Viola, como é conhecida a Fiorentina, por 9 milhões de dólares. Além de Batistuta, também tinha como companheiro de equipe o meia português Rui Costa. Em 1998 e 1999, para variar, brigou com time, treinador, dirigentes e torcida. O que desencadeou sua saída, retornando ao Vasco da Gama.
Gabriel Batistuta saiu do Boca para a Fiorentina em 1991, e permaneceu no time italiano até 2000, onde virou ídolo.

Abaixo, esses dois craques jogam juntos, claro que tem lindas jogadas e golaços

Abuda no Wolfsburg


Para provar a loucura do mercado europeu, temos aqui o, na época, jovem jogador revelado pelo Corinthians, sendo contratado por um grande clube alemão. O contrato do jogador se encerrou em 2005 com o Timão, e ele assinou com o Wolfsburg.

Abaixo, um gol do Abuda no Vasco, último grande em que jogou.



Loco Abreu no Grêmio



Você certamente conhece Loco Abreu pela boa passagem que teve pelo Botafogo, pelo recente sucesso do jogador na seleção uruguaia e pelas suas cortadas nos repórteres. Você também deve ter se acostumado com as longas madeixas e barbas de Loco. Porém, ele nem sempre foi assim e nem era chamado por esse apelido. Antes de brilhar no time carioca e fazer sucesso na seleção de seu país, Sebastian Abreu, como se chama e era reconhecido na época, foi emprestado ao tricolor gaúcho em 1998, onde jogou ao lado de Ronaldinho Gaúcho. O atual atacante do Figueirense teve passagem discreta na primeira vez que jogou no futebol brasileiro, marcando apenas 1 gol em 7 jogos disputados com a camisa tricolor.
Veja o gol marcado de “Sebastian Abreu” no Grêmio e o que ele falou em 2010 sobre seu ex clube.



Dedé no Fluminense



A torcida vascaína hoje idolatra o zagueiro Dedé, que é considerado um dos maiores ídolos do atual elenco do Vasco da Gama e um dos melhores em sua posição no Brasil. Mas, não fosse um ato de indisciplina, como ele mesmo assumiu no vídeo abaixo, Dedé poderia ter se tornado um grande ídolo do rival Fluminense. E mais, poderia ter formado zaga com ninguém menos que Thiago Silva. Já imaginou Thiago Silva e Dedé juntos? A torcida tricolor iria à loucura. Sorte dos cruzmaltinos, que devem estar agradecendo aos céus pela indisciplina do “mito”.


Deco no CSA



Quando as pessoas pensam no início da carreira de Deco antes dele ser naturalizado português acham que ele começou no Corinthians, fez um pequeno sucesso no Parque São Jorge e depois foi transferido para o Porto de Portugal, onde fez muito sucesso, foi campeão da Champions League e vice da Eurocopa. Correto? Não. O atual meiocampista do Fluminense iniciou sim a sua carreira no Corinthians. Entretanto, antes de ir para o Velho Continente, jogou no CSA do Alagoas, onde atuou ao lado de Adriano Gabiru, e aí sim transferiu-se para Portugal. Também engana-se quem pensa que Deco foi direto para o Porto. Antes de fazer sucesso em Portugal, ele jogou no rival Benfica, foi emprestado para Alverca e Salgueiros e só depois foi contratado pelo Porto. Quis o destino que Deco reencontrasse o seu ex companheiro de clube na final do Mundial Interclubes em 2006.


Petkovic no Real Madrid



E você aí achando que a carreira de Pet era assim: “um time qualquer do país dele, Vitórias e vários times do Rio de Janeiro”. Não, não. Dejan Petkovic já jogou no todo poderoso Real Madrid, após chamar atenção no Estrela Vermelha, clube sérvio (na época, iuguslavo). No time madrilenho, Pet não teve muitas oportunidades e foi envolvido em vários empréstimos. Um desses empréstimos foi para o Vitória da Bahia, onde começou a sua história no futebol brasileiro.
Infelizmente não temos vídeos de Pet com a camisa do Real. Então, aqui vai um Top 10 com os gols do sérvio.



Juan no Arsenal



Muita gente se surpreende quando descobre que o lateral esquerdo Juan jogou no Arsenal. Mais ainda quando descobre que não foi uma passagem rápida. Ele jogou por três anos no clube inglês, não era titular, mas conquistou o Campeonato Inglês 2001/02, a Copa da Inglaterra da mesma temporada e as Supercopas da Inglaterra de 2002 e 2004.




Terry no Notthingham Forest



Muita gente pensa que a carreira de Terry é mais ou menos assim: “surgiu no Chelsea, cresceu no Chelsea, foi campeão com o Chelsea, furou o olho de seu amigo Wayne Bridge e vai se aposentar no Chelsea.” Foi mais ou menos assim mesmo, mas houve um pequeno empréstimo ao Notthingham Forest.


Você vai se surpreender novamente

Depois do sucesso do primeiro post com passagens que você nem imaginava de alguns jogadores, trouxemos ainda mais surpresas para você.
Confira. Se lembrar de mais algum nome, comente. Se não surpreender com nada nessa lista, você realmente é uma enciclopédia do futebol e pode nos enviar o seu currículo.


César Prates no Real Madrid


Essa foi pesada hein?!?! César Prates era do Internacional e foi vendido ao clube madrilenho em 1996. Prates nunca jogou no time titular, atuou apenas pela equipe B e foi emprestado consecutivamente.

Mesmo sem fazer sucesso no Real, ele conseguiu ser um grande ídolo de um time do futebol europeu. Trata-se do Sporting de Portugal, time pelo qual conquistou o Campeonato Português, encerrando um jejum de 18 anos do clube alviverde.
Veja como ele é ídolo no Sporting:



Ramires no Joinville



Muita gente acha que o jogador brasileiro mais importante em um grande clube do futebol europeu – e cover do rapaz do “Para Nossa Alegria” – surgiu nas categorias de base do Cruzeiro. Nada disso. O time da capital mineira adquiriu o jogador por míseros 350 mil reais em 2007. Um baita negócio, tendo em vista que ele foi vendido dois anos depois por 7,5 milhões de euros para o Benfica. O clube português também fez um excelente negócio, pois, apenas 1 ano depois, o Chelsea contratou Ramires por 19 milhões de euros.
Ramires foi fundamental na conquista inédita da Champions League pelo Chelsea, mas desde os tempos de Joinville joga muita bola:



Verón na Sampdoria



La Brujita teve uma longa passagem pela Europa. Os principais clubes até que nós lembramos com facilidade: Inter, Chelsea, Manchester United e Lazio. Mas ele passou pela queridíssima “Samp”, entre os anos de 1996 e 1998 e de lá partiu para o Parma, de onde saiu para ser campeão italiano na Lazio, em 2000.
Abaixo, Verón atuando com a camisa da Sampdoria e marcando belos gols:



Sorín em vários times europeus



Quando lembramos do ex lateral esquerdo Sorín, pensamos nele com a camisa da seleção argentina ou com a do Cruzeiro ou com a do River Plate. Se fizermos uma grande força, até podemos pensar no argentino com a camisa do Villareal, clube pelo qual foi vice campeão da Champions League. Mas Sorín jogou em vários clubes no Velho Continente que você provavelmente não lembrava, como Barcelona, PSG, Hamburgo e Juventus. Esse último, Sorín jogou em 1996, quando ainda nem tinha cabelo grande.



Paulo Baier no Vasco



Quando você pensa em Paulo Baier, certamente pensa nele com as camisas do Goiás, Atlético Paranaense e Criciúma. Se fizer um esforço, talvez, lembre dele com as camisas do Atlético Mineiro e Botafogo. Talvez você lembre dele na péssima passagem que teve pelo Palmeiras. Mas com a camisa do Vasco, será que você é capaz de lembrar? Paulo Baier fez parte, por pouco tempo, daquele grande elenco vascaíno do final da década de 90. Ele atuou em 13 jogos e fez apenas um gol em 1999. Veja:



Roberto Carlos na Inter de Milão



Roberto Carlos começou no União São João, fez sucesso naquele incrível time do Palmeiras de 1993 e 1994 e transferiu-se para a Europa em 1995. Mas não, ele não foi direto para o Real Madrid. Antes de chegar no clube espanhol, onde tornou-se um dos maiores ídolos da história do Real, Roberto Carlos passou pela Inter de Milão.
Abaixo, os  gols do brasileiro com a camisa ambrosiana.



Catanha na Seleção Espanhola



A torcida atleticana lembra-se muito bem de Henrique Guedes da Silva, o Catanha, que fez parte do time rebaixado de 2005. O jogador atuou no futebol espanhol por oito temporadas, onde foi artilheiro e se naturalizou. Catanha foi convocado em setembro de 2000 para vestir a camisa “roja”, e jogou três partidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, contra Israel, Austria e Holanda. Não marcou e também não foi lembrado novamente. De qualquer forma, Catanha pode falar que atuou pela “Furia”, isso ninguém tira dele.
Seguem alguns gols de Catanha com a camisa do Celta de Vigo:



Piqué no Manchester United



Piqué hoje é um dos melhores zagueiros do mundo. Ele faz parte da seleção espanhola campeã do mundo em 2010 e campeã européia de 2012, e de um dos elencos mais vitoriosos da história recente do futebol mundial: o Barcelona. Por ser oriundo das categorias de base do clube catalão, as pessoas acham que a história dele se resume exclusivamente ao Barcelona. Porém, Piqué foi vendido ao Manchester United antes mesmo de se tornar profissional.
Nos “Reds”, Piqué não teve muitas oportunidades e foi emprestado ao Zaragoza na temporada 2006-07. Teve boas atuações no clube espanhol, retornou ao Manchester, mas novamente não teve maiores chances e voltou ao Barça na temporada 2008-09, para ser titular, campeão, e se firmar na seleção espanhola.



Bergkamp na Inter



Dennis Bergkamp, um dos jogadores mais geniais da história do futebol, iniciou a carreira no Ajax, se destacou e foi vendido para a Inter de Milão por cerca de 20 milhões de euros. Isso em 1993!!! Bergkamp não decepcionou na Inter, apesar do pouco tempo de clube. Em 1995 transferiu-se para o Arsenal, onde foi ídolo e conquistou vários títulos, dentre eles a Premier League (1999-00, 2001-02 e 2003-04, esse último de forma invicta). Nos “Gunners”, Bergkamp ganhou o apelido “the iceman” (O homem de gelo), devido a sua frieza e capacidade de concentração em campo.
Abaixo, todos os gols de Bergkamp com a camisa “nerazzuri”.