Blog

Blog

2 de ago. de 2012

UFO em baixa altitude na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres?




 UFO em baixa altitude na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres?

Tentativa de ampliação do polêmico objeto

Vídeo tomou conta dos bastidores no 

sábado


É correto dizer que o assunto UFO, inegavelmente, faz parte de grande contingente da população terrestre. As pesquisas de opinião confirmam esta afirmativa. Também sabemos que o tema, quando veiculado na mídia, sempre atrai audiência acima da média. Igualmente, concordamos que a Internet contribuiu sobremaneira para a popularização do tópico alienígena - e para sua difusão, às vezes, nem tão agradável. É interessante como em certas ocasiões parece muito mais simples, rápido e cômodo se apontar para qualquer imagem ou ocorrência como sendo de origem ufológica (leia-se extraterrestre), ao invés de respirar um pouco antes, investigar o mínimo desejável e somente depois emitir, postar ou veicular as supostas informações.

Desde a noite de sexta-feira (27), os olhares do mundo se voltam para a XXX Olimpíada, em Londres, e logo de cara, já na abertura, alguns vídeos de alegados "UFOs" explodiram junto com os fogos de artifício do mega evento planetário pela rede. Seria, segundo alguns, a confirmação de predições realizadas no mês passado - desmentidas logo depois pelo próprio pesquisador envolvido, pois tratava-se somente de mais um hoax sensacionalista.

O vídeo mais comentado, sem dúvida, é o que supostamente teria flagrado um objeto não identificado exatamente durante a queima de fogos e bem acima do Parque Olímpico de Londres, ou seja, teria de estar obrigatoriamente a poucas dezenas de metros das 60 mil pessoas ali presentes, mais outras centenas de milhares pelas redondezas e bilhões de expectadores ao redor do globo, assistindo ao vivo o evento! Será que toda a massa o viu, então?

Assista-o, originalmente com transmissão da Telegraph TV:



Fonte do vídeo: 


Seria, finalmente, a prova cabal necessária para o fim todos os nossos problemas, ao longo de 65 anos de pesquisas ufológicas? Definitivamente, não!

Investigação simples, mas "cirúrgica"

Inicialmente, é bom esclarecer que o foco das câmeras está na queima de fogos e não no alegado objeto (mais distante e acima), fato que o tira de qualquer possibilidade de algum zoom em boa resolução, que o enquadre realmente como seja fisicamente. Ao ser "subido" ao famoso site de vídeos Youtube, perde ainda mais qualidade - cerca de 10% a cada novo upload -, comprometendo a avaliação técnica e produzindo efeitos que iludem. Então, descartamos este processo. 

Assistindo com calma a filmagem, o objeto move-se em baixa velocidade, constante e retilínea, como uma aeronave convencional com estas características.
 


Aos 16 segundos

Aos 30 segundos

Um minuto e 11 segundos

Um minuto e 51 segundos


parece claramente uma aeronave e, por conseguinte, bem terrestre. Mas de que tipo, e como comprovar esta hipótese? Bem, vários aparelhos voadores costumam acompanhar grandes eventos, como helicópteros de TVs, drones (de controle remoto), entre outros, e um artefato bem conhecido dos brasileiros nos clássicos de futebol: o dirigível!

"El Blimp"

Partindo desta premissa, fomos então em busca das evidências. Haveria algum dirigível [Dirigible, airship, blimp] cobrindo as Olimpíadas de Londres? A resposta é sim. A rede de TV NBC contratou a Goodyear para fornecer imagens aéreas de sua cobertura dos Jogos Olímpicos, como é possível verificar nesta notícia no próprio site da fabricante de pneus, que também aluga seu Goodyear Blimpclicando aqui. Ampliando um pouco mais a busca, encontramos uma foto do dirigível em ação, na tarde do dia 27 de julho, poucas horas antes da abertura oficial dos jogos mundiais, sobrevoando justamente o Parque Olímpico.
 

O blimp da Goodyear sobre o Parque Olímpico, na tarde do dia 27, em testes finais para a transmissão aérea das Olimpíadas para a NBC. Acesse a foto original no Facebook do setor de blimps da empresa, clicando aqui
Também foi fotografado durante a noite

Em outra foto noturna

Carinhosamente batizado de Spirit of Safety [Espírito da Segurança], foi ele o responsável pelo erro de interpretação dos mais afoitos, e comprovamos através de outros vídeos, gravados de dentro da casa de telespectadores, a partir da exibição na tela da TV, nos dando o detalhe que faltava do close no dirigível:

Logo no início da cena

Detalhe: o close perfeito

Assista-os:


Fonte do vídeo: 


Fonte do vídeo:


E aqui, uma sequência captada nas ruas próximas: 


Fonte do vídeo: 




Clicando-se aqui, temos mais fotos divulgadas no próprio site do blimp da Goodyear naquela noite e na de sábado, para sanarmos de vez qualquer resquício de dúvida que porventura ainda existisse. Novamente, nos convencemos de que, muitas vezes, é bem mais fácil gritar "UFO!" sem se dar ao trabalho de averiguar nada, e a credibilidade da pesquisa séria que se vire com essas verdadeiras "bombas"... 

Abaixo outra filmagem do dirigível, totalmente discernível: 


Fonte do vídeo: 


Um resumo das imagens realizado pela reconhecida pesquisadora mexicana Ana Luisa Cid: 


Fonte do vídeo: