Blog

Blog

18 de set. de 2012

25 brasileiros importantes da história do Brasil!...



Parte I


José Bonifácio de Andrada e Silva
Tiradentes
Bento Gonçalves
Raposo Tavares
Filipe Camarão


José Bonifácio de Andrada e Silva 
(Santos, SP 13-07-1763 – Niterói, RJ 06-04-1838)




Patriarca da independência do Brasil



Cientista e professor de literatura, José foi o estadista mais importante do Brasil. Eu organizei um projeto nacional que incluiu nacional liberdade, a abolição da escravidão, reformas agrícolas e integração dos índios. Ele foi o arquiteto da fundação e consolidação do Império brasileiro.

Tiradentes 

(São José del Rei, MG 1746 – Rio de Janeiro, RJ 21-04-1792)



Mártir da independência



Líder da Conspiração Mineiro em 1789, segundo o tenente Joaquim José da Silva Xavier fez história como um precursor idealista da independência do Brasil. A Coroa Português condenada a executar e desmembrá-lo.


Bento Gonçalves
(Triunfo, RS 23-09-1788 – Pedras Brancas, RS 18-07-1847)



Líder da Revolução Farroupilha




Durante os dez anos da Guerra dos Farrapos (! 835-1845) contra o Império, Bento Gonçalves era um estrategista militar e presidente da República de Piratini, fundada pelos revolucionários. Eu aceitei a presidência, mas nunca foi entusiasta para separar o Rio Grande do Sul Brasil.
Raposo Tavares
(Beja de São Miguel (POR) 1598 – São Paulo, SP 1658)





  1. Definidor das fronteiras brasileiras




Eu era um bandeirante polêmica (Pioneer), lutando contra os territórios conquistando espanhóis e holandeses no sul. Seu épico foi o fato de Fronteira Bandeira, em 1647, que durou 10 mil km de São Paulo ao Pará, definindo as linhas de fronteira do Brasil.



Filipe Camarão
(Capitania do Rio Grande 1600 – Recife, PE 1648)




Líder da guerrilha indígena




Tendo o Poti nome, eu era membro da tribo indígena Potiguar. Ele converteu-se ao cristianismo, e recebeu o nome de Antonio Filipe pelos jesuítas que o educou, como uma homenagem a Felipe IV, rei de Espanha. Ele liderou as suas tropas na batalha contra os invasores holandeses. Ele liderou os guerrilheiros em Pernambuco e Paraíba. Ele recebeu o título de 'Sol' após a primeira batalha de Guarapes (1648).


Por Dr. Adriano Antoine Robbesom


Parte - II


Floriano Peixoto
Frei Caneca
Plácido de Castro
Princess Isabel
Ajuricaba


Floriano Peixoto 
(Ipioca, AL 30-04-1839 – Barra Mansa, RJ 29-06-1895)


Consolidador da República


Filho de camponeses, Floriano fez carreira no Exército de soldado para Marshall. Ele se tornou presidente, defendendo os interesses nacionais e do povo brasileiro. Sua principal fato foi romper as tentativas de restaurar o Império, e consolidar a República.


Frei Caneca 
(Recife, PE 1779 – Recife, PE 13-01-1825)



Ideólogo da república


Ele era um pai carmelita, intelectual e lutador, e acima de tudo, um republicano liberal. Eu participei na Revolução Pernambucana em 1817 e liderou a Confederação do Equador, em 1824. Ele foi condenado à forca, mas foi fusilladed após a recusa dos carrascos para enforcá-lo.
Plácido de Castro
(São Gabriel, RS 09-12-1873 – Benfica, AC 09-08-1908)


Líder da Conquista do Acre


Eu me mudei do Sul do Brasil para o Acre, onde liderei os plantadores de borracha, derramamento de sangue e suor, para incorporar no Território do Brasil Acre. Sua ação defendendo abriu uma frente diplomática para o Brasil, para negociar o Tratado de Petrópolis com a Bolívia em 1902.
Princess Isabel
(Rio de Janeiro, RJ 29-07-1846 – Normandia (FRA) 14-11-1921)


Salvador


Durante sua primeira regência do Império, para substituir seu pai imperador Pedro II, que estava viajando para fora do país, ela sancionou a "Lei do Ventre Livre" que fez o recém-nascido de escravos livres. Durante sua regência terceiro, ela sancionou a "Lei Áurea", que já foi aprovado pelo parlamento, e fez a final inevitável à escravidão.
Ajuricaba
(Amazonas 18th century – Pará 18th century)


Herói da resistência indígena


Príncipe do Manaus, uma tribo amazônica, transformaram-se como o símbolo da resistência dos índios contra a repressão colonial. Eu nunca aceitou a ocupação Português e conduziu ataques de guerrilha contra os comerciantes de escravos. Quando capturado, eu se jogou em um rio e se tornou uma lenda.
Por Dr. Adriano Antoine Robbesom