Blog

Blog

29 de set. de 2012

A Mensagem do Mito


Trechos extraídos de “a mensagem do mito”, primeira parte do documentário “O Poder do Mito” de Joseph Campbell
Campbell fala sobre a experiência da vida e o sofrimento causado por uma existência temporal. Campbell cruza perspectivas de diferentes culturas para ilustrar nossa busca pela percepção do aspecto divino de nós mesmos e da realidade.
O documentário completo é bastante rico e interessante e está disponível para download ao fim do post.
“Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivos.”
(JOSEPH CAMPBELL)
>
>
Atualização (03/05/12)
Na segunda parte do documentário, “A Saga do Herói”, ao ser indagado por Bill Moyers sobre o que é a consciência, Campbell nos dá a seguinte perpectiva.
>

>
Muito provavelmente a “Joseph Cambel Foundation” irá tirar esses vídeos do ar no dia que tomar consciência deles,
então vale a pena baixar essa magnífica aula completa e ter para sempre no seu computador  (download via TORRENT)
Partilhamos do sentimento que a educação deve ser de graça para todos.



O Poder do Mito

1990
Documentário com Joseph Campbell
Legendado PT – BR>

O Poder do Mito é o fruto de uma série de conversas mantidas entre Joseph Campbell e o destacado jornalista Bill Moyers, numa brilhante combinação de sabedoria e humor. O casamento, os nascimentos virginais, a trajetória do herói, o sacrifício ritual e até os personagens heróicos do filme Guerra nas Estrelas são aqui tratados de modo original. Campbell afirmava que os mitos passados nos ajudam a compreender o presente e a nós mesmos.