Blog

Blog

29 de set. de 2012

Em sua viagem pelo Brasil, conheça Mato Grosso




     Hino Nacional do Brasil [Oficial + Legenda]




     HINO DE MATO GROSSO



CUIABÁ
Capital do Mato Grosso


Todas as capitais brasileiras

Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI), Vitória (ES)

Cuiabá foi fundada por bandeirantes (pioneiros brasileiros e caçadores homem) quando descobriram minas de ouro. A descoberta atraiu muitos migrantes a Cuiabá no século XVIII. O centro histórico de Cuiabá ainda tem uma série de monumentos da época curto dourado. Cuiabá está localizado no centro geodésico da América do Sul e é considerado como um local estratégico, onde as paisagens da Floresta Amazônica, o Cerrado e Pantanal se encontram. Portanto, o turismo está crescendo na "Cidade Verde" e em cidades vizinhas como Vila Bela da Santíssima Trindade, Cáceres, Poconé e Barra dos Garças. Cuiabá é uma das cidades-sede durante a Copa do Mundo em 2014.
       


Cuiabá


Cuiabá é a capital do estado de Mato Grosso, um dos estados da Região Centro-Oeste do Brasil. Partes o Estado faz fronteira com os estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia, e país vizinho Bolívia. O município de Cuiabá conta com 3538 km quadrados, dos quais 127 km ² é urbanizada. A altitude média é de 125 m. De acordo com números do IBGE (2011), a cidade abriga 556 mil habitantes. O Índice de Desenvolvimento Humano é 'elevado', em 0,821 (2000).




De acordo com o Tratado de Tordesilhas, o território de Mato Grosso pertencia à Espanha. Padres jesuítas chegou a criar pequenos assentamentos, mas eles foram expulsos por bandeirantes (pioneiros e Manhunters) de São Paulo, em 1680. Os bandeirantes foram a caça de índios, obrigando-os a trabalhar como escravos nas plantações. Uma expedição de bandeirantes foi a caça de índios, quando o ouro foi descoberto nas margens do rio Coxipó, um dos rios lado do rio Cuiabá. Os bandeirantes mudou seu objetivo e construído seu primeiro assentamento, entre 1673 e 1682. A liquidação, fundada por Manoel de Campos Bicudo, foi nomeado São Gonçalo. Estes bandeirantes não ficar lá, e quando outro bandeirante, Pascoal Moreira Cabral, chegou lá em 1718, o acordo foi abandonado. Sua expedição havia perdido uma batalha contra os índios coxiponé, mas tive a sorte de encontrar ouro lá. Ele tornou-se um candidato a ouro. Em 8 de abril de 1719, Pascoal, eleito como regional, comandante-em-chefe, assinou um documento que marcou a fundação do assentamento, que foi chamado (da Arraial) Forquilha (Forquilha). O documento garantiu os direitos da descoberta de ouro para a Capitania de São Paulo.


Em 1722, as minas de ouro mais e mais ricos foram descobertos. Um ano depois, uma igreja, com o nome de Igreja Matriz Senhor Bom Jesus que de Cuiabá foi construída. A notícia da descoberta de ouro atraiu muitos migrantes para a região. Em 1726, um regimento comandado por Rodrigo César de Menezes chegou a Forquilha. Eles foram os representantes do Reino de Portugal. Em 1 de janeiro de 1727, o povoado foi elevado a uma aldeia, e foi rebatizado em Vila Real Senhor Jesus de Cuiabá.
Logo descobriu-se que as minas de ouro não eram ricos, e que a cidade foi abandonada por grande parte da população. No entanto, em 17 de setembro de 1818, Cuiabá foi elevada à categoria de cidade, e se tornou a nova capital da província de Mato Grosso, em 28 de agosto de 1835, substituindo assim a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade.
Não há nenhum acordo claro sobre a origem do nome de Cuiabá. Um diz que versão é derivada de "Ikuiapá" a palavra Bororo que tem o significado de "localização dos Ikuia '(ikuia é uma flecha, feito de cana-de-selvagem; Pa é local). Livremente traduzido como o "local onde os índios eram de caça e pesca".
Outra explicação possível é a aglutinação de Kyyaverá. Essa é uma palavra guarani para "Rio da Lontra Brilhante".
Uma terceira explicação é que a palavra refere-se a existência de árvores que produzem cuia (cabaça), na margem do rio, e que Cuiabá pode ter o significado de "o rio que cria recipientes (feita de cabaça seca)".



Centro Histórico colorido

Durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), as tropas paraguaias invadiram o Mato Grosso, mas nunca invadiu Cuiabá. No entanto, a população sofreu uma epidemia de varíola, trazida de soldados brasileiros que lutaram os paraguaios. Quase 50 por cento da população de 12 mil pessoas morreram por causa da doença. Após a Guerra, Cuiabá foi capaz de crescer novamente. Os principais produtos foram cana-de-açúcar e mineração extrações. Essa prosperidade não durou muito tempo, ea cidade empobreceu novamente, até 1930, quando de infra-estrutura projetada ligada Cuiabá com o resto do Brasil: estradas para Goiás e São Paulo, e serviços de transporte aéreo.
A expansão de Cuiabá acelerou com a transferência da capital para Brasília, em 1960, e programas de migração federais, que estimularam os brasileiros a viver em regiões menos povoadas. Somente durante os anos setenta e oitenta do século passado, a cidade tornou-se mais industrializada e modernizada. Mais recentemente, o turismo é outra fonte significativa de atividade econômica.



Atividades agrícolas em Mato Grosso

A atividade econômica

A actividade económica em Cuiabá é principalmente baseado (agro) atividades industriais e comerciais. Desde que Cuiabá está estrategicamente localizado perto de três grandes ecossistemas (Floresta Amazônica, Pantanal e Cerrado), e é considerado como o centro geodésico da América do Sul, o turismo está crescendo. Espera-se que as atividades turísticas vai expandir mais graças ao status de Cuiabá como uma das cidades-sede durante a Copa do Mundo em 2014.



O Centro Histórico no meio

O que ver

Mapa de Cuiabá


Mais de 100 fotografias de Cuiabá (SkyscraperCity)
O centro histórico de Cuiabá contém cerca de 400 edifícios que foram construídos no período entre 1722 e 1900. Os edifícios representam os estilos do barroco para a era neo-gótico. Um dos principais edifícios do centro é o Palácio da Instrução. O edifício em estilo neo-clássico foi inaugurado em 1915 e, originalmente hospedado uma faculdade e um liceu. Atualmente, abriga a Secretaria de Cultura, o Museu de História Natural e Antropologia e da Biblioteca Pública.


Palácio da Instrução (l) & Catedral Basílica (r)

Em 1722, na época da descoberta de ouro, uma igreja foi construída de pau-a-pique. Foi o início da urbanização do assentamento minúsculo. Esta igreja foi dedicada a Jesus, e chamou Igreja Matriz do Bom Jesus de Cuiabá. Dezessete anos mais tarde, esta igreja foi reconstruída, agora de terra batida. A primeira torre foi construída em 1769, a segunda em 1929, quando a fachada foi renovado. Em 1968, a igreja foi demolida, para dar espaço a uma nova igreja, feita de concreto armado. A nova Catedral Basílica foi inaugurada em 1973.



A Catedral anterior, antes de 1968

Casa de Dom Aquino (1842) é agora um Museu Pré-Histórico. Nesta casa de estilo colonial, duas pessoas importantes nasceram: político Joaquim Murtinho (n. 1848) e Dom Francisco de Aquino Correa (nascido em 1885). Dom Aquino foi bispo, arcebispo, governador, escritor e poeta. A igreja mais antiga de Mato Grosso é a Igreja de Nossa Senhora da Penha de França (1721). Ele está localizado na margem do rio Coxipó-Mirim e ainda existe, mas precisa ser renovado.



A igreja mais antiga de Mato Grosso

Outra igreja histórica é a Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho. A construção original remonta ao século 18. Reconstrução em estilo neo-gótico, teve lugar em 1918, na época de Dom Aquino. Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi construída em 1730, em estilo típico colonial. A fachada é muito modesta e simples, mas o interior forma um contraste com elementos de estilos barroco e rococó. A igreja passou por várias reformas, mas é restaurado no estilo original colonial.



Dentro do NS do Rosário e S. Benedito

De acordo com a Marechal Rondon, em 1909, Cuiabá está localizado no ponto geodésico da América do Sul. O marechal tinha viajado uma distância impressionante de cerca de meio milhão de quilômetros a fim de criar mapas detalhados de Mato Grosso e estados vizinhos. Ele também foi o responsável pela construção e conexão das linhas telegráficas de Cuiabá com o resto do Brasil.



Memorial do Ponto Geodésico

Em 1818, a construção do Arsenal de Guerra (1832) foi ordenada pelo rei Dom João VI, a fim de ter a capacidade de fabricar e armazenar armas. O edifício neoclássico agora abriga o Centro Cultural SESC. Cuiabá é conhecida por seus calçadões, passeios no centro, ladeado por muitas pequenas lojas, bares e restaurantes. Uma série de calçadões foram recentemente renovados. Turistas pode estar interessado em visitar a Casa de Artesão que agora abriga o Museu de Artesanato (Artesanato).
Cuiabá também abriga uma série de parques urbanos. Parque Mãe Bonifácia é o mais popular. O parque hectare 77 era uma vez um lugar de treinamento militar. Agora ele contém vários caminhos de 15 km no total, através de habitats naturais onde os animais selvagens podem ser observados. A 17 hectares Horto Florestal Toti Garcia é uma espécie de jardim botânico com uma coleção de espécies do cerrado. Morro da Luz (10 hectares) é outro parque no centro de Cuiabá. Aos 35 km de Cuiabá, o Morro de Santo Antônio tornou-se ponto de encontro para alguns peregrinos de várias religiões.

Clique na imagem para ver a galeria completa

Chapada dos Guimarães é um Parque Nacional a 64 km de Cuiabá. O parque tem um tamanho de 33 mil hectares, a vegetação é típica do que a do cerrado (savana). O parque contém uma variedade de cavernas, cachoeiras (mais conhecido é Véu da Viúva (Véu de Noiva)), lagos e trilhas.
Outros locais fora de Cuiabá:
Vila Bela de Santíssima Trindade, está localizado perto da fronteira com a Bolívia, a 525 km de Cuiabá. As ruínas da Igreja Matriz pode ser visitada. A pequena cidade recebe muitas pessoas de origem Africano, o que é demonstrado com a anual Festa do Congo. Perto desta cidade é o Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco, famosa pela Cascata dos Namorados, Cachoeira do amante.



Festa do Congo

Poconé está localizado a menos de 100 km ao sul de Cuiabá. Localizado entre o Cuiabá e rios Paraguai, a cidade é considerada a porta de entrada para a parte norte do Pantanal. A cidade é famosa por sua Cavalhada Festival, um festival de origem Português que se refere às Cruzadas e à guerra Troy.



Cavalhada em Poconé

Cáceres está localizado perto da fronteira com a Bolívia, a cerca de 200 km ao sudoeste de Cuiabá. Também Cáceres é considerada como uma porta de entrada para o Pantanal.



Pôr do sol no Pantanal

Barra dos Garças está localizado a cerca de 500 km a leste de Cuiabá. A cidade está localizada às margens do Garças e Araguaia Rios. Entre junho e agosto, pode-se desfrutar das paradisíacas praias fluviais. Outro destaque turístico é a Serra do Roncador, que atrai muitos turistas de todo o mundo em busca de locais místicos. É o local onde o coronel britânico Percy Fawcett, que estava à procura de 'Z' a cidade misteriosa, desapareceu em circunstâncias misteriosas. Acredita-se que por eles altamente desenvolvidos, cidades subterrâneas devem estar localizados lá, mas ainda inacessível.





Cuiabá
Cuiabá 290 years
Cuiabá at night
Pantanal
Chapada dos Guimarães
Poconé – MT
Pantanal - pássaro sinfonia
GLOBO Repórter – Pantanal (completo)
Cavalhada Poconé
Cáceres – MT
Vila Bela da Santíssima Trindade
Serra do Roncador (1/3)
Serra do Roncador (2/3)
Serra do Roncador (3/3)