Blog

Blog

19 de set. de 2012

As 10 maiores tragédias do futebol


No final da semana passada, o primeiro-ministro britânico veio a público pedir desculpa por uma das maiores tragédias da história do futebol, reconhecendo o erro do poder público da erra. O DiBico fez um post especial sobre o caso.
Com o fato, decidimos investigar e fazer um Top especial com todas as maiores tragédias em que o futebol já esteve envolvido. É muito importante lembrar desses episódios para prevenir situações semelhantes.

10 – Bradford City x Lincoln
Onde: Bradford, Inglaterra
Ano: 1985
Vítimas: 56 mortos e 250 feridos
Essa tragédia é a que se originou pelo motivo mais idiota: uma bituca de cigarro.
Na partida entre o time da casa e Lincoln, pela 3ª divisão do Campeonato Inglês, um incêndio, que começou por causa de uma bituca de cigarro embaixo das arquibancadas, provocou 56 mortes por  motivos como asfixia e pisoteamento.
O detalhe é que o jogo era festivo para celebrar o acesso do time de Bradford à Segunda divisão do Campeonato Inglês.

9 – Rangers X Celtic
Onde: Glascow, Escócia
Ano: 1971
Vítimas: 66 mortos e mais de 100 feridos
Rangers e Celtic fazem um dos maiores clássicos do mundo, que o DiBico já até falou sobre ele aqui. A rivalidade entre os dois envolve religião, posições sociais, cultura e muita história.
Por causa dessa rivalidade não é nada raro casos de violência entre os torcedores dos dois clubes. No clássico de 1971, um gol no último minuto fez com que vários torcedores que saiam do estádio encontrassem com milhares que estavam regressando para voltar a ver a partida. Resultado? 66 mortos e mais de 100 feridos.



8 - Spartak Moscou x Harleem

Onde: Moscou, União Soviética
Ano: 1982
Vítimas: 69 mortos e 100 feridos
Esse foi um dos casos mais famosos e controversos da história. Isso porque o número oficial divulgado pela polícia soviética na época foi de 69 mortos, mas muitas pessoas estimam que tenham morrido pelo menos 340 torcedores.
O Spartak Moscou, time da casa, enfrentou o Harleem, da Holanda, precisando vencer por pelo menos 3 gols de diferença para conseguir a classificação para a próxima fase da Copa Uefa. O time russo conseguiu fazer 1 a 0 no início do jogo, o que era insuficiente para a classificação. No final da partida, já nos acréscimos, o Spartak marcou mais um gol, o que fez os torcedores voltarem eufóricos para o estádio e esmagarem as pessoas no meio do caminho, principalmente os que estavam

7 – Boca Juniors X River Plate
Onde: Buenos Aires, Argentina
Ano: 1968
Vítimas: 74 mortes e 150 feridos
Geralmente os jogos entre Boca e River não são muito tranquilos. Os dois times são responsáveis pela maior rivalidade do futebol argentino.
Mas o clássico do dia 23 de junho de 1968 foi mais desastroso do que qualquer outro no futebol sulamericano e ficou conhecido como Tragedia de La Puerta 12. O jogo foi realizado no histórico estádio Monumental de Nuñez, do River Plate. Um incêndio ocasionado por causa de papéis picados assustou os torcedores do Boca Juniors que, desesperados, tentaram fugir do fogo. Porém, o portão destinado a eles – portão esse que de número 12 – estava trancado. Sem ter como voltar para avisar os que avançavam, muitos morreram por asfixia e outros por pisoteamento.
O episódio até hoje é um mistério na Argentina. O River Plate nunca foi culpado pelo fato, pois, segundo dizem, o portão estava fechado devido aos cânticos da torcida do Boca em prol do ditador Juan Domingo Perón, rival do ditador oficial da época, Juan Carlos Onganía.



6 - Al-Masry X Al-Ahly.

Onde: Puerto Said, Egito
Ano: 2012
Vítimas: 74 mortos e mais de 1.000 feridos
A Tragédia de Porto Said, como ficou conhecida a tragédia mais recente do futebol mundial, aconteceu na partida entre dois times locais, o Al-Masry e Al-Ahly (maior clube do Egito).
Tudo estava tranquilo até o apito final do árbitro. O time local, Al-Masry, ganhou a partida por 3 a 1 e os torcedores do time provocaram os rivais. Esses invadiram o campo e começaram o tumulto generalizado, que acabou com 74 pessoas mortas e mais de 1.000 feridos. A maioria das pessoas faleceu em virtude de fraturas no rosto e hemorragias internas.
Sem dúvida essa foi a tragédia mais brutal e sanguinária de todas. O detalhe é que a briga teve um cunho político. Os torcedores do Al-Ahly são defensores da Primavera Árabe, enquanto os do Al-Masry são apoiadores do ex ditador egípcio, Hosni Mubarak.
Desde então, o Campeonato Egípcio foi suspenso e não há previsão para retorno. Al-Ahly sofreu um descenso para a segunda-divisão e terá que realizar os jogos fora da sua cidade e sem público até 2014.

Tragédia no futebol do Egito


 


Onde: Cidade da Guatemala, Guatemala
Ano: 1996
Vítimas: 84 mortos e 150 feridos.
O estádio Mateo Flores, localizado na capital guatemalteca, tinha capacidade para 45 mil pessoas. No entanto, no dia 16 de outubro de 1996 foram vendidos 60 mil ingressos e mais alguns milhares falsos para a partida entre Guatemala e Costa Rica, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1998.
Antes mesmo da bola rolar, a multidão provocou uma avalanche de torcedores. Os que estavam na frente, próximos ao alambrado, foram pressionados e muitos morreram esmagados ou asfixiados. A tragédia de assemelhou muito a de Hillsborought, que fizemos um post recentemente.
Depois do acontecido, a Fifa suspendeu o estádio de partidas internacionais oficiais por 2 anos. A capacidade do estádio Mateo Flores sofreu uma redução no início dos anos 2000 e hoje pode receber no máximo 30.000 pessoas.

4 – Muktijodha X Janakpur 
Onde: Katmandu, Nepal
Ano: 1988
Vítimas: 93 mortos e 100 feridos

Essa seja, talvez, uma das poucas tragédias em que os torcedores e as autoridades não tenham todas as culpas. O fator natureza nesse caso também teve grande contribuição para o que aconteceu.
No dia 12 de março de 1988, Muktijodha e Janakpur se enfrentaram em um amistoso entre o clube do Nepal e outro o de Bangladesh. Estava tudo bem até cair uma forte chuva de granizo que causou um pandemônio nos torcedores. Esses tentaram se proteger nas poucas áreas cobertas do estádio, provocando, assim, um tumulto generalizado, que terminou com 93 mortos e 100 feridos

3 – Liverpool X Nottingham Forest
Onde: Sheffield, Inglaterra
Ano: 1989
Vítimas: 96 mortos e 200 feridos
Leia aqui.

2 – Hearts of Oak x Kumasi Asante Kotoko
Onde: Accra, Gana
Ano: 2001
Vítimas: 126 mortos e 100 feridos
Hearts of Oak e Kumasi Ashanti Kotoko são os dois maiores rivais do futebol de Gana, país localizado no noroeste africano.
No dia 9 de maio de 2001, os dois times se enfrentaram no estádio dos Hearts. O time da casa vencia por 2 a 1, quando a maior tragédia do futebol no século XXI começou a acontecer. Os torcedores do Kumasi, revoltados, arrancaram os assentos do Accra Sports Arena e arremessaram para o campo. A polícia interveio com uma força bem exagerada e soltando gás lacrimogênio. A multidão se desesperou, tentou sair do estádio, mas não conseguiu por falta de saídas de emergência abertas.
1 – Peru X Argentina
Onde: Lima, Peru
Ano: 1964
Vítimas: 318 mortos e 500 feridos
A seleção peruana recebeu a argentina no dia 24 de maio de 1964, no Estádio Nacional de Lima, em partida válida pelo Pré-Olímpico, que ficou marcada por ter sido a maior tragédia da história do futebol mundial.
Naquele dia, a Argentina vencia o jogo até os minutos finais, quando o time peruano empatou o confronto. Porém, o árbitro uruguaio Angel Eduardo Pazos invalidou o gol, o que gerou uma fúria na torcida local. As pessoas começaram a tacar objetos e, em seguida, invadiram o campo. Com a confusão armada, a polícia tentou intervir usando gás lacrimogênio e muita força. A multidão se desesperou e tentou fugir do estádio, mas encontrou as saídas (incluindo as de emergência) trancadas. Resultado? 318 pessoas mortas esmagadas, pisoteadas ou em decorrência das ações da polícia.
Assista sobre o caso a partir de 1:02 no vídeo abaixo:

    



Extra:
Uma das maiores e mais significativas tragédias de todos os tempos ficou conhecida como o Desastre de Heysel e merece estar aqui por tudo que ela representou.
No dia 29 de maio de 1985, Liverpool e Juventus se enfrentaram na Bélgica pela final da Champions League. Os torcedores ingleses já tinham um grande histórico de violência e as autoridades já haviam tomado diversas atitudes para coibir qualquer problema de briga.
Antes do início do jogo, os hooligans do Liverpool foram para cima dos torcedores da Juventus com barras de ferro. Os italianos, então, tentaram fugir pelo outro lado, que tinha um muro. O muro não aguentou e desabou, ocasionando a morte de 38 pessoas e dezenas de feridos.
O mais incrível de tudo isso é que, mesmo com a tragédia, o jogo aconteceu e a Juventus venceu por 1 a 0 com gol de Michel Platini.
As equipes britânicas ficaram 5 anos sem poder jogar qualquer competição europeia e o acontecimento foi um marco na reestruturação do futebol inglês.



Brasil
Felizmente o Brasil não está entre as maiores tragédias do futebol, mas alguns casos já aconteceram no nosso país. Semana que vem iremos fazer um post sobre as tragédias brasileiras.

     Tragédias no Futebol - Lesões e Mortes

  Tragédia com time de futebol de Pelotas