Blog

Blog

21 de set. de 2012

EUA instalará nas Honduras a sua maior base na América Latina


Depois de três anos de golpe de Estado nas Honduras,  poderá ler aqui no estado em que se encontra este país, os EUA não param de construir bases para alargar o seu potentado belicista e esclavagista:


Segundo Bertha Cáceres, dirigente do COPINH, grandes reservas de petróleo podem ser encontradas na região que pode receber a base Chevige González Marcó, da Rádio do Sul Bertha Cáceres, dirigente do COPINH (Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras), denunciou que tropas militares estadunidenses se deslocam livremente pelos rios localizados na região da Mosquitia, no norte do país.

Em entrevista para a Rádio do Sul, Cáceres afirmou que a ingerência dos Estados Unidos em Honduras é descarada e destacou que Washington pretende instalar na “Mosquitia” o que seria sua maior base militar na América Latina.

Acrescentou que nesta região poderiam ser encontradas grandes reservas de petróleo. A dirigente social indicou que o governo estadunidense pretende investir 1,3 bilhão de dólares para colocar suas tropas e utilizar o território hondurenho como plataforma para atacar outros países. A região da “Mosquitia” está localizada no norte do país, entre o Caribe e a fronteira com a Nicarágua. Tem limites marítimos com Jamaica, Cuba, Belize e a própria Nicarágua.

Ali estão quatro etnias indígenas, que se encontram ameaçadas pela presença militar estadunidense.


Contradição: A presença militar estadunidense em Honduras tem sido justificada como parte dos mecanismos conjuntos da luta contra o narcotráfico, entretanto, adverte Cáceres, ocorreu o contrário: a medida em que aumenta o número de efetivos estadunidenses, aumenta também o narcotráfico. 
Entretanto, vejamos no que consiste  o orgulho americano: