Blog

Blog

5 de set. de 2012

Músicas e sucessos desta Terça - Feira!




     Jesus Cristo / Roberto Carlos (En portugués)


Roberto Carlos - Emoções

     Sandy Leah - Bastidores do espetáculo 'Elas Cantam Roberto' - Vídeo Show

 

Gilberto Gil: 70 anos de cultura


Essa semana foi aniversário de Gilberto Gil, e separamos um especial sobre ele. Sua história eleva a cultura brasileira e a faz ser reconhecida internacionalmente, tornando Gil um dos principais nomes na nossa política e nossa arte.

Gilberto Gil nasceu em 1942, dia 26 de junho. Já aos dez anos de idade, começou a aprender acordeón inspirado em Luíz Gonzaga. Com 17 anos começou a fazer poemas metrificados e participou de um grupo instrumentista chamado “Os Desafinados”, além de aprender violão. A TV chega na vida de Gil logo cedo, em 1962, fazendo jingles. No ano seguinte já faz amizade com Caetano Veloso e Maria Bethânia. Chico Buarque foi apresentado só em 1965, quando Gil foi para São Paulo trabalhar na Gessy Lever como administrador da empresa.

O emprego formal não dura muito tempo: com grande destaque na televisão, em 1966 Gil decide viver apenas de sua música. Então é lançado seu primeiro LP: Louvação e uma de suas músicas mais famosas, “Domingo no Parque”. O fim da década de 70 ainda trouxe a Tropicália, movimento que revolucionou a cultura brasileira e irritou a Ditadura Militar. Graças ao Ato Institucional nº 5, Gil e Caetano foram exilados para Chelsea, em Londres. Lá ele produziu a música “Aquele Abraço” que chegou a ganhar um prêmio da Globo no Rio de Janeiro que Gil recusou com uma carta ao Pasquim.
Depois de shows, viagens internacionais e discos em inglês, Gil volta do exílio em 1972 com a produção do disco “Expresso 2222″ – mas nem por isso a pressão da ditadura acabou. No evento Phono 73, ele e Caetano foram proibidos de cantar “Cálice” e a música foi censurada pela Ditadura Militar. Em 1976 o artista foi preso novamente por porte de maconha e tratado em um instituto psiquiátrico no Rio de Janeiro. Depois, mais viagens internacionais, como para a Nigéria, Argentina e Estados Unidos, além de tours pela Europa, preencheram a bagagem cultural do músico. Em 1980 começou sua carreira política, cuidando da Câmara de Cultura da Bahia.
Começou 1981 ganhando a a Medalha Anchieta Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, pela Câmara Municipal, sempre entre diversos shows internacionais. Ainda na mesma década, foi lançado o livro “Expresso 2222”, com alguns textos sobre ele e outros de sua autoria. Quando completou 20 anos de carreira (1985), participou do Rock in Rio e, durante uma semana de comemorações, os maiores nomes da MPB e rock brasileiro da época se uniram em uma série de shows, palestras, filmes e debates.
Em ‘86, fez sua primeira turnê com passagem pelo Japão.Logi no comecinho do ano, Gil torna posse na presidência da Fundação Gregório de Matos, espécie de Secretaria Municipal da Cultura de Salvador,e se muda para lá. Acaba abdicando desse cargo ao tentar ingressar na carreira política em Salvador como prefeito. Se torna vereador da cidade, se empenhando em diversas causas ambientalistas, chegando a representar o Brasil em eventos internacionais sobre o tema. Enquanto isso, continuou ganhando vários prêmios de reconhecimento, tanto pelo trabalho artístico quanto pelo político. Já no começo da década seguinte, em 1992, abandonou a política ao terminar seu mandato de vereador, voltando parcialmente à cena por volta de 1995 em alguns projetos sociais.
Os anos ‘90 foram marcados por grandiosos prêmios, homenagens e parcerias, mostrando o melhor do Brasil mundo afora em várias oportunidades. Gil foi voltar totalmente à política em 2002, como Ministro da Cultura no primeiro mandato do presidente Lula. Criou e colocou em prática diversas leis de incentivo, melhorando muito o apoio do governo na área. Enquanto esteve no cargo, apesar dos diversos prêmios e viagens ainda se apresentando, a carreira musical de Gil deu uma desacelerada nas composições e lançamentos. Em 2008, pediu demissão do cargo, voltando a se dedicar apenas à música e seus projetos.
Foram 57 discos, oito Grammys, algumas prisões e problemas com a ditadura militar, até o reconhecimento mundial de um dos mais importantes artistas brasileiros em seus 70 anos de conhecimento e cultura. Abaixo, uma galeria com os mais importantes momentos da vida do artista, e que venham outros 70 anos!

Luiz Gonzaga


Aproveitando que saiu o segundo trailer da biografia de Luiz Gonzaga, listamos cinco sucessos do Rei do Baião, regravados por outros artistas. Confira!

Em quinto lugar, “Xote das Meninas”, sucesso de 1953 regravado por Marisa Monte:
Na quarta posição, um dos maiores sucessos de Gonzagão, “Asa Branca”. Quem regravou o hit fou ninguém menos que o rockeiro Raul Seixas, e ainda fez uma versão em inglês “White Wings”.
Medalha de bronze para “Assum Preto”, de 1950, recentemente gravada pelos cuiabanos do Vanguart. Ouça o forró original e a versão melancólica da banda.


Um dos principais destaques da nova cena MPB, Filipe Catto regravou “A Sorte é Cega”, de 1967. Medalha de prata pra ele.


A medalha de ouro vai para o Falamansa. Que gravou não somente uma canção de Luiz Gonzaga, mas um disco inteiro em homenagem ao pernambucano. Aqui você confere “ Erva Rasteira / Festa”, que está no álbum “As Sanfonas do Rei” e tem participação do Jorge Du Peixe, vocalista da Nação Zumbi.

CHICO BUARQUE & MILTON NASCIMENTO - O QUE SERÁ (1976)

     CÁLICE - Chico Buarque y Milton Nascimento

     Coração de Estudante (Milton Nascimento)

     Chico Buarque e Milton Nascimento

     Milton Nascimento - Bola de Meia, Bola de Gude

     Ivete Sangalo (Se eu não te amasse tanto assim)



Tarja Turunen libera trailer estendido de novo DVD



“Act I” contará com dois DVDs e mais dois CDs de um show gravado na Argentina, em março. A cantora apresentou um novo trailer, com uns quatro minutos, e mesmo sem ser fã eu ouso dizer: é de arrepiar.

Confesso que não sou muito fã do estilo e não aguentaria dois DVDs disso, mas os fãs com certeza irão à loucura. Dez câmeras HD gravaram um show em Rosario, no Teatro El Círculo no começo do ano, e as gravações renderão um CD duplo e o DVD duplo, que mais tarde será lançado também em Blu-Ray.

Tarja montou a setlist (que você pode ver ali embaixo, depois do trailer) variando entre suas músicas solo, algumas canções do Nightwish e alguns covers, como “Still Of The Night” e “Over the Hills and Far Away”. Se a emoção da cantora for transmitida aos fãs, realmente eles irão gostar do trabalho: “Essas duas noites em Rosario foram de intensa emoção para mim pessoalmente, eu quase chorei várias vezes”, comentou. Você pode experimentar o vídeo disponibilizado aqui:

Neal Schon e o lançamento de “The Calling”



Não confunda as bandas: o guitarrista do Journey, Neal Schon, está para lançar seu sétimo disco solo e por um acaso do destino, escolheu o ‘The Calling’ – mesmo nome de outra banda – para o nome da música que deu título ao álbum.

O “The Calling” de Neal, de acordo com o músico, está programado para o dia 23 de outubro, pela Frontier Records. Aproveitando para gravar as linhas de baixo tocando o instrumento nas gravações, Schon foi o produtor de seu disco.

As 12 canções inéditas foram gravadas em apenas quatro dias, que foi o tempo disponível para o guitarrista durante um breve intervalo em sua agenda de shows. Colaborando na gravação dos outros instrumentos estão Igor Len (piano), Jan Hammer (Moogs) e, na bateria, Steve Smith.
Neal continua normalmente suas atividades com o Journey, que seguem até dezembro. Enquanto isso, “The Calling” (o single) já pode ser ouvido, e está aqui embaixo (esse não é o videoclipe oficial, mas é serve para mostrar o que encontraremos no disco). Enquanto ouve, você pode conferir a tracklist, abaixo do vídeo:


VMB 2012: Novas Categorias


A edição desse ano do VMB (Video Music Brasil) acontecerá dia 20 de setembro, uma quinta-feira. A partir de hoje, faremos um série de especiais sobre a premiação da MTV Brasil. Hoje você conhece as categorias inéditas do evento, confira!

A votação da audiência em 10 categorias da premiação terminou ao meio-dia de hoje. O público pôde escolher seus preferidos em três categorias que estão pela primeira vez na premiação. São elas:
Melhor Banda que tem entre os indicados ConeCrewDiretoria, Restart, Forfun, Gloria, e a líder de indicações, Vanguart.
Melhor Artista Feminino, que com tanto talento da categoria no Brasil, não sei porque não tinha um prêmio dedicado a elas ainda. Maria Gadú, Gal Costa, Rita Lee, Mallu Magalhães,  e o furacão do Pará, Gaby Amarantos são algumas das mulheres que estão disputando o prêmio.
E como a emissora não quer ser chamada de sexista, criaram também a categoria para o Melhor Artista Masculino. Projota, Dinho Ouro Preto, Emicida, Lenine e o destaque do ano passado, Criolo estão entre os homens selecionados para disputar a nova categoria.
Agora, os artistas mais votados passam para uma segunda fase, em que jornalistas, críticos e formadores de opinião que vão decidir os vencedores em 10 das 12 categorias da premiação.


Especial aniversário de Michael Jackson

Faz três anos que o rei do pop faleceu, mas as notícias envolvendo seu nome não param. Se estivesse vivo, Michael Jackson completaria 54 anos hoje. Confira o que andaram falando sobre ele em 2012:
Agosto: Há duas semanas um comerciante canadense se deu mal por vender artigos relacionados ao cantor em alguns sites nomeados com títulos que remetem ao astro. A justiça considerou que o uso do nome, das letras de algumas músicas e imagens infringia os direitos autorais do artista.
Julho: Conrad Murray,  o médico acusado de ter causado a morte de Michael Jackson, entra na justiça mais uma vez para provar que não teve culpa da morte do músico. A equipe de advogados e assessores dele  entrou com mais um pedido de análise das evidências que o fizeram ser considerado culpado pela morte do rei do pop.
Junho:  No dia 25, fez três anos que o mundo parou para ouvir a notícia de que Michael havia morrido. Aos 50 anos de idade, o cantor deixou três filhos e milhões de fãs orfãos. Confira aqui o especial que preparamos sobre as várias facetas do cantor para celebrar sua carreira.
Maio: “Bad” o sétimo álbum da carreira de Michael, lançado em 87, ganha um box especial de 25 anos. Previsto para chegar às lojas em 18 de setembro , o pacote de luxo chamado “Bad 25”, trará três CDs, um DVD e um booklet.
Abril: O Jackson 5 anuncia a gravação de um CD de inéditas, o primeiro álbum com material completamente novo a ser lançado após 20 anos.
Março: Arquivos musicais do cantor desaparecem da Sony Music. Músicas inéditas que estavam sobre os cuidados da gravadora, somem do acervo e duas pessoas são acusadas de roubo.
Fevereiro: O musical “Thriller Live” chega ao Brasil.  Com mais de 2.800 inscrições para participar dos testes para vagas de músicos e dançarinos, resultando em 700 selecionados.
Janeiro: Justin Bieber homenageia Michal interpretando “Rockin’ Robin”, faixa da época em que o cantor ainda fazia parte do Jackson 5. Confira: