Blog

Blog

10 de nov. de 2012

O poder do feromônio no mundo dos insetos


No mundo dos insetos, o feromônio é o senhor absoluto. Prova disso é a cena filmada pelo eslovaco Adrián Skippy Purkart, fotógrafo da vida selvagem. Nela, uma rainha das formigas Nitens Prenolepis agoniza nas garras de uma aranha caranguejo. Enquanto isso,  formigas machos, num frenesi incontrolável, tentam se acasalar com ela, indiferentes à situação da rainha ou à perigosa proximidade com o predador mortal.
araigne-fourmis-ncrophilie_thumbAs formigas da espécie Nitens Prenolepis, fazem parte do gênero de formigas comumente chamadas de "formigas de mel falsa" ou "formigas de inverno." Os machos são atraídos pela rainha , embora ela esteja morrendo, porque ela ainda envia sinais químicos irresistíveis para eles.

O acasalamento de insetos é facilitado por pistas e sinais simples. Em muitos insetos, incluindo formigas, os estímulos que induzem os machos a tentar acasalar com uma fêmea são em grande parte químicos. Tecnicamente, esta rainha  não está totalmente morta, e os sinais químicos que ela emana, sem dúvida, ainda  são fortes.