Blog

Blog

19 de abr. de 2011

Essas você não sabia


Nariz e orelhas nunca param de crescer

O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem. A face também encolhe porque os músculos da mastigação se atrofiam com a perda dos dentes.


Contar em voz alta até um milhão levaria 12 dias

A inflação e o rotineiro noticiário sobre corrupção no Brasil, envolvendo milhões de reais, tiraram do brasileiro o entendimento do que seja um milhão. Se alguém contasse em voz alta, 24 horas por dia, sem parar - 1... 2... 3... até um milhão - de maneira a dizer um algarismo ou número por segundo, gastaria nada menos que 12 dias para terminar a enumeração.


Cavalo foi condenado por crime de homicídio na França


Em 1639 o Tribunal de Dijon, na França, condenou um cavalo a morrer na fogueira por crime de homicídio. No julgamento, as testemunhas disseram que o cavalo, além de estar possuído pelo demônio, tinha premeditado o crime de jogar o cavaleiro no chão, para lhe quebrar o pescoço.


Italiano faz o maior capuccino do mundo

O italiano Ettore Diana preparou numa xícara gigante o maior capuccino do mundo. Foram 1,5 mil litros de café com leite fervendo, que lhe garantiu um recorde mundial e a entrada no livro Guiness dos Recordes. O capuccino gigante foi preparado no café de Ettore Diana, na cidade de Bolonha, e levou um dia inteiro para ficar pronto. Foram cerca de 500 litros de café e mil de leite espumoso, colocados numa xícara de 2,25 metros de altura. O recorde mobilizou 160 pesoas e dezenas de máquinas de café expresso. O dinheiro arrecadado com o evento, segundo o dono do estabelecimento, será doado a crianças com síndrome de Down. O recorde superou a marca de um capuccino de 1,1 mil litros, que pertencia a dois donos de cantina em Indiana, nos Estados Unidos.


A doença mais antiga

A doença conhecida mais antiga do mundo é a lepra, cujos primeiros registros datam de 1350 a.C.. Apesar da idade, um tratamento rápido e eficaz contra ela só foi descoberto no início dos anos 80, com o desenvolvimento da poliquimioterapia. A moléstia é causada pela bactéria Mycobacterium leprae, e ataca principalmente os nervos e pele, podendo causar deformações em estágios mais avançados. Devido ao preconceito com o qual a doença é encarada, seu nome foi mudado no Brasil para hanseníase.


A maior praia do mundo

A maior praia do mundo em extensão litorânea é a Praia do Cassino, localizada no Sul do Estado do Rio Grande do Sul. O lugar é composto por aproximadamente 224 km de beira-mar.


O monumento mais visitado do mundo

A Torre Eiffel, localizada em Paris, é o monumento mais visitado do mundo, recebendo cerca de seis milhões de turistas ao ano. Apelidada carinhosamente de Dama de Ferro pelo povo francês, a torre de 324 metros de altura (dentre os quais cinco foram adicionados no final de 2000, graças a uma nova antena de rádio) pesa 10.100 toneladas distribuídas em três andares. O monumento, construído por Gustave Eiffel, foi inaugurado em 31 de março de 1889 como a principal atração da Exposição Universal de Paris. Nessa écopa, era considerada a mais alta construção do mundo e sustentava no topo uma bandeira francesa de doze metros.


World Trade Center, o maior complexo comercial do mundo

O World Trade Center, com seus 110 andares, era considerado o maior complexo comercial do mundo, composto por sete prédios e uma área de compras, e o terceiro prédio mais alto da Terra. Sua torres, que mediam 415 e 417 metros cada, foram desenvolvidas pelo arquiteto americano Minoru Yamasaki. Finalizadas em 1973, as irmãs custaram US$750 milhões. O ponto turístico já havia sofrido um atentado terrorista anteriormente, em 1993, quando uma explosão de carros-bomba matou seis pessoas e causou cerca de US$300 milhões em danos estruturais.


Os animais mais rápidos do mundo

O animal mais rápido do mundo é o gavião. Pode atingir a velocidade de 320 quilômetros por hora. No mar, o recorde é do peixe-voador, com 108 quilômetros horários. Entre os animais terrestres, há dois campeões: em distâncias curtas, a chita (ou guepardo), com 100 km/h; nas distâncias maiores, a gazela com 96 km/h.


A grande Itaipu

A Usina de Itaipu, construída no rio Paraná, no trecho de fronteira entre Brasil e Paraguai, é a maior usina hidrelétrica do mundo. A altura da barragem principal é de 196 metros, o equivalente a um prédio de 65 andares. Na sua construção, foi usado concreto suficiente para fazer 210 estádios do Maracanã, ou 15 Eurotúneis. Já a quantidade de ferro e aço utilizada poderia fazer 380 Torres Eiffel.


A temperatura mais baixa

A menor temperatura já registrada na Terra foi de -89,2ºC, na Estação Científica Vostok, na Antártida. O registro foi feito em 21 de julho de 1983, quando a estação ainda pertencia à URSS. Atualmente ela é administrada em conjunto por russos, franceses e americanos.


A maior cachoeira do mundo

A maior queda d´água do mundo é a Salto Angel, localizada na montanha Auyan Tepui, na Venezuela. Conhecida localmente como Churun-Meru, ela encanta turistas com seus 979 m, dentre eles, 807 m de queda livre.


Primeira Coca-cola foi vendida em 1886

A primeira garrafa de Coca-Cola foi vendida no dia 08 de maio de 1886, em Atlanta, EUA. Criada pelo farmacêutico John S. Pemberton, a bebida era inicialmente vendida como um xarope capaz de curar "todos os males da alma e do corpo" por apenas $5 cents. Por dificuldades financeiras, Pemberton vendeu a fórmula para o empresário Asa G. Candle em 1891, que criou a The Coca-Cola Company.
No Brasil, o refrigerante chegou informalmente em 1941, no Recife e foi produzida inicialmente pela Fábrica de Água Mineral Santa Clara, até que fossem instaladas minifábricas na capital pernambucana e em Natal, no Rio Grande do Norte. O local era conhecido como "Corredor da Vitória", parada obrigatória dos navios para a Europa em plena Segunda Guerra Mundial.
A primeira fábrica da Coca-cola foi instalada na então capital do Brasil, Rio de Janeiro. De onde, em 18 de abril de 1942, saíam da Rio de Janeiro Refrescos as primeiras garrafinhas de 185 ml.


A primeira partida de futebol no Brasil

O primeiro jogo de futebol do Brasil foi realizado na Várzea do Carmo, em São Paulo, em 14 de abril de 1895. As equipes envolvidas na disputa, São Paulo Railway e Companhia de Gás, eram formadas por ingleses radicados na capital paulista. Charles Miller, considerado o pai do futebol no Brasil, fazia parte do primeiro time, que venceu a partida por 4 x 2. Miller trouxe as duas primeiras bolas de futebol para o Brasil em 9 de junho 1894 e as deixou trancadas em um armário por 10 meses, até a primeira partida.


O goleiro que mais marcou gols

O goleiro campeão de gols no mundo era até então o paraguaio José Luis Chilavert, jogador do Vélez Sarsfield, da Argentina, e da seleção do Paraguai e foi superado pelo brasileiro Rogério Ceni. Fora dos campos, Chilavert também é bastante famoso. O goleiro é conhecido por seus comentários e atos ofensivos, como a cusparada dada em Roberto Carlos (o jogador, não o Rei) após o jogo entre Brasil e Paraguai no dia 15 de agosto pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. A reação pouco diplomática de Chilavert lhe rendeu uma suspensão por quatro jogos.


Exame com 15 jogadores de futebol constatou que 11 tinham cicatrizes no cérebro
Em 1997, especialistas em neurologia da Universidade de Helsinque, Finlândia, submeteram 15 jogadores de futebol a exames de ressonância magnética. Constaram que onze - mais de 73% - tinham cicatrizes no cérebro, cuja origem pode estar em cotoveladas e cabeçadas trocadas durante os jogos.


Quanto tempo dura um sonho?

Antigamente pensava-se que os sonhos aconteciam em flashs (fração de segundos), hoje sabe-se que eles na verdade ocupam tempo real em nossa mente, ou seja, acontecem na mesma velocidade que imaginamos estar vivenciando-os. Um sonho comum dura de 10 a 40 min. Seu enredo é sempre relacionado com nos nossos medos, preocupações, desejos ou coisas que estão para acontecer. Algumas pessoas imaginam que não sonham, o que não é verdade, elas apenas não se recordam de tê-lo feito. Isso ocorre porque para lembrar de um sonho é preciso acordar no momento em que ele acontece.

Quem inventou o mouse?

O mouse de computador foi criado por Douglas Engelbart, em 1968, resultado de um projeto que durou cinco anos. Engelbart, nascido em 30 de janeiro de 1925, no Oregon, EUA, trabalhou no Instituto de Pesquisa de Stanford, onde desenvolveu o "ratinho de mesa". Sua primeira versão era feita de madeira, movia-se sobre pequenas rodas e tinha apenas um botão. A popularização do equipamento, tão indispensável hoje, começou bastante tarde, quando em 1982 a Appel lançou o sistema de "apontar e clicar", mesmo ano em que ganhou mais uma tecla.

Raios e trovões

O trovão, estrondo que acompanha o raio, é uma explosão que acontece devido à alta temperatura da faísca elétrica. O calor altíssimo do raio agita as moléculas de ar a sua volta, expandindo-as com grande velocidade, o que causa o barulho. Normalmente o som é ouvido bem depois do clarão porque a velocidade da luz (em que viaja o raio) é muito maior que a do som, que se propaga através do ar. Para ter uma noção da distância em que aconteceu o raio, basta começar a contar os segundos após ver o traço de luz. Assim que o trovão for ouvido, divide-se o número de segundos por três. O resultado é a distância aproximada em quilômetros em que aconteceu o fenômeno.

Fonte: Terra Curiosidades