Blog

Blog

27 de abr. de 2011

Mão amiga!...


Trabalho social – Uma ação de solidariedade para os menos favorecidos

Já parou para refletir sobre o papel das Organizações não-Governamentais – ONGs? Elas estão representadas pelo Terceiro Setor que compõe instituições mais diversas cujo objetivo é prestar ações sociais às comunidades em extrema vulnerabilidade social. Essas organizações realizam atividades em diversas áreas tais como Cultura (oferecendo oficinas de dança, percussão, teatro, artes, entre outras ); Educação ( realizando um complemento às atividades de leitura, escrita para reduzir os índices de deficiência do ensino formal ); Assistência Social ( Havendo necessidades, encaminha crianças, adolescentes e famílias aos equipamentos sociais disponíveis nos municípios, exemplo: Conselho tutelar, GPCA, entre outros ); Saúde ( Auxilia às famílias na orientação, atendimentos médicos, desenvolvimento de oficinas preventivas no tocante às doenças, cuidados para com o corpo , entre outras ).

Trabalho social

As ações desenvolvidas pelas instituições, já mostram que um trabalho social faz efeito na vida das pessoas. Este é o motivo de empresas, estado, pessoas físicas, organizações nacionais e internacionais realizar financiamentos para a execução de projetos.Para compreender melhor o que estamos mencionando, pense em algumas comunidades pobres que você conhece! Pois bem , agora compare qual é a mais desenvolvida e a mais vulnerável?! Reflita sobre os motivos de uma ser mais desenvolvida que outras. Sabe qual o segredo? Depende muito das oportunidades que uma comunidade tem e a outra não dispõe! É isto mesmo! Quanto mais oportunidades elas tiverem mais se desenvolverão e perceberemos uma transformação naquela comunidade.
Hoje, é crescente o número de organizações financiadoras de projetos sociais. Elas investem seus recursos com o propósito de reduzir as situações de pobrezas em muitas comunidades e sempre no final de cada projeto, é possível identificar os avanços provocados na vida de muitas crianças, adolescentes, adultos, ou seja, na comunidade. Portanto, é gratificante tanto para quem financia, pois está vendo que seu dinheiro foi muito bem investido tanto para quem recebe o benefício que não foi em dinheiro, mas em ações que contribuíram para a transformação social e para o bem-estar dos mais carentes.

Portanto, se dispuser de recursos e não sabe onde empregar: Invista em projetos sociais e veja um sorriso no rosto de quem tanto precisa de uma mão amiga!