Blog

Blog

27 de abr. de 2011

Notícias do Brasil e do mundo!..



Andaimes da Torre de Pisa, na Itália, são retirados após 20 anos de restauração

Agências internacionais
Pela primeira vez em 20 anos, a Torre de Pisa está livre dos andaimes usados nas obras para sua restauração e estabilização. Além de livre das estruturas metálicas, a torre inclinada da Praça dos Milagres, na cidade toscana de Pisa, na Itália, foi completamente pintada, ganhando aparência de nova apesar de seus mais de 800 anos de existência. Foi justamente para remover marcas de sal, excrementos de pombos e sujeira dos visitantes que os últimos oito anos da reforma, que custou mais de US$ 9 milhões no total, serviram.

O monumento, de 56 metros de altura e 3.99 graus de inclinação (eram 5.5 graus antes das obras de estabilização), é um dos símbolos da Itália e recebe cerca de um milhão de visitantes por ano. Segundo seus administradores, a torre está mais segura que nunca. A retirada do material de sustentação aconteceu nesta terça-feira, mas a festa oficial para o término das obras acontecerá no próximo dia 17 de junho, quando se completam 10 anos da reabertura do monumento ao público.

A torre, construída para servir de campanário da Catedral de Pisa, começou a pender para o sudeste logo após o início de sua construção, em 1173.


WikiLeaks

Jovens presos em Guantánamo não eram ameaça para os EUA, diz jornal

Agências internacionais

RIO - O governo americano parece ter cometido violações dos direitos humanos ainda mais graves ao encarcerar na prisão de Guantánamo, em Cuba, crianças e adolescentes que depois foram considerados inocentes e libertados. Segundo novos documentos divulgados pelo site WikiLeaks e publicados pelo jornal espanhol "El País" nesta terça-feira, dos 14 jovens detidos no presídio apenas um ofereceu informações relevantes para a segurança dos Estados Unidos.

WIKILEAKS: Trinta presos de Guantánamo sofriam de doenças psiquiátricas

Entre as histórias pessoais está a de um menino de 14 anos que se ofereceu para trabalhar como pedreiro e acabou sendo cooptado por um grupo de talibãs, de onde passou para mãos americanas. Outro caso é de um afegão que trabalhava para um senhor de guerra fazendo trabalhos manuais e quando chegaram os americanos foi levado para Guantánamo.

"Não nos consta nenhuma razão para que o detento tenha sido enviado para as instalações de Guantánamo", diz um dos documentos."

A informação que dispõe não é tão importante como a necessidade de tirar o jovem deste ambiente e dá-lo a oportunidade de crescer fora do extremismo radical

"Não é membro da al Qaeda nem um líder talibã. Não oferece ameaça para os interesses dos EUA e de seus aliados", afirma outro.

O único detento menor de 18 anos que as autoridades atribuíram um alto valor para os serviços de inteligência foi o canadense Omar Ahmed Jader, filho de um tenente de Osama bin Laden, o único dos mais jovens que permanece até hoje na base militar. Outros cinco detentos as autoridades reconheceram que não podiam extrair qualquer informação, sete foram classificados com "baixo" valor, e dois com "médio".

Apesar da linguagem protocolar nos documentos, em alguns casos os agentes chegaram a mostrar compaixão, como na ficha de Naqib Ullá, um afegã que ingressou em Guantánamo com 14 ou 15 anos.

"É um menino que foi recrutado à força pelos talibãs. Mesmo que possa ter algum valor para nossos serviços de inteligência, a informação que dispõe não é tão importante como a necessidade de tirar o jovem deste ambiente atual e dá-lo a oportunidade de crescer fora do extremismo radical", escreveu o general Geoffrey Miller em um memorando.

Todos os menores ingressaram na prisão entre 2002 e 2003, e a maioria saiu por volta de 2006, mas algumas transferências se estenderam até 2009. Em média, os detentos permaneceram três anos e meio em Guantánamo.

É difícil, porém, quantificar o número exato de crianças e adolescentes que passaram pela base militar em Cuba. Além dos 14 presos que tinham menos de 18 anos antes de entrar na prisão - quatro deles com 15 anos ou menos -, outra dezena estava a ponto de completar a maioridade ou acabara de fazer 18 anos.


Saída política

Delegação líbia está na Venezuela para negociar paz, diz Chávez
CARACAS - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse nesta terça-feira que uma delegação de autoridades líbias está na Venezuela para discutir possíveis soluções para a paz no país africano. Chávez é aliado do ditador líbio, Muamar Kadafi, e propôs negociações entre o governo e os rebeldes.

Durante uma reunião de chanceleres da América Latina e Caribe, o presidente ainda condenou os ataques aéreos da Otan contra o complexo residencial de Kadafi em Trípoli. Segundo ele, a ofensiva não tem sentido e está destinada a matar o líder líbio.

- Estão tentando matá-lo. Como posso apoiar isso? - questionou Chávez, que tem rechaçado com veemência as ações militares internacionais, assim como Cuba, Nicarágua e Bolívia.

" Estão tentando matá-lo. Como posso apoiar isso? "
- Estamos fazendo um esforço, um esforço modesto para que se busque uma saída política para esse e todos os conflitos que podem haver no mundo - completou.

O comando da Otan disse que o ataque ao complexo de Bab al-Aziziya estava focado em um centro de operações do Exército e assegurou que Kadafi não estava no local no momento da ação.


Após desentendimento

França e Itália defendem reformas em tratado sobre circulação na União Européia

Agências internacionais
França
ROMA - Após uma reunião em Roma, o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, defenderam a revisão do Tratado de Schengen, que regulamenta a livre circulação dos cidadãos dos países-membros da União Europeia (UE). O encontro, que era aguardado por autoridades de ambos os países devido a recentes desentendimentos sobre questões imigratórias, foi definido por Berlusconi como "muito positivo".

Há dez dias, um trem com imigrantes africanos que partiu da Itália foi impedido de cruzar a fronteira com a França, levando o governo italiano a protestar formalmente contra o caso. A Itália vem reclamando da falta de auxílio da UE diante do aumento do número de imigrantes que tentam entrar no país devido às recentes revoltas no Norte da África.

- Houve uma forte convergência sobre todos os temas abordados: a situação na Líbia, o Mediterrâneo, a imigração e a cooperação econômica e industrial entre os nossos dois países - disse o premier italiano, em uma entrevista após a reunião.
 
A revisão do Tratado de Schengen foi levantada nas últimas semanas por Paris, após Roma conceder vistos temporários a imigrantes que fugiram de países em conflito na África. A França temia uma onda imigratória devido à concessão dos vistos. A UE apoiou o governo francês na decisão de barrar o trem com os africanos.

- Nenhum de nós quer negar ou abolir o acordo de Schengen. Mas, em circunstâncias excepcionais, acreditamos que deva haver variações - disse Berlusconi.

Sarkozy, por sua vez, ressaltou que "a França, anualmente, acolhe 50 mil imigrantes, e a Itália, uma média de 10 mil", o que, segundo ele, faz com que seu país tenha um "esforço cinco vezes maior". De acordo com fontes locais, os líderes assinaram dois documentos durante a reunião, sendo que um deles é uma carta endereçada à Comissão Européia e ao Conselho Europeu que pede uma maior cooperação na questão imigratória.



Bahrein expulsa diplomata do Irã por elo com espiões no Kuwait
MANAMA - O Bahrein ordenou a expulsão de um diplomata iraniano por supostos elos com um círculo de espiões no Kuwait, informou a mídia estatal. A ação representa a mais recente reviravolta na deterioração dos laços depois que tropas sauditas foram chamadas ao Bahrein.

As relações entre o Irã xiita e os Estados do Golfo Pérsico azedaram desde março, quando a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos enviaram tropas ao Bahrein, uma monarquia de muçulmanos sunitas que reina sobre uma maioria xiita, para ajudar a sufocar protestos pró-democracia.

Um comunicado da Agência de Notícias Bahreinita na noite desta segunda-feira disse que o ministro das Relações Exteriores do Bahrein convocou o assessor Mehdi Islami para informar que o diplomata Hojjatullah Rahmani tinha 72 horas para se retirar "por conta de seus elos com a célula espiã no Kuwait".

"O Bahrein pede ao Irã que desista dessas sérias violações de padrões de relações internacionais, que são uma ameaça à segurança e à estabilidade da região", afirmou.

Neste mês, o Kuwait expulsou três diplomatas iranianos por envolvimento em um suposto círculo de espiões, levando o Teerã a ordenar que três diplomatas kuaitianos deixassem o Irã.

Este fato ocorreu depois que um tribunal do Kuwait sentenciou dois iranianos e um kuaitiano à morte, em março, por envolvimento em espionagem.

O Bahrein, aliado dos EUA, que sedia a Quinta Frota da Marinha dos Estados Unidos, também deu início ao julgamento de dois iranianos e um bahreinita acusados de espionar para a Guarda Revolucionária do Irã.

O Irã, que outrora reclamou a soberania do Bahrein, se queixou à Organização das Nações Unidas pela recente repressão, que continuou com as detenções de centenas de ativistas e as mortes de alguns sob custódia policial.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Ramin Mehmanparast, disse que o Irã pode adotar "medidas retaliatórias", relatou a mídia iraniana.

- O gesto mais recente do Ministério das Relações Exteriores bahreinita vai de encontro às relações de boa vizinhança e não se baseia na realidade - teria dito Mehmanparast.



Arábia Saudita

Otan anuncia morte de líder do primeiro escalão da al-Qaeda no Afeganistão
CABUL - Forças lideradas pela Otan no Afeganistão afirmaram nesta terça-feira que mataram um líder do primeiro escalão da al-Qaeda, que também era o segundo insurgente mais procurado do país em um ataque aéreo na província de Kunar, no leste do país, na fronteira com o Paquistão. O anúncio põe fim a quatro anos de buscas pelo rebelde.

O saudita Abu Hafs al-Najdi, também conhecido como Abdul Ghani, foi morto há 12 dias no distrito de Dangam, quando ele se reunia com outros rebeldes e membros da al-Qaeda, disse a Força Internacional de Assistência de segurança (Isaf, na sigla em inglês) em comunicado.

"Abdul Ghani foi responsável pela coordenação de números ataques importantes. Na manhã em que morreu, ele teria comandado o ataque suicida que matou o ancião tribal Malik Zarin e outros nove civis afegãos', disse a Isaf.

Abu Hafs al-Najdi era o chefe de operações da al-Qaeda em Kunar e foi responsável pelo estabelecimento de campos de rebeldes e locais de treinamento por toda a montanhosa província.


Joaquín Pérez

Venezuela deporta para Colômbia chefe de comissão das Farc
 
BOGOTÁ - A Venezuela deportou na segunda-feira para a Colômbia o líder da comissão internacional das Farc na Europa, responsável por conseguir apoio financeiro e político para o grupo guerrilheiro, disse o presidente Juan Manuel Santos.

A prisão de Joaquín Pérez, também conhecido como Alberto Martínez, aconteceu no fim de semana no aeroporto internacional de Caracas, onde ele chegou procedente de Frankfurt, na Alemanha, depois de uma solicitação telefônica do presidente colombiano ao seu colega venezuelano, Hugo Chávez, que havia se comprometido a combater a presença da guerrilha em seu país.

- É a figura das Farc mais importante na Europa e há muito tempo estávamos atrás dele. É outra demonstração de que Chávez está cumprindo sua palavra e o agradecemos - disse Santos ao jornal "El Tiempo".

Recentemente, o presidente colombiano afirmou que não existe evidência de acampamentos guerrilheiros na Venezuela.

Chávez, acusado no passado de ter ligações e de permitir a presença de líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército da Libertação Nacional (ELN) na Venezuela, já entregou a Bogotá rebeldes e narcotraficantes.

De acordo com fontes de segurança, Pérez -com mais de 30 anos de militância nas Farc- coordenava apoio financeiro e político ao grupo rebelde na Itália, Alemanha, Espanha, Holanda, Suécia, Bélgica e Noruega.

Também era o encarregado da difusão da propaganda das Farc na Europa através da Agência Nacional pela Nova Colômbia (Anncol), um meio de comunicação do grupo guerrilheiro na Internet, e conduzia as relações com organizações como o ETA, na Espanha.

Chávez e Santos retomaram as relações diplomáticas e comerciais em agosto de 2010, após uma crise desencadeada no governo do ex-presidente Álvaro Uribe, que acusou Caracas de permitir a presença de chefes rebeldes na Venezuela.



Ucrânia lembra 25 anos de Chernobyl de olho na crise na usina nuclear de Fukushima no Japão
CHERNOBYL, Ucrânia - A Ucrânia marcou nesta terça-feira o 25º aniversário do pior acidente nuclear da História, na usina de Chernobyl, enquanto o Japão leva adiante os esforços para controlar a crise em sua usina de Fukushima. No dia 26 de abril de 1986, o reator 4 da usina de Chernobyl, então na União Soviética, explodiu e pegou fogo depois que um teste de segurança deu errado. A detonação espalhou radiação por toda a Europa.

Um total de 31 pessoas morreu imediatamente. Muitas mais faleceram de doenças relacionadas à radiação, como o câncer, parte delas no que é hoje o território da Bielorrússia. Dezenas de milhares foram retiradas de Prypyat, a cidade mais próxima do local. A população era de 50 mil pessoas na ocasião. Os que saíram jamais voltaram.

Na semana passada, induzida pela crise nuclear na usina japonesa de Fukushima, a comunidade internacional prometeu 550 milhões de euros (US$ 780 milhões) em ajuda para construir um novo edifício de contenção sobre o reator afetado de Chernobyl em substituição a outro, improvisado, que começou a vazar radiação.

" Durante muito tempo, a Ucrânia lidou sozinha com esta calamidade, mas felizmente não estamos sós agora "
."Chernobyl foi um desafio de dimensões planetárias. A resposta a esse desafio pode ser fornecida somente pela comunidade internacional", disse o presidente ucraniano Viktor Yanukovich nesta terça-feira. "Durante muito tempo, a Ucrânia lidou sozinha com esta calamidade, mas felizmente não estamos sós agora" declarou ele em um comunicado no site presidencial.

Yanukovich deve visitar Chernobyl ainda na terça com o presidente russo Dmitri Medvedev e o patriarca ortodoxo russo Kirill. Chernobyl se tornou a referência para acidentes nucleares.

Embora a cidade de Chernobyl propriamente dita tenha escapado relativamente ilesa, Prypyat hoje é uma cidade-fantasma no centro de uma zona de exclusão praticamente desabitada com um raio de 30 km.

- Este é um dia de luto para nós. Estamos enlutados pelas pessoas que 25 anos atrás lutaram para nos proteger - disse Gennady Pikul, 50 anos, referindo-se aos bombeiros e outros 'liquidadores' que arriscaram suas vidas lutando para controlar o reator em chamas. -Faremos tudo que pudermos para que isso jamais se repita.

No último dia 12 de abril o Japão elevou o nível de severidade do acidente na usina de Fukishima para sete, o mesmo de Chernobyl.


CEGONHA À VISTA?

Carla Bruni estaria grávida de Sarkozy, dizem jornais franceses
RIO - De acordo com a imprensa francesa, a primeira-dama Carla Bruni estaria grávida do presidente Nicolas Sarkozy. O boato começou com a última edição da revista "Closer", que trouxe o depoimento de uma fonte muito próxima ao casal presidencial. Segundo a fonte, o casal ainda não divulgou a gravidez, pois ela ainda seria frágil, mas é muito desejada.

Carla Bruni e Nicolas Sarkozy estão casados há três anos e a cantora e ex-modelo já tem um filho, Aurelién, de seu casamento com o professor de filosofia francês Raphael Enthoven. O Palácio do Eliseu não negou nem confirmou a nova gravidez de Bruni, conteve-se apenas a dizer que o assunto é da vida privada de Sarkozy. Jornais franceses também tentaram conversar com ministros, mas muitos se recusaram a comentar a suposta gravidez.

Sarkozy viaja nesta terça-feira para Itália para discutir com o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi assuntos de interesse comum, como a situação dos imigrantes no continente. Semana passada, a França barrou a entrada um trem vindo da Itália com 150 tunisianos. A primeira-dama Carla Bruni não vai viajar com seu marido.


Confidencial

Em relatório, Aeronáutica tentou negar atentado no Riocentro
BRASÍLIA - Relatório confidencial da Aeronáutica mostra que o serviço secreto da instituição criou uma versão para tentar inocentar os militares envolvidos no atentado ao Riocentro, em 30 de abril de 1981. O documento confidencial - escrito no IIIº Comando Aéreo Regional (Comar) em 7 de maio de 1981, uma semana após o atentado - desqualifica a informação, divulgada pelos jornais da época, de que a explosão foi resultado de uma fracassada tentativa de militares de extrema direita de cometer um atentado e, com isso, forçar um retrocesso na incipiente abertura política no país. O inquérito, concluído em 2000, responsabilizou o capitão Wilson Machado e o sargento Guilherme Pereira do Rosário pela fracassada manobra.

OPINIÃO: Você presenciou o episódio do Riocentro?

O relatório do IIIº Comar faz parte do acervo de 50 mil documentos que Arquivo Nacional liberou à consulta pública há duas semanas. "A imprensa, aproveitando a oportunidade, passou a explorar o fato de forma sensacionalista e tendenciosa. Os militares são apresentados como terroristas, acusados e condenados sem qualquer prova ou fundamento, sem nenhuma chance de defesa, dentro da técnica da orquestração nos periódicos na área, com reflexos em todo o país", diz o documento, de três páginas.

No texto, distribuído naquele período por todo o aparato de repressão da ditadura, o serviço secreto tenta negar até a existência de mais duas bombas no banco traseiro do Puma, onde estavam o capitão e o sargento, no momento da explosão. "A notícia veiculada dando conta que existiria outros artefatos explosivos no interior do veículo é falsa", diz o documento. Pela versão militar, "os cilindros apresentados pelas câmeras, como se fossem bombas, são apenas 2 (dois) tubos fumígenos portados por um dos soldados da Polícia Militar encarregados de isolamento do local".

Em reportagem no GLOBO desta terça-feira , o corretor de imóveis Mauro César Pimentel confirma a existência dos dois artefatos no banco traseiro do Puma. Os dois artefatos seriam similares à bomba que explodiu no colo do sargento Rosário. Pimentel teria visto os dois artefatos ao passar pelo Puma do capitão Machado, no estacionamento. O corretor era, naquela época, um dos muitos jovens que foram Riocentro para assistir aos shows do 1º de Maio, promovidos pelo Centro Brasil Democrático.

No texto, o serviço secreto tentou responsabilizar a esquerda: "Pelo que foi exposto, verifica-se que a imprensa infiltrada da área há muito vem trabalhando no sentido de formar uma opinião pública desfavorável às ações das Forças Armadas em relação à defesa interna". Para os arapongas, a campanha criou na sociedade uma "imagem negativa dos órgãos de segurança, podendo haver alcançado até o público interno". Naquele momento, os serviços de inteligência já estariam "detectando levantamentos de seus agentes, e até mesmo de organizações militares, por elementos de esquerda, com o objetivo único de desmantelar ou destruir o aparato repressor".

O relatório sustenta ainda que "o crime terrorista perpetrado está sendo investigado e todo o esforço vem sendo realizado para identificar sua origem". Mas o primeiro inquérito policial militar não apontou culpados. Só com a reabertura do caso, duas décadas depois, é que a investigação responsabilizou os dois militares pela explosão.

Pela nova apuração do caso, os dois militares planejavam cometer o atentado no Riocentro e, com isso, tumultuar a abertura política. O plano fracassou. Uma das bombas explodiu antes do momento previsto, matou o sargento Rosário e deixou ferido o capitão Machado. A primeira investigação oficial foi encerrada sem apontar culpados.


Sem consenso

Texto que altera o Código Florestal vai à votação sob divergências entre agricultores e ambientalistas
BRASÍLIA - O texto que altera o Código Florestal vai à votação na próxima semana com dois pontos principais sem consenso: anistia para quem desmatou ilegalmente até 2008 e o fim da reserva legal para pequenos agricultores. Em outro trecho polêmico, sobre as Áreas de Proteção Permanente nas margens dos rios, o governo aceitou que produtores rurais sejam obrigados a recuperar área de até 15 metros, metade do limite mínimo exigido atualmente.

Nesta terça-feira, após reunião dos líderes partidários para discutir as mudanças no Código Florestal - que contou com a presença dos ministros Luiz Sérgio, das Relações Institucionais, Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, e Wagner Rossi,da Agricultura -, o relator da proposta, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), disse que vai retirar do texto a moratória que tinha proposto inicialmente e que impediria novos desmatamentos nos próximos cinco anos.

" Vamos chegar a um texto que vai refletir a média ponderada entre o que querem os agricultores e os ambientalistas "

O Executivo não abre mão de manter a exigência de que todos os produtores rurais (pequenos, médios ou grandes) destinem parte de sua propriedade para reserva legal. O relator defende que quem tem terras com menos de quatro módulos fiscais (que podem chegar a áreas de até 400 hectares) marque como reserva apenas aquilo que restou de vegetação nativa em suas propriedades. Essa obrigação, prevista na legislação atual, depende do bioma onde se encontra a fazenda. Na Amazônia, é de 80%; e, nos demais biomas, de 20%. Nas áreas de transição entre Cerrado e Amazônia, o percentual exigido é 35%. Se vencer a proposta de Aldo, um produtor com 1% de reserva legal na Amazônia estará na legalidade.

Com relação à mata ciliar, ainda não está certo se Aldo manterá em seu texto a redução da proteção mínima de 30 para 15 metros da área a ser mantida nas margens de rios mais estreitos. Relator e o governo discordam sobre o reflorestamento de áreas já desmatadas. O governo já aceita que o produtor recomponha só metade, mas Aldo quer atender a um pedido da agricultura familiar, que quer ser obrigada a recompor apenas 7,5m.

- Vamos chegar a um texto que vai refletir a média ponderada entre o que querem os agricultores e os ambientalistas - disse o ministro Luiz Sérgio.

Os pontos já acordados são a manutenção da restrição de produção em áreas com declividade de 25 e 45 graus, a permissão de que a reserva legal possa ser reflorestada com espécies exóticas (e não só com nativas, mais caras) e a permissão de exploração de baixo impacto em APPs. Outra questão é a compensação de reserva legal, que poderá ser feita fora da propriedade, inclusive em outro estado.

O tema está tão confuso e gera tanto calor entre ambientalistas e ruralistas, que o próprio PT ameaça atrapalhar os planos de votar a reforma do código na semana que vem.

Nesta terça-feira, em visita ao Brasil, o subsecretário-geral da ONU, Achim Steiner, disse que é positivo o país discutir melhorias no código, mas avisou que o mundo irá julgar a decisão que o Congresso tomar com base nos efeitos que ela possa causar na "produtividade das florestas". Ao GLOBO, Steiner disse que a alteração dos limites das matas ciliares tem que ser discutida conforme o que recomenda a ciência.

- Temos que usar o melhor conhecimento científico disponível para determinar o impacto que as mudanças propostas trarão. Elas reduzirão futuramente os serviços e funções desses ecossistemas? Elas trarão impacto econômico e ecológico? As mudanças se justificam sob essas perspectivas? Eu acho que este é o debate que está ocorrendo no Brasil. A única coisa que eu espero que não aconteça com o Código Florestal é que ele não reduza o comprometimento do Brasil de manter a produtividade de suas florestas e ecossistemas - disse.

Decoro parlamentar

Pelo menos oito dos 15 integrantes do Conselho de Ética do Senado devem explicações ao STF
BRASÍLIA - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), garantiu nesta terça-feira a leitura da lista dos novos integrantes do Conselho de Ética da Casa. Dos 15 titulares que tomam posse nesta quarta-feira, indicados pelos partidos para compor o órgão de caráter disciplinar, encarregado de zelar pela observância dos preceitos de ética e decoro parlamentar, oito são figuras polêmicas que respondem a processos ou inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre eles estão Renan Calheiros (PMDB-AL), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Gim Argello (PTB-DF).

O senador Lobão Filho (PMDB-MA), outro titular indicado para compor o Conselho de Ética, saiu em defesa do líder de seu partido:

- Renan, no meu entendimento, tem capacidade técnica e moral para assumir qualquer cargo no Senado. Sofrer um julgamento em qualquer instância e ser inocentado, lhe permite qualquer coisa. E ele não só foi absolvido duas vezes pelo plenário, como também pelo povo do seu estado, que o reelegeu no ano passado.

Lobão acrescentou que recebeu a missão de compor o Conselho de Ética a contragosto.

- É uma missão extremamente desagradável. Julgar seu par não é fácil nunca. Sempre tem um componente emocional.

O Conselho de Ética deverá ser instalado nesta quarta-feira, às 11h. O senador João deverá ser eleito presidente do Conselho pela terceira vez. Em todas as ocasiões que ocupou o cargo ajudou a salvar companheiros de partido. Em 2001, por exemplo, apresentou um voto em separado contra a cassação do ex-senador Jáder Barbalho (PMDB-PA), que acabou renunciando ao mandato temendo perder os direitos políticos.

- O líder me comunicou nesta terça-feira que eu seria presidente do Conselho. Será a terceira vez. Para assumir essa missão é preciso ter muito equilíbrio. Quando estamos cortando na própria carne, não dá para fazer nada de maneira açodada. Afinal, recebemos denúncias de todos os lados - observou João Alberto, que adiantou que não pretende tomar nenhuma iniciativa contra Requião - Ao contrário da Corregedoria do Senado, o Conselho precisa ser provocado para agir.

Já o senador Vital do Rego (PMDB-PB) será o novo Corregedor do Senado. O cargo estava vago desde a morte do senador Romeu Tuma, no ano passado. Assim sendo, caberá a ele responder a representação protocolada pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal contra Requião.


O retorno

Refiliação de Delúbio ao PT deve ser aprovada pelo diretório nacional
BRASÍLIA - O líder do PT no Senado, Humberto Costa(PT-PE), disse nesta terça-feira que está tudo pronto para o que pedido de refiliação o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, encaminhado pelo Diretório Municipal de Goiânia, seja analisado. Segundo ele, o pedido passa com tranquilidade. Delúbio deve ter o voto favorável da maioria esmagadora dos 84 membros do diretório. Pelo menos 59 votos.

PENDÊNCIAS: PT discute volta de Delúbio esta semana
" A volta do Delúbio é uma questão ainda muito mal compreendida pela sociedade, de difícil assimilação "
- A volta do Delúbio é uma questão ainda muito mal compreendida pela sociedade, de difícil assimilação. Mas uma coisa é o que pensa a sociedade, outra é como o partido tem que se posicionar em relação a um membro - defendeu a senadora Marta Suplicy (PT-SP), dizendo que se não for decidido nas reuniões do fim de semana, que seja no segundo semestre, porque no ano que vem, a disputa eleitoral pode contaminar e atrapalhar a decisão.

Há cinco anos, no auge do maior escândalo de corrupção do governo Lula, quando se descobriu um esquema de repasse de R$55 milhões, inclusive de empresas públicas para parlamentares da base, o PT decidiu excluir Delúbio de seu quadro de filiados. Agora o entendimento da maioria esmagadora do Diretório Nacional é que ele já cumpriu sua pena, foi leal, não saiu falando mal do PT e deve agora voltar para disputar uma vaga de vereador por Goiânia em 2012.


Rearranjo

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso admite fusão do DEM com PSDB
SÃO PAULO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso admitiu, nesta terça-feira, em seminário no instituto que leve seu nome, que há entendimentos sobre a fusão do PSDB com o DEM. Porém, ele afirmou que as conversas ainda são preliminares. FH também criticou a postura dos tucanos que, segundo ele, não souberam conviver com as várias tendências do partido. A saída de Walter Feldman, um dos fundadores do PSDB, para o PSD, foi motivo de pesar para o ex-presidente.

" Existem propostas nesse sentido. São aspectos delicados. Acho que o mais importante é manter a coesão dos partidos e, desde logo, dizer: aconteça o que acontecer, vamos nos manter unidos com certos objetivos maiores "
_ Existem propostas nesse sentido. São aspectos delicados. Acho que o mais importante é manter a coesão dos partidos e, desde logo, dizer: aconteça o que acontecer, vamos nos manter unidos com certos objetivos maiores. Não sei qual a tendência, se vai haver fusão ou não.

Ele aproveitou para dar um puxão de orelhas no PSDB pela debandada tucana para o PSD, novo partido do prefeito Gilberto Kassab. Para o ex-presidente, "ninguém pode pregar a democracia, que implica pluralidade, se não a pratica". Fernando Henrique lamentou a saída do ex-deputado Walter Feldman, oitavo paulista a deixar a legenda em uma semana, e disse fazer um "apelo à unidade".
_ Acho lamentável a saída de qualquer pessoa, sobretudo de uma pessoa importante. É o momento de fazermos um esforço pela coesão. Faço até mesmo um apelo: não é o momento de ampliar divisões. Se quisermos ter um objetivo maior, como tem os venezuelanos hoje, que é de voltar a ter uma situação de que o PSDB exerça um papel construtivo no Brasil, na República, nós temos de estar unidos_ disse o ex-presidente à imprensa, durante um seminário com analistas e a oposição jovem ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, no Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC).

O ex-presidente tucano considerou anormal a ruptura das lideranças no partido.

_ Esse esforço (de coesão) implica que as várias tendências do partido entendam que tendências são normais, que opções por pessoas são normais. O que não é normal é ruptura, em função seja de personalismo, seja da falta de aceitação da diversidade. Ninguém pode pregar a democracia, que implica pluralidade, se não a pratica. Temos de ter pluralidade interna, expressão da nossa divergência, mas também uma coesão. Deixo um apelo pela unidade.

Enquanto apresentava um grupo de três jovens de oposição venezuelana, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso brincou com a polêmica causada por seu último artigo, no qual defendeu que o PSDB tenha foco na classe média como eleitorado. Fernando Henrique elogiou a juventude dos militantes e falou que, mais velho, tem ficado a cada dia mais cauteloso.

_ Passei a ser cautelosíssimo_ disse Fernando Henrique, comentando que o artigo foi pedido pelo ex-embaixador Rubens Barbosa:_ Pensei que ninguém fosse ler.

Ainda durante o evento no IFHC, o ex-presidente disse esperar que o governo Dilma tenha "sensibilidade" para associar a crítica ao regime de Chávez e os interesses dos dois países.

_ Dá a impressão de que, no que diz respeito aos direitos humanos, ela (Dilma) tem sido mais conseqüente em protestar. O Brasil tem interesses comuns com a Venezuela e nós não podemos de repente ter uma atitude que possa ser compreendida como contrária à Venezuela. Então, como distinguir a defesa dos direitos humanos com a participação da Venezuela na América Latina, no Mercosul, de acordo com os nossos interesses? Espero que o governo, sobretudo com o novo chanceler, tenha sensibilidade suficiente para ao mesmo tempo atender aos interesses do Brasil e da Venezuela.

Ainda nesta terça, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o presidente nacional do DEM, José Agripino Maia (RN), acertaram o novo espaço do DEM no governo paulista. O partido comandará a Secretaria de Desenvolvimento Social, hoje encabeçada por um deputado estadual do PSDB. A negociação é um gesto importante num momento em que os dois partidos discutem uma fusão no futuro.

A possível saída do governador democrata de Santa Catarina, Raimundo Colombo, pode acelerar de vez a implosão do DEM. Com ele, sairiam inúmeros políticos catarinenses e o único governo estadual do partido seria o do Rio Grande do Norte, de Rosalba Ciarlini.



GUINADA AÉREA

De olho na Copa, governo vai conceder a empresas administração e construção de aeroportos
BRASÍLIA e RIO - O governo bateu o martelo pela concessão parcial à iniciativa privada dos cinco principais aeroportos de conexão e internacionais do país, informou na terça-feira o ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci. Segundo ele, em reunião na segunda-feira com o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência, Wagner Bittencourt, a presidente Dilma Rousseff definiu os modelos para Cumbica (Guarulhos) e Viracopos (Campinas), em São Paulo, e Brasília. Continuam em estudo, que será concluído em pouco tempo, frisou Palocci, as opções para Confins (Belo Horizonte) e Antonio Carlos Jobim (Galeão, no Rio de Janeiro).

Com a decisão, caberá ao PT - tradicionalmente refratário às privatizações realizadas em governos anteriores, como a das telecomunicações - abrir às empresas privadas a exploração do setor aeroportuário, única área da infraestrutura nacional que continua sob comando exclusivo do Estado. Os 67 principais terminais do país são administrados pela Infraero.

Segundo Palocci, a ideia é dividir a administração dos grandes terminais entre a estatal e o setor privado, para captar mais recursos, acelerar as obras e introduzir a competição no sistema. A concessão deverá ser feita por licitação, mediante pagamento ao governo (outorga). Os primeiros editais podem ser concluídos em maio:

- A presidente já definiu o critério de concessão dos serviços para os terminais de Guarulhos, Viracopos e Brasília. Num curto espaço de tempo, vamos ter obras no regime de concessão nos três principais aeroportos que necessitam de investimento.

'Ideologia ficou de lado', diz especialista

A concessão de aeroportos foi sistematicamente postergada no governo Lula. Nas últimas campanhas presidenciais, as privatizações foram duramente criticadas pelo PT. Mas, segundo participantes do encontro ministerial de anteontem, Dilma foi enfática ao reconhecer que será impossível ampliar a capacidade de transporte de passageiros sem recursos privados. O governo corre contra o tempo para dar conta da maior de$interna e da proximidade de Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016.

- Dilma acredita que a concessão para o setor privado é a única forma de enfrentar a deficiência da infraestrutura aeroportuária brasileira - afirmou um ministro ao GLOBO.

Para o coordenador do núcleo de logística e infraestrutura da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, a decisão de conceder à iniciativa privada alguns $principais aeroportos do país mostra que a face gestora de Dilma de sobrepôs à face política, diante das necessidades do setor e os possíveis constrangimentos durante a Copa.




- A voz da gestora falou mais alto. Enquanto em outras áreas da economia se percebe uma tendência à centralização nas mãos do Estado, na aviação a ideologia ficou de lado.

Concessões terão prazo de até 25 anos

Para Guarulhos - a atual joia da coroa, com metade das receitas com aluguel de áreas comerciais arrecadadas pela Infraero e 35% das taxas de embarque -, os planos de concessão estão restritos à construção e exploração de novas áreas, como o terceiro terminal de passageiros. Dois terminais remotos (que servem apenas para embarque e desembarque, sem área de check-in e recolhimento de bagagens) também podem entrar no lance.


Galeão será concedido mais por pressão política do governador do Rio, Sérgio Cabral, pois suas obras já estão em andamento. Uma nova reunião na sexta-feira vai decidir os rumos do aeroporto do Rio e também de Confins. A perspectiva é que os editais de Guarulhos e Brasília saiam em maio. Entre junho e julho, seriam conhecidas as regras de Viracopos e, depois, de Confins e Galeão. A concessão deverá ter prazo entre 20 e 25 anos.

Técnicos envolvidos nos trabalhos afirmam que o governo não quer acabar com a Infraero e vai adotar um modelo híbrido de administração aeroportuária, estatal e privada. A ideia é que a Infraero mantenha alguns terminais (alguns lucrativos, regionais e de fronteira), ficando com um total de 34. Os demais entrarão em regime de concessão parcial ou serão transferidos a governos e municípios que poderão fazer o mesmo.

Mercados

Ibovespa sobe 0,26%, com construtoras e bancos; dólar recua ao menor valor desde agosto de 2008
RIO, SÃO PAULO e LONDRES - Pressionado pelas expectativas de manutenção dos juros nos Estados Unidos amanhã, quando haverá reunião do Federal Reserve (Fed, banco central americano), o dólar comercial renovou nesta terça-feira sua menor cotação desde 4 de agosto de 2008. A moeda americana fechou em queda de 0,57%, cotado a R$ 1,562 na compra e R$ 1,564 na venda. O Banco Central (BC) fez dois leilões de compra da moeda no mercado à vista, mas a divisa recuou seguindo a tendência externa.

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em alta influenciada pelos mercados americanos e pela queda dos juros na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F). O Ibovespa, índice de referência do mercado, avançava 0,26%, aos 67.144 pontos. Os destaques ficam para construtoras, bancos e siderúrgicas. O giro financeiro ficou em R$ 5,261 bilhões.

FED: Bernanke fará primeira coletiva de imprensa após reunião do Fed em 97 anos

O Ibovespa eliminou as perdas da manhã, quando chegou a recuar 0,4%, e passou ao campo positivo ajudado pelo indicador de confiança do consumidor americano de abril, que acelerou a alta nas bolsas americanas. Pesquisa do instituto Conference Board mostrou que o indicador que mede esse sentimento atingiu 65,4 no mês passado, após se situar em 63,8 em março (dado revisado).

- O indicador não veio com uma alta tão expressiva para justificar um ganho muito alto nas Bolsas, mas contribuiu para um melhor desempenho. O S&P chegou a bater seu maior valor desde junho de 2008 - diz Hersz Ferman, gestor da Yield Capital.

As principais altas do Ibovespa ficaram para as ações MRV ON (2,91%, a R$ 14,1), Fibria ON (2,53%, a R$ 25,51), Rossi ON (2,23%, a R$ 15,07) e PDG Realty ON (2,19%, a R$ 9,77).

Já os destaques de baixa ficaram com os papéis OGX Petróleo ON (-2,83%, a R$ 17,15), Hypermarcas ON (-2,65%, a R$ 20,55), B2W ON (-2,44%, a R$ 21,9) e Duratex ON (-2,35%, a R$ 16,56).

Entre as principais ações do Ibovespa, Vale PNA avançou 0,06%, a R$ 46,79, com giro de R$ 592 milhões, e Petrobras PN subiu 0,07%, a R$ 26,20, com volume negociado de R$ 316 milhões.

Fora do Ibovespa, destaque para os recibos de ações da Laep (-7,4%, a R$ 0,25) e da Agrenco (-6,16%, a R$ 1,98). As units da Santos Brasil ainda subiram 5,39%, a R$ 29,88. A empresa divulga amanhã, após o fechamento do mercado, o balanço do primeiro trimestre do ano.

As ações do setor bancário avança nesta terça-feira às vesperas da divulgação do balanço do banco Bradesco, previsto para quarta-feira. Já o Banco do Brasil (BB) teve sua recomendação elevada de "neutra" para "overweight" pelo JPMorgan Chase. Os papeis ON do BB sobem 1,38%, para R$ 29,40.

Já as ações da LLX Logística, empresa do grupo EBX, de Eike Batista, recuaram apesar do acordo entre representantes do governo do Rio e produtores rurais, que fechavam desde segunda-feira o canteiro de obras do Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense. Os papéis ON caíram 1,63%, a R$ 4,9.


Já as ações ON da Usiminas voltaram para o campo negativo. Na segunda-feira, os papéis recuaram reagindo ao anúncio do aumento da participação da CSN no capital de controle da empresa, para 10,01%. As ações da Usiminas caem 2,07%, para R$ 27,50.

No front cambial, o dólar registra sua sexta queda seguida em relação ao euro. O operador de derivativos da Hencorp Commcor, Victor Asdourian, explica que a tendência para a moeda continua sendo de desvalorização, mas os pregões agora tendem a apresentar baixa volatilidade, porque o dólar está em um nível baixo e a força para a queda já é menor.

Balanços direcionam mercados em Wall Street

Nos Estados Unidos, minutos atrás, o índice Dow Jones recuou 0,93%, o S&P 500 avançou 0,90% e o Nasdaq registrou alta de 0,77%.

Os investidores tentam se antecipar o que será dito nesta quarta-feira pelo presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Ben Bernanke, em coletiva de imprensa, após o anúncio da decisão para a taxa de juros americana.

A expectativa de parte dos analistas é de que a autoridade monetária não altere o programa de recompra de títulos do Tesouro ("quantitative easing"), atualmente no valor de US$ 600 bilhões até junho.

Balanços corporativos de companhias como Ford, 3M e United Parcel Service (UPS) direcionavam o mercado externo.

Outro indicador importante do dia, o índice de preços das casas nas 10 maiores cidades do país cedeu 1,1% entre janeiro e fevereiro, segundo a SP/Case-Shiller. O O indicador para 20 cidades registrou a mesma baixa na passagem do primeiro para o segundo mês deste ano. No comparativo anual, os preços das casas nas 10 maiores cidades americanas diminuíram 2,6% e as cotações das residências nas 20 cidades caíram 3,3%.

Índice europeu de ações tem máxima em 2 semanas, UBS avança

A volta do feriado de Páscoa nas bolsas da Europa foi animada pelo balanço do banco de investimentos UBS, que surpreendeu o mercado e ajudou a impulsionar os papéis do setor financeiro. As ações europeias subiram pela quarta sessão consecutiva e atingiram nesta terça-feira a máxima de fechamento em duas semanas.

O índice FTSEurofirst 300, que mede o desempenho dos principais papéis da região, avançou 0,3%, aos 1.146 pontos, maior patamar desde 11 de abril.

As ações do UBS ganharam 3,9%, com o bom resultado de seu braço de gestão de riquezas no primeiro trimestre, enquanto sua problemática divisão de banco de investimento registrou um desempenho melhor que o esperado.

- As expectativas para a temporada de balanços corporativos estavam fracas, em parte por conta da pressão nas margens, mas de modo geral elas têm melhorado principalmente nos Estados Unidos em vez de na Europa - disse Michael McNaught-Davis, chefe do departamento de ações internacionais da Scottish Widows, que gerencia 145 bilhões de libras.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 0,85%. Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,84%. Já em Paris, o CAC-40 ganhou 0,58%. Em Milão, o Ftse/Mib teve avançou 0,56%. A Bolsa de Madri subiu 0,63% pelo Ibex-35. Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em queda de 0,19%.

Bolsas da Ásia recuam, Tóquio cai 1,17%, pressionada por papeis da Nintendo

As bolsas asiáticas encerraram as operações desta terça-feira no vermelho, com os investidores decepcionados diante dos resultados apresentados pela Nintendo no Japão, enquanto aguardam o pronunciamento de amanhã do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke.

O índice Nikkei 225, da bolsa de Tóquio, caiu 1,17% nesta sessão, para 9.558,69 pontos, influenciado pelo recuo de 1,57% nas ações da Nintendo. Os papéis das montadoras também apresentaram desempenho negativo, após a agência de classificação de risco Standard Poor´s reduzir suas perspectivas para a indústria automobilística no país devido aos danos provocados pelo terremoto do dia 11 de março. As ações da Toyota baixaram 2,44%, enquanto as da Honda caíram 1,61%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng sofreu 0,54% de desvalorização, voltando aos 24.007,40 pontos e refletindo os temores do mercado quanto a possíveis medidas adicionais por parte do governo chinês para conter a inflação no país. O Shanghai Composite, da bolsa de Xangai, registrou o mesmo movimento e cedeu 0,88%, para 2.938,98 pontos.


Lucro do Bradesco aumenta 28,5% no trimestre, para R$ 2,7 bilhões

SÃO PAULO - O Bradesco apresentou lucro líquido contábil de R$ 2,702 bilhões nos três primeiros meses deste ano, com expansão de 28,5% perante os R$ 2,103 bilhões apurados em igual intervalo de 2010. Na comparação com o trimestre final do ano passado, contudo, o lucro caiu 9,5%.

Ajustado, o lucro da instituição ficou em R$ 2,738 bilhões, com ampliação de 27,5% no confronto com os R$ 2,147 bilhões verificados entre janeiro e março de 2010. O resultado também foi melhor do que os R$ 2,684 bilhões registrados no quarto trimestre do exercício passado.

As operações de crédito do banco - considerando avais, fianças, antecipação de recebíveis de cartão de crédito e cessões para Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios e Certificados de Recebíveis Imobiliários - atingiram R$ 284,7 bilhões, com crescimento de 21% em 12 meses.

Pelo critério expandido, considerando outras operações com risco de crédito originadas nas carteiras de pessoas jurídicas, a carteira de crédito atingiu R$ 304,4 bilhões em março, ampliação de 22,6% em 12 meses.

As despesas com provisão para devedores duvidosos situaram-se em R$ 2,360 bilhões nos três meses até março deste ano, contra R$ 2,188 bilhões em mesmo intervalo do calendário anterior. O índice de inadimplência superior a 90 dias correspondeu a 3,6%, redução de

0,8 ponto percentual em relação a março de 2010.

As despesas administrativas e de pessoal somaram R$ 5,576 bilhões, com elevação de 17% em relação aos R$ 4,767 bilhões de janeiro a março de 2010.

O Bradesco apresentou ainda total de ativos de R$ 675,387 bilhões no primeiro trimestre, o que implica avanço de 26,8% ante os R$ 532,626 bilhões de um ano antes.


Juízes federais fazem paralisação nesta quarta-feira

BRASÍLIA - Juízes federais de todo o país farão nesta quarta-feira um dia de paralisação para cobrar melhores condições de trabalho, reajuste de subsídio e equiparação de direitos com membros do Ministério Público. Ainda não há estimativa de quantos juízes irão aderir ao movimento, especialmente após a decisão do Conselho da Justiça Federal, na última segunda-feira, de cortar o dia de salário de quem não trabalhar. Também não há previsão do impacto que a paralisação pode causar, uma vez que não se sabe quantos juízes de fato ficarão ausentes.

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), que lidera o movimento, informa que apesar da paralisação, as portas da Justiça estarão abertas, uma vez que os servidores não estarão em greve. A Ajufe informa ainda que, mesmo paralisados, os juízes poderão ser contactados para resolver questões urgentes.

O ato de paralisação contará com palestras na sede da Justiça Federal em Brasília, com a participação de sindicalistas da Itália, da Europa e de Portugal. Cerca de 100 juízes devem vir a Brasília e haverá também manifestações nos estados. O presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, afirmou que caso as principais demandas que motivam a paralisação não sejam atendidas, a entidade volta a realizar assembleia extraordinária em 90 dias para decidir os rumos do movimento.



Libertadores
RIO - O Vélez Sarsfield aproveitou o mando de campo, no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, para abrir vantagem contra a LDU, do Equador, na noite desta terça-feira, em partida válida pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Os gols foram de Augusto Fernandéz (2) e Sebastián Domínguez. Com o resultado, o time argentino, que poderia ter aplicado uma goleada ainda maior, leva importante vantagem para a altitude de Quito, no Equador, onde pode perder por até dois gols. O vencedor do cofronto enfrentará Fluminense ou Libertad, do Paraguai, nas quartas de final.

O time argentino começou o primeiro tempo apostando na correria e a estratégia deu resultado. Logo aos sete minutos, após escapada da Santiago "El Tanque" Silva, ex-Corinthians, pela esquerda, o atacante cruzou forte e o lateral Fernandéz marcou de cabeça, sem chances para o goleiro.

A pressão continuou e, três minutos depois, em boa jogada de Juan Martinéz pelo meio, o meia percebeu Fernandéz invadindo a área da LDU e conseguiu o passe. Em chute forte, o lateral marcou seu segundo gol na partida. Pouco tempo depois, Juan Martínez quase ampliou em chute forte de fora da área.

O Vélez foi para o intervalo com a vantagem de 2 a 0, mas voltou para o segundo tempo disposto a ampliar o resultado. Perdido em campo, a LDU não conseguia levar perigo ao gol de Marcelo Barovero. Aos cinco minutos, o juiz paraguaio Carlos Amarillo deu amarelo para Silva depois que o atacante do time argentino se jogou na área em contato com zagueiro da LDU.

Aos oito minutos do segundo tempo, foi a vez de Luis Bolaños, da LDU, levar amarelo por um carrinho em Ricardo Álvarez. Como o ex-jogador do Internacional e do Santos já havia recebido um cartão por reclamação no primeiro tempo, ele foi expulso. No minuto seguinte, o castigo foi ainda maior. De cabeça, o zagueiro Sebastián Domínguez, ex-Corinthians, completou de cabeça falta cobrada pela esquerda e marcou o terceiro gol do Vélez.

No final do jogo, o Vélez perdeu o ímpeto no ataque, embora tenha tido chances com Fernandéz, aos 14, e Silva, às 27. Aos 23 minutos, Reasco, ex-São Paulo, perdeu a cabeça e atingiu Emiliano Papa sem bola. O jogador foi expulso por Amarilla. Tocando a bola e chegando pouco ao gol da LDU, o Vélez perdeu oportunidade de levar um resultado ainda mais elástico para a partida de volta no Equador.


Flamengo: Maldonado é operado com sucesso
RIO - O volante Maldonado foi operado na manhã desta terça-feira após sofrer um rompimento do enxerto do joelho esquerdo na última quarta-feira. O procedimento durou uma hora e foi realizado pela equipe do médico do

- A cirurgia foi um sucesso e amanhã (27), ele já estará de alta hospitalar. Porém, ele precisará ficar afastado do futebol em torno de seis meses - período de reabilitação e tratamento fisioterápico - informou Runco.

No fim de 2009, uma lesão no mesmo local deixou o volante de fora dos quatro últimos jogos na conquista do hexacampeonato do Flamengo.
- Novamente terei um grande desafio na minha carreira, mas não posso me abater e vou encarar de frente. Tenho certeza de que terei forças para superar este momento, até porque tenho a maior torcida do mundo do meu lado. Quero agradecer também aos jogadores e a diretoria do Flamengo pelo carinho. Neste momento serei mais um a torcer muito para as duas decisões que vêm a seguir. Esta é uma semana especial para o clube e vamos precisar de todo o apoio possível - declarou o chileno através da sua assessoria de imprensa.