Blog

Blog

4 de abr. de 2011

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SOCIALISMO


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SOCIALISMO


O socialismo são as teorias e atos políticos que a princípio afrontam o capitalismo, tendo uma ideologia totalmente diferente do regime capitalista, visando a princípio, quebrar com a desigualdade social.
No socialismo as indústrias de produção, como as grandes empresas, espaços de terra, indústrias de comércio, tecnologia, e diversos outras são propriedade da sociedade e apenas gerenciadas por um governo, evitando assim a concentração de renda nas mãos de poucos.
Outra ideologia muito forte é a total erradicação da divisão de classes, não existindo os burgueses e os proletariados. Todos são iguais trabalhadores e produtores, sendo dividida toda a riqueza acumulada pela sociedade com a sociedade.

Deixo claro aqui que, o objetivo deste artigo é informar ao internauta as principais características do socialismo, mantendo neutralidade de opinião, uma vez que o objetivo é a informação e não a crítica ou apologia a nenhum regime. A expressão citada “ideologia” aqui, tem sentido não Marxista, e significa apenas de “conjunto de idéias”.

Outra das principais características do socialismo, é a intenção de estabelecer uma sociedade comunista e sem divisão de classes. Porém, atualmente as idéias comunistas se voltam para uma reforma no sistema capitalista, procurando melhorar a desigualdade social sem a necessidade de uma revolução radical.