Mesmo com toda a correria, precisamos ter a consciência de que o mais importante é a vida de nossos entes queridos ou da pessoa que estamos cuidando. Cuidar de alguém que esteja doente demanda uma carga de atenção, compromisso, disposição física e psicológica para tal, e por isso, daremos aqui algumas dicas para que você possa cuidar de algum familiar, um amigo ou qualquer pessoa que necessite de cuidados específicos.

Antes de tudo, para quem tem parente dëbìlìtádø, ter um planejamento orçamentário é fundamental. É preciso saber o que se gasta semanalmente, pois tratamentos de saúde nunca são de baixo custo. É importante também observar seu nível de estresse, pois as obrigações podem acarretar estresse e impaciência devido à responsabilidade de cuidar de alguém que tanto amamos.
As principais dicas para os cuidados de forma organizada podem ser:

- Trabalhe sempre com anotações, medicamentos e procedimentos. Estes devem ser anotados de forma organizada e clara;

- Procure se inteirar sobre a vida da pessoa, seus gostos, o que gosta de conversar e dê total atenção, pois pessoas que sofrem com doenças graves podem sentir-se como um fardo ou insignificantes;

- Mostre a ela (e) o quanto é importante para todos à sua volta, mas demonstre isso com atitudes e não apenas palavras;
- Nunca demonstre desânimo, pois, dependendo das circunstâncias, isso pode agravar o tratamento ou reduzir os efeitos dos remédios no estado psicológico do paciente;

- Procure ser o mais compreensivo e paciente possível, isso é também essencial para quem se disponibiliza a cuidar de pessoas em estado especial.
Caro leitor, como estamos lidando com a questão saúde, é de suma importância também observar que nossa saúde também está em jogo, por isso, alguns pontos fundamentais devem ser observados como:

- Procure manter uma rotina em seu dia como dormir e acordar na hora programada;

- Evite irritar-se com coisas sem muita importância, pois ajudará no desempenho de suas tarefas;


- Nunca tenha reações agressivas contra o paciente. Isso pode prejudicar a saúde emocional de ambos;
- Em dias de folga, procure sair os amigos, companheiro ou filhos. Gaste um tempo conversando com eles, pois isso alivia a mente;
Com essas dicas certamente sua missão de cuidar de quem precisa será realizada com satisfação, tudo ocorrerá conforme o planejado e dentro daquilo que você almeja que é dedicar um pouco do seu tempo para cuidar e proteger quem tanto precisa de uma mão solidária.