2010 foi um ano marcado pelas atrapalhadas do Enem. Seria cômico se não fosse trágico. Poderíamos até achar graça, de como um órgão como o Enem  consegue cometer tantos absurdos. Mas de engraçado não tem nada, pois se trata do futuro de milhares de jovens brasileiros. Jovens que passaram muitas horas do ano, dedicados ao estudo. Jovens que são exemplos de cidadãos, jovens que fizeram a escolha certa para sua vida, jovens que estão se preparando para o futuro, para fazer deste país uma grande nação, jovens que mereciam e merecem todo nosso respeito, merecem todos os louvores, jovens que devem ser tratados como exemplos para as futuras gerações, mas estes jovens são tratados com total descaso.
No dia 13 de janeiro passado, o Ministério da educação divulgou as notas de todos aqueles que prestaram o Exame em 2010.
O resultado das notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem  – deixou milhares de jovens perplexos.
Pessoas que se prepararam todo o ano e que prestaram um ótimo exame, tiveram suas redações anuladas e várias provas sem pontuação.



Muitas reclamações vão surgindo de todos os cantos do país. Através das redes sociais e até mesmo do Twitter nos chegam notícias dos absurdos acometidos.
O mínimo de linhas para a redação foi 7, no exame 2010. Alunos que escreveram mais de 20 linhas e que garantem terem feito ótimas redações se assustaram ao saber que tiveram suas redações anuladas.

Há casos até de pessoas que fizeram as provas, mas que estão como ausentes, no Boletim de Desempenho do Enem.


O MEC, como no ano passado, jura inocência. Segundo informou, as redações são anuladas quando o candidato não respeita a regra, por exemplo, escrever menos de 7 linhas. Esquecer de assinalar a cor de seu caderno de perguntas no caderno de respostas torna a correção impossível de ser feita e a prova é anulada.
Mas nestes casos não se encaixam as reclamações feitas.

O MEC recomendou aos estudantes que se sentirem prejudicados, ligarem para o telefone 0800 616161.