aquecimento-global
Todo mundo já está cansado de ouvir sobre a alteração cada vez mais notória do clima em diversas partes do planeta. O aquecimento  global  tem provocado dentre outras coisa o derretimento das geleiras do Ártico e com isso a elevação do nível do mar. Cidades litorâneas têm sofrido bastante as consequências alarmantes e a previsão é que a situação piore a cada ano.
Estudos realizados na região Ártica mostram que o derretimento do gelo provoca uma maior absorção de energia pela água do oceano, ou seja, enquanto congelado a superfície branca da geleira reflete a luz e a energia do sol, mas quando derretem, o oceano que é mais escuro, acaba absorvendo essa energia e ai ocorre esse aumento de calor que temos notado mesmo estando a milhares de quilômetro desta área.
É preocupante a situação mundial no que se refere ao clima. Cidades inteiras que estão próximo ao mar sofrerão perda de área ou simplesmente desaparecerão por completo. As estimativas desses estudos realizados por vários grupos de pesquisa refletem o que já nos esperava desde 1880 quando foram realizados os primeiro estudos nas geleiras do Ártico.


Como se isso não fosse o bastante para deixar todo o mundo em alerta, de acordo com a AMAP a elevação do nível do mar será bem mais significante do que a suposta pela ONU anos atrás.
Acredita-se que essa elevação esteja entre 90 cm e 1,60cm até 2.100. Essa estimativa leva a crer que os países-ilha certamente não existirão mais se isso de fato ocorrer como previsto.

De acordo também com o IPCC (Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas), em 30 ou 40 anos o verão no Ártico não apresentará mais nenhuma cobertura de gelo sobre o oceano.
É preciso ficar atento a esse tipo de informação, porque não adianta de nada querer salvar o planeta se as pessoas não se conscientizarem que todos nós somos responsáveis pelo problema e que a solução está dentro de nossa casa, em nosso trabalho, em nossa escola, em nossa rua, na cidade onde vivemos.