Blog

Blog

13 de mai. de 2011

Educação


Existe estrutura para o "bum" da educação no Brasil?

Eis uma pergunta que certamente teremos resposta em sua mais transparente honestidade por parte de nossos governantes! Perguntas assim mexem com os nervos aflorados de parlamentares que não conseguem dar um ensino que qualidade a nossos estudantes. Se o governo investe na educação, afirma investir, de quê reclamam os estudantes? Ora, no Brasil segue-se à risca o dito, “politicamente correto”.

São inúmeras promessas que levam o cidadão a acreditar que, de fato, estamos bem neste quesito, entretanto, ao questionar muitos estudantes, veremos que uma grande parte não é sequer capaz de escrever um pequeno texto sobre um assunto da atualidade, muito menos dar uma explicação convincente sobre o próprio curso que está cursando. Diante de tão preocupante afirmação pergunto-lhe: Esta é a educação que eleva o índice do IDEB (índice de desenvolvimento da educação básica) para os patamares internacionais?

Educação/Brasil
Todo este “bum” da educação parece ser muito pesado nas perspectivas do governo, é claro que em muitos e muitos casos, essa falta de qualidade se deve muito a falta de interesse de muitos alunos pela leitura, mas também se deve ao pouco investimento do governo na educação; sim, pois, um país que se diz ser quase a décima economia do mundo, parece não ter entendido ainda que é pela educação que se cresce com qualidade, e por conta disso, investe apenas algo em torno de oito a dez por cento do PIB nacional na educação. Isso é um preocupante sinal que o investimento é menor que a vontade dos alunos de estudar e terem enfim, um diploma universitário.

Um bom exemplo de que o país não tem estrutura para administrar de forma efetiva, proporcionando mais incentivos na área da educação, é o fiasco do PROUNI, onde em dois anos, falhas absurdas foram constatadas tendo que envolver até mesmo a justiça para solucionar os casos. Outra prova é o fato de que a ideologia política no Brasil é difundida a partir daquilo que tem visibilidade e a educação nem sempre trás toda visibilidade que deveria ter, e assim, vamos caminhando para ser uma das maiores economias do mundo. Parece uma utopia cômica! Acredito que ainda falta muito para termos de fato uma estrutura para toda essa febre dos estudos em todo o país; esse “bum” da educação só será ou terá uma boa estrutura, quando os governos abrirem os olhos e enxergar que é a educação que pode mudar a sorte de um país tão controverso como o nosso Brasil.