Blog

Blog

13 de mai. de 2011

Violência



Violência no Brasil: Esse mal tem cura?

O dicionário define violência como o constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer um ato qualquer, veemência, abuso da força, tirania, opressão. Mas por que será que o Brasil é considerado um dos países mais violentos do mundo?

Pesquisas revelam altos índices de violência de todos os gêneros no Brasil como a doméstica, assaltos, assassinatos, seqüestros seguido de mortes, violência nas ruas, familiar, em geral, tudo o que é considerado violência, e esse índices só vem aumentando a cada ano. Com 3% da população mundial o Brasil concentra 9% dos homicídios cometidos no planeta; Os homicídios por sua vez, cresceram 29% na década passada e entre os jovens esse crescimento foi de 48%.

A violência no Brasil já é considerada um fato histórico, que vem desde a conquista dos índios, a escravidão dos africanos, o coronelismo e o autoritarismo burocrático tanto antes como depois da independência. Portanto, a violência pode ser considerada também uma questão política, além de social.
Os principais fatores que desencadeiam a violência no Brasil têm sido a desigualdade social, o desemprego, a miséria e a fome. Além desses, também devemos levar em consideração outros fatores como a precariedade do sistema educacional, saúde, habitacional etc. Todos esses, contribuem para gerar uma insatisfação, sensação de injustiça e impunidade, que na maioria das vezes se tornam um gatilho para a prática de algum tipo de violência.

Contudo, em um país regido pela democracia, como é o caso do Brasil, políticas sociais e de segurança pública seriam a chave principal no controle da criminalidade e de alguma forma poderia ser iniciado um processo de erradicação da violência. Vamos batalhar e cobrar dos nossos governantes medidas mais eficazes na luta contra a violência no Brasil!