Blog

Blog

20 de mai. de 2011

O que fazer para ter um belo sorriso

Um sorriso

Pasta de dentes ou antisséptico bucal?

Os antissépticos bucais não mantêm o bom hálito por muito tempo e costumam conter álcool, que pode ressecar a boca e deixá-la mais suscetível a bactérias. Estudos mostram que os antissépticos bucais que contêm clorexidina ajudam a combater o mau hálito. Se puder gastar um pouco mais, experimente um antisséptico que contenha dióxido de cloro; num estudo com cinco mil indivíduos, a substância eliminou as bactérias que produzem o mau cheiro. Alguns estudos mostram uma ligação entre os antissépticos bucais com álcool e o aumento do risco de câncer da boca; quem quiser se prevenir deve preferir os sem álcool.
Atenção às gengivas

Num pequeno estudo francês, mascar chiclete reduziu um pouco a halitose durante uma hora, mais ou menos, mas não eliminou os compostos de enxofre que provocam o odor. Ainda assim, muitos dentistas recomendam goma de mascar sem açúcar ou com xilitol (tecnicamente, um álcool de açúcar que não alimenta bactérias) para estimular o fluxo de saliva.
Escove, no mínimo, duas vezes

Adote o hábito de escovar os dentes ao se levantar e à noite, antes de se deitar. São os momentos mais importantes, porque a saliva, que ajuda no com­bate à placa que provoca cáries, seca durante a madrugada, e é melhor, então, limpar toda a placa acumulada nos dentes antes de dormir. E escovando logo de manhã, você removerá a placa e as bactérias que se acumularam durante o sono.
Não se esqueça de escovar a língua

Escove a língua durante um minuto. É a melhor maneira de se livrar do mau hálito matutino e começar o dia novo em folha. Afinal, toda noite, mais de 300 tipos de bactérias podem se instalar na boca. Uma grande causa de mau hálito é o acúmulo de bactérias na língua, e a escovação diária ajudará a impedir isso. Use um raspador de língua, mais eficaz do que limpá-la com a escova de dentes.
O nível de compostos de enxofre caiu 53% em quem passou duas semanas escovando os dentes e a língua duas vezes por dia durante um minuto, de acordo com dentistas da Universidade de Nova York que estudaram 51 pares de gêmeos. A escovação remove as bactérias que se alimentam das partículas microscópicas de comida que recobrem os dentes e a língua depois das refeições.
Um sorriso limpo
Elétrica versus manual

A tecnologia das escovas de dentes teve um grande avanço desde o tempo em que se usavam cerdas animais. Porém, embora o equipamento tenha melhorado muito, a alimentação rica em açúcar traz para os dentes mais riscos do que nunca. A limpeza meticulosa ajuda a combater as cáries e a gengivite – e os perigos são maiores do que se pensa. A gengivite foi relacionada a doenças cardíacas e AVCs.
Para aquelas poucas pessoas que escovam devidamente os dentes durante dois minutos pelo menos três vezes por dia, dando a mesma atenção às superfícies da frente, de trás e de mastigação de todos os dentes, a escova comum é o bastante. Para todas as outras, as escovas elétricas permitem uma limpeza mais completa. As pesquisas mostram que metade das pessoas só escova os dentes uma vez por dia, e a maioria só dedica à tarefa 46 segundos.
Uma revisão de 42 estudos com quatro mil participantes verificou que, depois de um a três meses de uso, a escova de dentes elétrica com cerdas que giram em sentidos alternados removeu 11% mais placa e reduziu em mais 6% a gengivite quando comparada à escova manual.
Mas a tecnologia dentária tem o seu preço. Só as escovas com cerdas que giram num sentido e depois no outro (rotação oscilatória) foram tão eficazes; em geral, são as mais caras. As escovas ultrassônicas e aquelas cuja cabeça só gira num sentido não tiveram desempenho melhor do que a escova manual.
Limpar ou jogar fora?

Úmida, a escova de dentes pode se tornar um criadouro de bactérias. Siga os seguintes passos para manter a escova protegida:

• Depois de usar, enxágue a escova com água fria e guarde-a em pé, com a cabeça para cima, de modo que a água escorra das cerdas. Não guarde a escova molhada num estojo fechado.

• Não deixe que as cerdas das escovas de dentes dos integrantes da família se toquem.

• Depois de um surto de resfriado, gripe, dor de garganta ou afta, é bom trocar a escova de dentes ou a cabeça da escova elétrica.

• Deixe a escova imersa em solução antisséptica bucal antimicrobiana. Estudos mostram que 20 minutos podem eliminar os germes; mas não
reutilize o líquido desinfetante nem deixe mais de uma escova imersa na mesma solução.
Substitua todas as escovas de dentes ou as cabeças das escovas elétricas a cada três ou quatro meses.



A defesa do fio dental

O fio dental é a única maneira de desalojar aquele fiapo de espinafre que ficou preso atrás dos dentes durante o almoço, mas vêm surgindo indícios surpreendentes de que usar o fio dental todos os dias também reduz o risco de doenças fatais. Pesquisadores descobriram que, quando não tratada, a doença periodontal aumenta o nível de bactérias na corrente sanguínea. Essas bactérias podem se alojar nos depósitos de gordura dos vasos sanguíneos do coração. O resultado é o aumento do risco de aterosclerose, doença ligada a infartos e AVCs.
 
Avalie as opções de branqueamento

Os produtos domésticos em gel têm mais probabilidade de causar irritação do que o tratamento no consultório do dentista, já que os aplicadores e as moldeiras de tamanho único não são personalizados para a sua boca e podem permitir que a água oxigenada vaze nas gengivas e tecidos moles. Além disso, o uso excessivo de produtos branqueadores pode provocar gengivite, aspereza do esmalte, e um fenômeno conhecido co­mo “sorriso de leite desnatado” (dentes excessivamente branqueados que parecem translúcidos, azulados ou acinzentados). A maioria dos sintomas desaparece quando a pessoa interrompe o branqueamento. Quanto é demais? Se os dentes ficarem sensíveis ao frio do ar ou dos líquidos, ou latejarem com frequência, você exagerou.
 
Para obter o melhor resultado, é mais recomendável ir ao dentista. Os branqueadores aplicados por profissionais têm teor de água oxigenada que varia de 15% a 38%; os produtos domésticos têm até 22%. Às vezes, usa-se laser para apressar o processo de branqueamento, e o procedimento termina em uma hora.
 
Um sorriso brilhante

Branqueamento por conta própria dá certo?

Os produtos para branqueamento doméstico dão resultad­­­­o em dentes amarelados, mas não em dentes com um tom marrom ou cinza. Pesquisadores da Universidade de Michigan analisaram 25 estudos clínicos de produtos de branqueamento contendo peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio e concluíram que, depois de duas semanas de uso, os branqueadores funcionaram melhor do que não fazer nenhum tratamento branqueador.
No entanto, muitos estudos eram tendenciosos, por terem sido realizados ou financiados pelos fabricantes dos produtos. Ainda assim, são os melhores indícios científicos disponíveis. Mas um lindo sorriso tem o seu preço. Até 78% dos que usam branqueadores dentais sofrem de sensibilidade nos dentes enquanto usam os produtos, e quem tem retração das gengivas é que sofre mais.
 
Para uma limpeza completa

A maioria das causas de mau hálito é proveniente de má higiene de dentes e tecidos. Então, para evitar a grande concentração de alimentos e bactérias na boca, use uma escova de cabeça compacta e com cerdas macias, como a Colgate 360o e a Oral-B Indicator Plus, e limpe dentes, língua, gengiva e bochechas logo após a ingestão de qualquer alimento. Dê preferência, também, ao fio dental que contenha flúor, como a Fita Dental Colgate Total.
 
Dica rápida

Enxaguar a boca após comer qualquer coisa pode melhorar o hálito, por remover partículas de comida que alimentam as bactérias.
 
 
Teste do hálito

Lamba a palma da mão e cheire enquanto ainda estiver molhada. Se sentir algum cheiro ruim, está na hora de usar um produto para melhorar o hálito.
 
 
Você Sabia?
Os antigos egípcios usavam uma mistura de cinzas de chifre de boi, casca de ovo calcinada, mirra, pedra-pomes e água para limpar os dentes. Em 1850, o Dr. Washington Sheffield, de Connecticut, nos Estados Unidos, desenvolveu uma fórmula que, mais tarde, se transformaria na pasta de dentes. Chamava-se Creme Dentifrício do Dr. Sheffield. O filho, Dr. Lucius Tracy Sheffield, viu tubos metálicos amassáveis e teve a ideia de pôr a pasta em tubos.
 
Branqueamento doméstico dos dentes

Para o branqueamento doméstico, os dentistas indicam gel de peróxido de carbamida, pois ele libera os radicais livres – que fazem o dente clarear – de maneira gradativa, sendo ideal para tratamentos mais longos. Informe-se, antes, com o seu dentista.
 
Bom hálito

Dietas com baixo consumo de carboidratos podem provocar mau hálito. Deve-se evitar, também, alimentos e bebidas ácidos (refrigerantes, cebola, mostarda) ou com conservantes, e jejum prolongado.
 
Alimentação mais branca

O que entra pela boca aparece nos dentes. Os culpados por dentes manchados são o vinho tinto, o café e o hábito de fumar. Refrigerantes sabor cola, molhos vermelhos de carne e sucos escuros também podem escurecer os dentes. A conclusão é: se for escuro antes de pôr na boca, é provável que manche a dentição.

1º passo: Escove os dentes logo depois de consumir alimentos que mancham.

2º passo: Se já tiver feito o branqueamento, use enxaguantes bucais branqueadores para manter os resultados.

3º passo: Fique atento aos alimentos e bebidas que podem manchar os dentes. Em caso de dúvida, coma uma maçã depois; ela terá uma certa ação de limpeza.
 
Dica rápida

Chupe em vez de mastigar os alimentos duros demais, como amendoim, pães de casca grossa e gelo. Mastigar alimentos duros pode criar fraturas minúsculas no
esmalte dos dentes, que, com o tempo, podem se transformar em rachaduras.