Blog

Blog

13 de mai. de 2011

Exercícios contra Fibromialgia.


 Exercícios contra Fibromialgia.

Muitas pessoas sofrem de fibromialgia e essa doença é de difícil diagnóstico. Até ser ter a doença confirmada o portador sofre muito. Agora é divulgado um estudo em que associa a prática de exercícios com a menor possibilidade de vir a ter a doença e de diminuir seus sintomas.
A fibromialgia é uma síndrome dolorosa não-inflamatória, caracterizada por dores musculares difusas, fadiga, cansaço e dor em pontos dolorosos específicos sob pressão (pontos no corpo com sensibilidade aumentada ou tender-points).
A palavra Fibromialgia deriva do latim fibro (tecido fibroso: tendões, fáscias), do grego mio (tecido muscular), algos (dor - algoz) e ia (condição). É entidade nosológica reconhecida desde meados do século XIX com outras denominações - fibrosite, dor muscular crónica, reumatismo psicogênico, mialgia por tensão, ou mesmo confundida com sintomas de somatização.
Pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia concluíram um trabalho estabelecendo uma relação entre a prática de exercício físico e o risco de desenvolver a fibromialgia. Durante 11 anos, 15.990 mulheres foram acompanhadas pelos pesquisadores. As que relataram se exercitar quatro vezes por semana apresentaram um risco 29% menor de desenvolver fibromialgia em comparação com as mulheres inativas.

Resultados semelhantes foram encontrados na análise da combinação de informações sobre a frequência, a duração e a intensidade dos exercícios. As mulheres que praticavam mais exercícios apresentaram um risco menor de desenvolver o problema.

– O exercício físico regular, além de melhorar o condicionamento físico do paciente e possibilitar um emagrecimento saudável, pode servir também como “um amortecedor” contra a perpetuação dos sintomas músculo-esqueléticos que, eventualmente, conduzem ao desenvolvimento de fibromialgia – explica o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo).