A Hepatite C é uma doença causada pelo vírus HCV e acomete o fígado do paciente. É transmitida através do contato com sangue infectado e precisa de tratamento adequado. A hepatite C pode aparecer de forma aguda ou crônica, deixando o paciente doente por semanas ou por toda a vida. De acordo com o diagnóstico é que o tratamento pode ser feito.
Quando a forma aguda evolui para a forma crônica da doença o paciente tem grandes possibilidades de apresentar problemas no fígado, como cirrose, câncer e outros. A forma mais frequente de contaminação é o compartilhamento de agulhas para drogas injetáveis. Na doação de sangue a transmissão não acontece já que a instituição responsável faz todos os exames do doador antes de qualquer processo ser realizado.
O contato sexual é um dos meios de transmissão, mas ainda é motivo de estudo e merece maiores cuidados. As pessoas têm dúvidas de como a doença pode ser transmitida, pois muito se fala da AIDS e pouco da Hepatite C.
Abraçar, beijar, usar os mesmos talheres, tossir e espirrar próximo não transmite a doença, isso é certo.

hepatite-c-sintomas-causas-tratamento
Algumas pessoas podem não apresentar sintoma algum após serem infectadas pelo vírus da Hepatite C, porém em alguns casos os sintomas são revelados tais como: febre, falta de apetite, icterícia, urina escura, náuseas e vômitos e fadiga.
Ainda não existe vacina contra o tipo C da hepatite por isso quando diagnosticada a hepatite C aguda, o único tratamento indicado pelos médicos é descanso e nutrição adequada. Para os que desenvolvem hepatite C crônica o medicamento mais utilizado é o interferon e ribavirina, porém ambos os medicamentos causam terríveis efeitos colaterais. Mas nunca tome medicamentos sem prescrição médica.


Pessoas acometidas por essa doença devem evitar medicamentos que afetam o fígado e evitar o uso de bebidas alcoólicas.