saude-idosos
Chegar a uma idade mais avançada, porém mantendo a saúde física e mental é o sonho de todos! E para termos saúde quando mais velhos é importante que alguns cuidados sejam tomados a partir da juventude ou até mesmo ainda na infância, fazendo com que o corpo seja mais resistente às doenças, que atacam os mais velhos e ainda permitindo que, com a chegada da velhice, consiga-se viver bem.
Uma dica é a prática de exercícios aeróbios que são aqueles que, além de melhorar o sistema cardiovascular, ajudam a emagrecer, porém hoje, estudos revelam que não é necessário ser de longa duração. Tanto para o emagrecimento como para o condicionamento cardiovascular basta duas vezes de trinta minutos, principalmente se, quem está praticando, seja mais idoso. Praticar muitos minutos seguidos de exercícios pode é desestimular.
Mas para manter a saúde na velhice, não basta somente praticar exercícios aeróbios, deve-se também fazer exercícios que aumentem a massa muscular e força, também trabalhar a flexibilidade, pois sem ela, a prática de exercícios é prejudicada.
O alongamento é importantíssimo, principalmente ao final dos exercícios, sendo que, principalmente o idoso deve ficar atento ao seu limite, pois o alongamento só deve ir até onde a pessoa sentir-se confortável, a partir daí já é prejudicial.


No idoso as regiões que devem ser privilegiadas com o alongamento são as regiões lombar, peitoral e coxa posterior que podem encurtar com o tempo. Deve-se incluir todos os músculos que são mais exigidos no exercício praticado.

A atividade deve ser escolhida de acordo com o gosto do esportista, pois o idoso tem que praticar aquilo que gosta para ter mais motivação e continuar a levar uma vida saudável.
Acompanhando os exercícios, uma alimentação saudável, para que a terceira idade seja realmente a melhor idade e a pessoa possa ter uma melhor qualidade de vida e aproveitar todos os momentos com muita disposição e saúde.


Fonte: Dietas