Blog

Blog

29 de jun. de 2011

Saúde

Alimentação após 6 meses

Logo nas primeiras horas de vida do bebê é muito importante que a amamentação, é o primeiro e único alimento que até os seis meses ele deve consumir amamentar é muito mais do que um ato de cuidado, mas é um ato fraterno um momento único entre mãe e filho, no qual o contato vai muito além de físico, é espiritual também, há uma troca de carinho e gratificação, no qual a mãe gera o alimento a seu filho que é retribuído com muito amor pelo bebê, a importância do leite materno atualmente é muito discutida, isso porque muitas mães optam por não amamentar. Após os seios meses é preciso iniciar a introdução dos alimentos na refeição e também alguns líquidos como água, chá e sucos, além da importância dos vegetais, frutas, carnes e legumes, algumas mães optam por dar continuidade à amamentação e outras preferem cessar após os seis meses, isso é uma escolha feita pela mãe e também pelo bebê, muitas deixam de mamar com o tempo por livre e espontânea vontade, mas lembramos que até os seis meses o leite materno é indispensável.


Algumas mães têm dificuldade e até falta de informação para alimentar seus bebês após os seis meses, acabam oferecendo doces, alimentos calóricos e até carnes vermelhas, o organismo dele ainda é muito frágil e quando os alimentos mais sólidos forem incluídos na alimentação é preciso cautela e paciência porque requer cuidados e atenção na hora de escolher o que seu filho irá comer. Antes do desmame, comece a oferecer suco de laranja-lima, no período da manhã, entre uma mamada e outra até que ele se acostume com o suco, repare na reação dele ao consumir a bebida, se será de espanto, se fará careta, se irá sorrir, é algo novo para o paladar, algo que nunca tinha experimentado antes e completamente diferente do sabor do leite materno. Após quatro dias oferecendo o suco pelo menos uma vez ao dia, introduza papinhas de frutas, entre as mamadas, pelo menos duas vezes por dia, repare se o organismo de seu filho está reagindo bem, observando pela urina e fezes.


Após uma semana de alimentação com sucos e papinhas de frutas, você irá introduzir a papinha salgada na hora do almoço, durante a manhã e no lanche da tarde não dispense a papinha de frutas e o suco, importante lembrar que nesta fase a amamentação ainda é importante e não deve ser dispensada para completar a alimentação, só depois que seu filho completar um ano se alimentar com quase todos os tipos de alimentos e saber os identificar o leite materno já poderá ser retirado do cardápio por completo, ou mesmo antes deste período, o mais importante é respeitar a fase de adaptação aos alimentos enquanto ele não estiver se alimentando bem de forma que os alimentos sólidos supram todas suas necessidades orgânicas o leite não deve ser retirado, ele pode demorar um, dois ou até completar um ano para se adaptar.


A quantidade deve ser respeitada, por exemplo: dos seis a nove meses a quantidade de alimentos deve ser de uma xícara a quatro colheres de sopa. Dos dez meses a um ano uma xícara e meia. De um a três anos um prato infantil completo. Além dos alimentos é preciso ensiná-lo a beber água e a pedir também quando estiver com sede. A comida não deve ser triturada no liquidificador, porque vira uma pasta, ela deve ser amassada com o garfo ou triturada, desta forma é possível encontrar pedacinhos de legumes que farão com que estimule a mastigação, desenvolvendo melhor a falha e a dentição. Para facilitar mantenha uma rotina veja um exemplo:
• Desjejum; leite de fórmula ou materno.
• Lanche da manhã; suco de fruta.
• Almoço; papinha salgada e uma fruta amassada.
• Lanche da tarde; papinha de fruta ou leite materno/fórmula.
• Jantar; papinha salgada e uma fruta amassada.
• eia; leite materno ou de fórmula.
O cardápio deve conter muitas frutas, legumes, cereais como a aveia, vegetais e alguns grãos como o arroz e lentilha.


Dicas para vencer o mau hálito

1- Higiene bucal: Procure, sempre que possível, manter a saúde bucal em ordem. Para tal, é recomendada a escovação dos dentes pelo menos 03 vezes ao dia. Ao término do processo, utilize um fio dental, eliminando possíveis impurezas da boca.

2- Limpeza da língua: Nem todos se dão conta, mas a língua humana é até hoje, uma das maiores causadoras do mau hálito. Para sua correta higienização, é recomendada a utilização de enxaguantes bucais, ou ainda, cremes dentais.

3- Boca úmida: Mantenha a boca sempre úmida, ingerindo para tal, quantidades razoáveis de liquido. O procedimento, entre outras coisas, ajudará no correto fluxo de saliva.

4- Alho e cebola: Bom, nem precisa comentar, não é mesmo? Após a ingestão de alho ou cebola, opte por escovar os dentes, enxaguando a boca pelo menos duas vezes.

5- Refrescar o hálito: Pode parecer estranho, mas a canela, o cravo e as sementes de anis são bastante eficazes no tratamento do mau hálito. Elas, por sua vez, contêm, em seu interior, moléculas com agentes bactericidas.


Como reduzir a celulite

Muito raro encontrar uma mulher que não reclame de celulite, até dizem que toda mulher de verdade possui pelo menos um sinal de celulite, é um problema comum que afeta mais de 80% das mulheres é quase unânime, as que não possuem teme pelo surgimento e certamente cuidam da pele para que não surjam. A grande procura por tratamentos e métodos que possam amenizar ou mesmo evitar as celulites é pelo fato estético, a celulite incomoda tanto por sua aparência, pode causar até constrangimento inclusive entre as mulheres, geralmente surgem nos glúteos, abdômen, braços e coxa. A celulite é conhecida pelo formato que causa na pele, leves e profundas ondulações que esteticamente deixam a pele com aspecto nada agradável, as principais causas é a predisposição genética, má alimentação, sedentarismo, distúrbios hormonais e obesidade.


A celulite não escolhe idade para surgir nas partes mais indesejáveis, é possível preveni-la e até existem tratamentos que podem melhorar até 80% da aparência de uma pele afetada pela celulite. A melhor forma para quem quer prevenir ou diminuir as celulites e emagrecer é iniciar uma dieta desintoxicante que ajuda alimpar todo o tecido e o organismo afetado pelo excesso de gordura e pela falta de oxigenação das células o que é umas das principais causas da celulite. A maneira mais eficiente de evitá-la é através de hábitos mais saudáveis, a boa alimentação é essencial, porque a celulite é causada pela falta de oxigenação dos tecidos e a má circulação sanguínea, por isso veja algumas dicas que podem preveni-la.


• Alimentação: ter uma alimentação balanceada é indispensável para ter saúde além de evitar o surgimento da celulite você também poderá evitar diversas doenças e problemas de saúde, inclua em sua dieta aveia, lima-da-persia, missô, castanha-do-pará, arroz integral, folhas verde escura, maçã entre outros. Não deixe de fora do seu cardápio frutas, verduras, legumes, grãos, alimentos funcionais, carnes magras, muita água, evite fritura, alimentos ricos em açúcar, excesso de sal e alimentos gordurosos.


• Atividade física: é indispensável para uma boa saúde, caminhar pelo menos por meia hora quatro vezes por semana já é o suficiente para garantir mais saúde, porém se puder investir na prática de esportes por no mínimo uma hora cinco dias por semana você terá melhores e eficazes resultados.


• Tratamentos: atualmente a medicina se especializou e muitos tratamentos estão sendo criados, como a carboxiterapia, a radiofreqüência, velashape, ultra-som focal, injeções antigordura, endermologia, drenagem linfática, massagem modeladora, preenchimento, subcisão, entre outros.
Uma maneira bem simples de evitar a celulite é associar a boa alimentação, o consumo diário de água e outros líquidos como chá e sucos, a pratica de atividades físicas com moderação, o cuidado diário com a pele com um hidratante de sua preferência fazer leves massagens enquanto o aplica sobre o corpo e se puder incluir sessões de drenagem linfática ou massagem modeladora pelo menos uma vez por semana.


Massoterapia para que serve


A massoterapia nada mais do que técnicas de massagem com finalidade terapêutica que age combatendo o estresse e proporcionando o relaxamento, a técnica usada nas massagens é manual, manipulando os tecidos moles com as mãos, podendo ser circulares, vibratórios, frio ou quente, os benefícios são inúmeros, a massoterapia pode ser aplicada em qualquer pessoa, pode ser uma alternativa de vida como método relaxante ou pode ser uma indicação no auxilio de algum tratamento como o estresse entre outros, um dos maiores benefícios da massoterapia procurada pelas mulheres é o efeito linfático que ela causa, como uma drenagem, porém menos intensa e mais suave com movimentos diferenciados, ela auxilia na redução e eliminação de gordura retida e localizada, melhorando o metabolismo e todo o organismo. A massoterapia ganhou este nome devido à instrução de diversos tipos de massagem utilizados em uma única sessão, diversos profissionais se especializaram e a procura é muito grande, a massagem se tornou muito conhecida devido aos esportistas que utilizam muito este método como relaxamento, maioria dos times de futebol, por exemplo, possuem seus próprios massagistas para os jogadores. Isso porque os benefícios para quem pratica atividade física são muitos, além do relaxamento muscular há uma melhora no desempenho do atleta.


A massoterapia pode prevenir lesões, melhorar o humor, diminuir o estresse, as tensões musculares, estimular o metabolismo a trabalhar melhor, eliminar gordura e toxinas retidas no organismo, melhora a circulação sanguínea, diminui a celulite, entre muitos outros. O profissional massoterapeuta necessita muito mais do que conhecimentos sobre técnicas de massagem e pontos específicos no corpo, mas necessitam de conhecimentos sobre a anatomia do corpo humano, além de saber todas as técnicas de massagem e utilizá-las de acordo com as necessidades de cada paciente, isso são muito importantes, há pacientes, por exemplo, em especial mulheres que desejam massagens com efeito linfático relaxante, outros pacientes preferem o relaxamento através de pedras aquecidas, ou com equipamentos como bambu que é muito utilizado em algumas massagens, pedras frias e diversas técnicas com as mãos e braços, a massoterapia tem como objetivo principal o relaxamento e bem estar, porém hoje em dia ela pode ter finalidades estéticas e clínicas, pode ser usada até para problemas de coluna e postura.


A massoterapia possui várias sessões que pode ser determinada pelo paciente ou pelo massagista um pacote de dez sessões pode chegar a custar 300 reais, o valor pode variar de acordo com a clinica e o massagista, cada sessão dura em média de 30 minutos à 1 hora. Vale a pena investir em algo que lhe ofereça benefícios em todos os sentidos, a massagem pode ser uma forma de melhorar sua qualidade de vida, a massoterapia é uma ótima opção para inovar com vários tipos de massagem que visam o relaxamento mental e corporal, resultando na plenitude e mais saúde para sua vida pessoal e profissional.



Bruxismo ranger os dentes


Mais de 15% das pessoas sofrem com o bruxismo, porém muitas pessoas não sabem dizer ao certo o que significa o ato de ranger os dentes com frequência, geralmente ocorre nas crianças, mas pode ocorrer em adultos também, pode ser um problema simples de ser resolvido, mas também em alguns casos pode se tornar um quadro clínico complicado isso na maioria das vezes quando o problema já se encontra em uma fase avançada, por isso há uma importância de tratamento assim que o problema é identificado. O bruxismo é o ato de ranger os dentes durante a noite e durante o dia o paciente aperta-os constantemente, os fatores relacionados ao bruxismo são inúmeros, mas o principal é o estresse que pode ser o fator influente ou pode surgir em decorrência ao bruxismo, outros fatores como o fechamento ou alinhamento incorreto da boca e dos dentes são responsáveis na maioria dos casos.

As conseqüências deste problema variam muito de acordo com cada caso, algumas pessoas simplesmente não notam a dor de cabeça, dor na mandíbula, no ouvido e até no pescoço que são causadas pelo ato constante e excessivo de ranger os dentes, além de ocorrer o desgaste dos dentes, sensibilidade, restrição da abertura da boca, desvios, travamento, quebra dos dentes mais fracos, inflamação da gengiva, entre outras consequências. Os problemas são muitos ao paciente que range os dentes excessivamente o tempo todo, isso pode afetar tanto a saúde de uma criança como seu desenvolvimento sociável, o bruxismo é um problema que não é considerado grave, porém quando o tratamento é iniciado imediatamente, caso contrário ele pode gerar problemas mais graves gerando um tratamento mais especializado.

O tratamento requer de um diagnostico feito pelo dentista, se ele observar problemas na dentição causados pelo bruxismo será necessário o uso de aparelhos que auxiliam ou até o caso do uso de aparelho de correção dentário, geralmente é usado placas de silicone durante o sono, isso evita o desgaste dos dentes ao ranger, entre outros métodos que podem auxiliar o tratamento no inicio. Quando o bruxismo está relacionado com distúrbios emocionais como o estresse, síndrome do pânico entre outros é preciso um tratamento especificado e o acompanhamento médico psiquiatra, quem tem um filho com os sintomas do bruxismo ou mesmo sofre com o problema pode procurar um dentista para que o diagnóstico seja feito, ele pode determinar se o tratamento é dentário ou não desta forma te encaminhando para outra especialidade. Cuidar da saúde da boca é necessário principalmente quando algo envolve os dentes, o bruxismo é um problema que além dos dentes, envolve todo o músculo da mandíbula, gengiva, estrutura como ombros e pescoço que pode afetar até os braços, ouvido e a cabeça, procure um especialista para corrigir o alinhamento dentário e procure evitar se estressar, o estresse pode causar muitos problemas como o bruxismo, mantenha uma vida saudável para evitar este e muitos outros problemas de saúde.
As crianças que sofrem com isto devem ser tratadas logo no inicio devido ao fator de estarem com os dentes em fase de desenvolvimento, se não tratado pode comprometer o alinhamento dos dentes permanentes causando maiores complicações no futuro como o uso do aparelho dentário e outras técnicas de correção que pode durar anos e exigir até micro cirurgias.