radicais-oxidantes-envelhecimentos
Os especialistas são unânimes: o pior fator para o envelhecimento do corpo humano é a ação dos radicais livres sobre nossas células e órgãos.
Os radicais livres são gerados pelo ato de nossa respiração, pois parte do oxigênio que respiramos transforma-se em radicais livres que nada mais é do que moléculas instáveis que reagem com outras para conseguir a estabilidade e assim roubam elétrons daquelas estáveis.
Infelizmente os radicais livres provocam o envelhecimento e câncer, mas em contra partida são responsáveis no combate a inflamações, pois elas são prejudiciais às bactérias e ainda controlam o tônus dos músculos lisos.
Os radicais livres podem ser combatidos com o uso de antioxidantes que protegem as células e os órgãos de sua ação danosa, sendo que alguns antioxidantes já são produzidos naturalmente pelo corpo humano.
Mas tem as principais fontes de antioxidantes que devem ser ingeridas pelo homem como a Vitamina C, Vitamina E e o betacaroteno, nutriente presente em diversos alimentos, sendo o betacaroteno responsável por um bom bronzeamento da pele.



Alguns pesquisadores em Boston testaram alguns alimentos e verificaram como eles reagem na absorção de radicais livres, o problema é que os pesquisadores testaram os alimentos em tubos e não agindo diretamente no corpo humano, porém os que se saíram melhor na limpeza dos radicais livres foram: dos vegetais – repolho, beterraba, pimenta vermelha, brócolis, espinafre, batata e milho; das frutas – morango, ameixa, laranja, uva, maça, tomate, banana, pêra e melão, sendo que os primeiros citados, tanto de vegetais como as frutas são os mais poderosos, decaindo o seu poder à medida que se chega ao fim da lista.