Blog

Blog

3 de out. de 2011

Enfim, revelado o que a Globo temia mostrar!



     Todos nós sabemos que a população brasileira já está alienada a achar melhor as produções da rede globo desde crianças. Tornou-se tradição ligar a televisão e deixar na Globo simplesmente, e aceitar tudo que ela mostra como o melhor. Entretanto, especialmente nos últimos anos, os outros canais tem se superado muito e proporcionado aos espectadores uma programação de qualidade. Um bom exemplo disso é a novela exibida atualmente pelo SBT no horário das 10:30 “Amor e Revolução”.


     A novela retrata o Brasil da época da ditadura, a relação entre Estado e povo, o autoritarismo e a arbitrariedade do regime, a repressão à livre manifestação do pensamento e da arte, dentre muitos outros aspectos. É bem verdade que a novela peca em alguns quesitos como maquiagem fraca (os machucados das torturas são muito artificiais) e direção levemente dubitável, mas isso não tira o glamour da novela, pois é melhor do que de outras antecessoras da mesma.
     O figurino é maravilhoso (amo os anos 60) e a caracterização dos personagens é muito fiel à época, principalmente os magníficos penteados usados na época da ditadura. A história é bem escrita (Tiago Santiago provando mais uma vez a sua competência) e só pela trilha sonora já vale a pena assistir a novela, que traz músicas como Cálice, Opinião, Pra não dizer que não falei de flores, À flor da terra, dentre outras maravilhosas, e, é claro que eu não poderia deixar de falar da música de abertura que vocês podem conferir abaixo roda viva, de Chico Buarque:

      A Globo, por ser de direita extremista nunca produziria uma novela com essa temática, pelo menos enquanto os generais ditadores ou seus filhos ainda estiverem vivos, pois seria o mesmo que cuspir no prato que comeu. Por estes e outros motivos dou parabéns ao SBT por proporcionar ao público brasileiro atração de qualidade, trazendo pra os nossos lares uma história que está tão viva, que marcou nosso país e que estava quase esquecida. O triste é que poucas pessoas assistem (em média 10 pontos), ficando assim perdida no meio de tanta coisa que a televisão passa.

        Cultura, história, informação, guerrilhas, esperança, luta pelos ideais são os ingredientes que me fazem vibrar ao assistir Amor e revolução. O sangue ferve ao sentir que a luta de meus antepassados, os “avôs” do Brasil, me permite hoje escrever minha opinião livremente e publicar todos os dias no meu blog, sem interferência da censura. É pela coragem dessas pessoas que hoje podemos ser livres. Essa novela também é de certa forma uma homenagem a quem construiu com luta e sangue, ou apenas com ideias e poesia a preeminente e colossal história do Brasil. Viva aos lutadores!