Blog

Blog

19 de out. de 2011

Fórmulas Secretas


O mistério

Por que será que ninguém consegue imitar o sabor do Guaraná Antarctica, ou o da Coca-Cola, ou o gosto do molho dos sanduíches do McDonald’s? Acontece que a fórmula desses produtos é secreta. Mas é secreta pra valer mesmo, guardada como um tesouro, a mais do que sete chaves. As histórias das fórmulas secretas ganharam destaque recentemente quando uma rádio americana afirmou ter descoberto a fórmula da Coca-Cola. A notícia de que a receita teria vazado espalhou-se pelo mundo todo. Mas, depois de algumas semanas, o caso morreu. Ninguém conseguiu fazer uma Coca-Cola pirata e, tão rápido quanto o rumor apareceu, foi esquecido, era só um boato sem fundamento.

Um caso típico

Aproveitando a onda, a Antarctica lançou uma campanha sobre os guardiões da fórmula do seu Guaraná, despertando a curiosidade de milhões de consumidores. De acordo com a gerência de marketing, esses guardiões existem mesmo e são eles que garantem que até hoje, 90 anos depois de sua criação, o sabor do refrigerante não tenha sido, imitado por ninguém. Os guardiões existem realmente em toda empresa que tenha um produto líder de mercado e de qualidade exclusiva. Às vezes esse funcionário recebe outros nomes, mas grandes empresas como a Coca-Cola e a McDonalds confiam suas fórmulas secretas, a uma ou duas pessoas no máximo. Isso garante, não só que o produto mantenha-se único, mas também que o sabor seja preservado. Os guardiões da fórmula do Guaraná Antarctica são profissionais que precisam, não somente ter muitos anos de casa, mas também demonstrar total compromisso com a marca e paixão pelo produto. A identidade deles é mantida em completo sigilo, até para os próprios funcionários da empresa. No caso do Guaraná Antarctica, suas identidades são conhecidas também pelos membros do “Conselho Guaraná”, uma espécie de sociedade secreta, da qual participam ex-guardiões, e que é responsável pela sucessão dessa figura.

A escolha

O processo de escolha de um guardião é demorado e muito cuidadoso. Os guardiões mais antigos fazem um mapeamento de nomes e acompanham esses funcionários por anos, tudo em sigilo. A pessoa começa a ser observada e não sabe disso. Ela é colocada em situações em que é checado o quanto realmente ela está identificada com a empresa e com o compromisso que vai ter a partir do momento em que assumir o cargo. Depois de escolhido, um guardião passa a ter a responsabilidade mais importante dentro da empresa, sendo detentor de um segredo industrial que o obrigará a permanecer no anonimato. Além de todo o segredo que se faz ao redor da figura dessa personagem e de todo o cuidado na sua escolha, a Antarctica toma uma série de outras precauções para que esses dois funcionários jamais sejam descobertos. Por exemplo, eles nunca pegam o mesmo voo. Também nunca pegam táxi juntos ou qualquer outro meio de transporte e também dormem em quartos de hotel separados.

Coisa de James Bond

James Bond
Se existe todo esse cuidado com as pessoas que guardam a fórmula, o texto dela está ainda mais bem guardado. São cofres secretos, leitores ópticos de íris e de palma de mão e um complexo sistema de segurança em uma sala-cofre que deixaria qualquer agente do serviço secreto britânico na mão caso quisesse roubar o segredo. As salas-cofre da fórmula do Guaraná são duas: uma em Manaus e outra em Guarulhos. Metade da fórmula fica em uma e a outra metade fica na outra cidade. De vez em quando, essas frações da fórmula total trocam de local e suas ordens são invertidas.

Compras inúteis

O guardião também faz compras de coisas que não serão usadas na fórmula. Ele compra alguns ingredientes apenas para jogar no lixo depois, porque, mesmo que alguém rastreie as compras da empresa e veja os ingredientes que foram comprados, ainda assim não conseguirá saber como é a fórmula.Também só existem duas chaves para os dois cofres do Guaraná, uma com cada guardião. Somente eles têm acesso à sala que contém apenas um computador desplugado de toda e qualquer rede e com somente o texto da fórmula, protegido por uma complicada senha.

Mais mistérios

E tem ainda também a fórmula original, à qual somente essas duas pessoas têm acesso. Ela é escrita em código e mantida em envelope lacrado e guardado em cofre-forte. Só pode ser interpretada com a ajuda de um manual de decodificação. Na transição para um novo guardião, essa pessoa é treinada para saber decodificá-la. No processo de criação do xarope do guaraná, toda a ordem de colocação dos ingredientes e o cuidado com que são manipulados fazem a diferença.. Portanto, mesmo que se chegasse a descobrir o que exatamente é utilizado nesse xarope, ainda não se saberia misturar tudo da maneira correta.