Blog

Blog

19 de out. de 2011

Por que trememos de medo e de nervoso?


“Queria fazer uma perguntinha… Por que ao ficarmos nervosos ficamos trêmulos e ás vezes até gaguejamos quando estamos prestes a fazer alguma coisa importante, tipo uma prova? Ou simplesmente quando vemos aquela pessoa especial?” Laynar Mendes
“O medo tem explicação biológica?” Ticianne A. Motta
Laynar e Ticianne, podemos dizer que uma pessoa fica apreensiva porque acontece uma reação em cadeia no nosso cérebro conhecida como “Instinto de Luta ou Fuga” é algo instintivo, uma forma do corpo se proteger de uma situação “perigosa”. É a mesma reação que um cachorro tem quando se sente ameaçado e começa a latir e rosnar. Ou ele foge ou luta.
Esta reação tem início um estímulo de estresse e termina com a liberação de hormônios que causam aumento da freqüência cardíaca, aceleração na respiração, energização dos músculos e tremedeira. O estímulo pode ser um inseto, uma sala cheia de pessoas esperando que você fale, uma prova importante ou até mesmo encontrar aquela pessoa especial de repente. Seu corpo treme porque seu cérebro está obrigando todo o organismo a reagir encarando o risco ou fugindo dali!
A culpa dessa reação é de um hormônio chamado adrenalina, secretado pelas glândulas supra-renais. Em momentos de “stress”, as supra-renais secretam quantidades abundantes deste hormônio o que prepara o organismo para grandes esforços físicos (como correr), estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa alguns músculos e contrai outros.
Em uma situação de stress como falar em público, o nosso hipotálamo informa ao sistema nervoso simpático que é hora de entrar em ação, o corpo acelera, fica tenso e mais alerta. Se você não se segurar vai sair correndo e se esconder no primeiro cantinho que encontrar. O sistema nervoso simpático envia impulsos para as glândulas supra-renais ordenando a liberação de adrenalina na corrente sangüínea. Não dá outra: começa a tremedeira, respiração ofegante, coração acelerado. O corpo está pronto para encarar o problema ou sair em fuga. Pessoas controladas conseguem driblas seu instinto de luta e fuga, pessoas menos controladas ficam agressivas ou arrumam uma desculpa para não encarar o problema. Isso é normal, elas só estão respondendo aos seus instintos!
É a “Reação de Luta e Fuga” que provoca tremedeira diante de uma situação de medo e apreensão!

Fonte - Diário de biologia