Blog

Blog

19 de out. de 2011

Assunto interessante


“… Estou terminando o ensino médio e pretendo fazer biologia. Gostaria de saber se você pode me ajudar a identificar esta lagarta que encontrei em Sorocaba” Evelyn Dias
Evelyn que lagarta fofa, não é? Essa parece ser um larva de mariposa (ordem Lepidoptera) da familía Geometridae. Eu não me arriscaria em fazer uma identificação na categoria de gênero ou espécie, mas certamente posso arriscar em reconhecer essa lagarta como uma larva de geometrídeo. Conhecidas pela sua forma de locomoção e pelo apelido simpático de “Inchworm”. Esse nome lembrando algo como “geometria” não é àtoa. As Geometridae não possuem as prolegs (pernas falsas que a maioria das lagartas têm) no meio do corpo. Nessas lagartas apenas dois ou três pares de prolegs estão localizadas no final do corpo e por isso ao se movimentarem elas levantam a parte mediana do corpo e o movimento é como se elas estivessem “medindo em palmos” o caminho por onde andam… Daí o nome Geometridae e o apelido Inchworm. Uma simpatia! As lagartas são nuas (não possuem cerdas), mas podem ter várias cores diferentes.
Os adultos, não são tão engraçadinhos, mas possuem escamas bonitas formando desenhos bem interessantes. O corpo é muito deslgado e asas bem largas que em repouso ficam na posição horizontal com as asas posteriores bem visíveis. Apesar de parecerem muito com borboletas, elas são mariposas. A maioria dos geometrídeos tem hábitos noturnos e durante o dia descansam escondidos com asas estendidas.
Algumas lagartinhas diferentes para vocês conhecerem:


Fonte - Diário de biologia