Blog

Blog

26 de out. de 2011

Utilidades diárias que vieram do espaço



Há grandes chances de você usar tecnologias espaciais todos os dias. Confira a seguir uma lista de utilidades que vieram por meio de pesquisas espaciais:

1. Aspirador de pó sem fio

espacial
O primeiro aspirador de pó foi desenvolvido pela Black&Decker, em 1961. A Nasa então contratou a empresa para que desenvolvesse um aspirador para detritos mais pesados, que pudesse ser usado no espaço. O modelo final foi o aspirador de pó sem fio que conhecemos hoje.

2. Fendas de segurança

espacial


Fazer fendas em estradas para que elas ofereçam mais atrito e os veículos derrapem com menos facilidade reduziu acidentes em 85%. Essa técnica foi desenvolvida, primeiramente, para aviação.

3. Armas de água

espacial


Um engenheiro da Nasa criou o brinquedo por acidente. Ele estava tentando reproduzir uma alternativa para o gás refrigerante Freon usando água. Com a pressão, a água se transformou em um jato poderoso, usado pelas crianças hoje em dia.

4. Antena

espacial


A primeira antena de satélite foi posta no espaço pelos russos, no lançamento do Sputinck, em 1967. Não é preciso dizer que todos usamos essa tecnologia em nossos sistemas de comunicação.

5. Detector de fumaça

espacial


A Nasa não inventou o detector de fumaça, mas pediu para que sua equipe desenvolvesse uma versão do aparelho que fosse a prova de alarmes falsos. A Nasa é a razão por seu detector de fumaça não disparar cada vez que você acende um fósforo na cozinha.

6. Aparelhos transparentes

espacial


Se você teve a sorte de usar aparelhos claros ao invés daquele monte de metal escuro sobre seus dentes, então agradeça à Nasa. O material do qual esses aparelhos são feitos foi desenvolvido pela Agência.

7. O travesseiro da Nasa

espacial


Ele ficou famoso no Brasil de uns anos para cá. O travesseiro de viscoelástico foi, originalmente, desenvolvido para astronautas.

8. Ressonância Magnética

espacial


A Nasa não a inventou, mas uma tecnologia similar foi criada para que fotos da lua pudessem ser tiradas.

9. Panos ultra-absorventes

espacial


Gore-tex, aqueles que absorvem a água. Quem inventou o tecido foi a Nasa, nos anos 70, com objetivos estritamente “espaciais”.

10. Filtros de água

espacial


Essa tecnologia existe desde os anos 50, mas a Nasa fez melhorias nela para que a água ficasse cada vez mais limpa. Graças a isso sua água não tem gosto estranho. 


Fonte - Gizmodo